Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Webinar discute avaliação seriada nas universidades paulistas

Webinar discute avaliação seriada nas universidades paulistas

por Thais Cardoso - publicado 20/07/2023 17:32 - última modificação 20/07/2023 17:32

Evento realizado pela Cátedra Instituto Ayrton Senna, sediada no IEA-RP, terá participação de representantes dessas instituições ligados à implantação do Provão Paulista

O Governo do Estado de São Paulo anunciou no começo de julho o lançamento do Provão Paulista, exame que vai avaliar os estudantes do Ensino Médio ao longo de toda a etapa e servirá como meio de ingresso nas universidades estaduais paulistas. Para debater os desafios e oportunidades desse modelo de avaliação seriada, a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, promove no dia 2 de agosto, a partir das 16h, um debate com  representantes dessas universidades ligados à iniciativa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será feita pelo canal do IEA-RP no YouTube e na página do instituto no Facebook. Haverá emissão de certificado para os participantes que preencherem o formulário de avaliação disponibilizado nos chats de ambas as plataformas.

Participam da discussão o coordenador da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Renato Dias; o pró-reitor de Graduação da USP, Aluísio Segurado; a pró-reitora de Graduação da Unesp, Célia Giacheti; o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro; o presidente da Univesp, Marcos Antonio Borges; e o coordenador de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza, Rafael Alves.

Entre as questões a serem abordadas no webinar, estão a apresentação do Provão Paulista e as mudanças que ele traz ao acesso ao Ensino Superior no Estado de São Paulo, as perspectivas das universidades estaduais em relação a essas alterações e a apresentação de pesquisas e estudos sobre a avaliação do Ensino Superior.

A discussão será conduzida pela titular da Cátedra, Maria Helena Guimarães de Castro, que também preside a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave).

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br

Sobre a Cátedra

A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, é uma parceria entre as duas organizações que tem como objetivo impulsionar o debate sobre educação no Brasil. Ela tem como objetivo fomentar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da educação básica e superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo este conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho de políticas públicas.

Com informações do Instituto Ayrton Senna