Vídeos

por Aziz Salem - publicado 10/04/2013 11:05 - última modificação 08/12/2014 14:04

Apresentação do Pré-Estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia para a Bacia Amazônica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/07/2022 11:12

No evento, o Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação apresentou um pré-estudo de viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia (AmIT). Este deverá ter como missão contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população amazônica, em sinergia com a conservação e valoração da floresta e dos rios, por meio da transformação do conhecimento científico e tradicional em inovação tecnológica a serviço da Amazônia e do mundo. Segundo os organizadores, até o momento, as leis ambientais e esforços de conservação não conseguiram reverter o desmatamento e a degradação florestal.

Apresentação do Pré-Estudo de Viabilidade para o Instituto de Tecnologia da Amazônia para a Bacia Amazônica - Leia mais…

5ª Videojornada da Operação Primatas: 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB

por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/12/2021 09:44

Seminário comemorativo dos 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), criado em 2001 e um dos 14 centros de pesquisa do ICMBio. O CPB coordena o planejamento estratégico para a conservação dos primatas brasileiros, incluindo a avaliação do risco de extinção das espécies e os Planos de Ação Nacionais para a Conservação dos Primatas ameaçados.

5ª Videojornada da Operação Primatas: 20 anos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros - ICMBio/CPB - Leia mais…

Uma Escola de Negócios para a Floresta Tropical

por Jorge Paulo Soares — última modificação 22/10/2021 08:46

Este webinar apresentou uma proposta de criação de uma especialização multidisciplinar em negócios relacionados com o crescimento sustentável da economia na Amazônia. Para a expositora Maritta Koch-Weser, os ganhos sustentáveis com base em produtos da floresta em pé podem chegar em níveis competitivos com ganhos em, por exemplo, cultivo de soja ou agropecuária.

Uma Escola de Negócios para a Floresta Tropical - Leia mais…

Biodiversidade: O que Fazer em 2022?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/08/2021 18:27

Parte da série “Roteiros da Biodiversidade”, este encontro abordou a possibilidade de o Brasil recuperar seu protagonismo internacional perante a comunidade internacional considerando os possíveis resultados das eleições em 2022. Os participantes também analisaram a possibilidade de o país se reencontrar com os movimentos pela sustentabilidade que hoje incorporam o setor empresarial cosmopolita e comunidade científica, alinhados com a sociedade civil.

Biodiversidade: O que Fazer em 2022? - Leia mais…

O Estado Crítico do Planeta

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/07/2021 13:49

O evento discute algumas das questões fundamentais para o futuro do planeta: Como deve ser a articulação para atingir as metas do Acordo de Paris? Como o Brasil chegará à COP-26? É possível conciliar soberania e cooperação internacional? Como vamos salvar a Amazônia?

O Estado Crítico do Planeta - Leia mais…

Roteiros da Biodiversidade: Estação Ecológica Jureia-Itatins

por Sergio R V Bernardo — última modificação 03/06/2021 10:56

Inaugurando a série de seminários “Roteiros da Biodiversidade”, este evento abordou a Estação Ecológica Juréia-Itatins, uma área ecológica protegida situada no litoral da Mata Atlântica, no Estado de São Paulo. Áreas Protegidas como parques nacionais, estações ecológicas e reservas biológicas são elementos essenciais para a preservação da biodiversidade. No Brasil, todos os estudos científicos indicam essa ferramenta como essencial e reivindicam a criação de mais unidades dessa categoria para garantir a sobrevivência de nossa rica biodiversidade.

Roteiros da Biodiversidade: Estação Ecológica Jureia-Itatins - Leia mais…

IV Videojornada da Operação Primatas: Saguis-da-serra - Invadidos por seus Parentes, Refugiados sem Território

por Sergio R V Bernardo — última modificação 14/04/2021 12:22

Este encontro apresentou um panorama sobre a situação dos saguis-da-serra, o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira, e o estudo de prioridades sobre seu comportamento e manejo populacional.

IV Videojornada da Operação Primatas: Saguis-da-serra - Invadidos por seus Parentes, Refugiados sem Território - Leia mais…

III Videojornada da Operação Primatas: Micos-Leões - Quanto Avançamos e o que Falta para Salvá-los da Extinção? (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/12/2020 18:24

Esta edição das videojornadas tratou dos micos-leões, destacando o histórico dos esforços, as iniciativas em andamento e as prioridades para a sua conservação. As quatro espécies de micos-leões são endêmicas da Mata Atlântica brasileira e estão em perigo de extinção. Mas os trabalhos para salvá-los podem ser considerados um caso de sucesso, tendo inspirado diversas iniciativas similares no Brasil e no mundo.

III Videojornada da Operação Primatas: Micos-Leões - Quanto Avançamos e o que Falta para Salvá-los da Extinção? (Parte 2 de 2) - Leia mais…

III Videojornada da Operação Primatas: Micos-Leões - Quanto Avançamos e o que Falta para Salvá-los da Extinção? (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/12/2020 18:23

Esta edição das videojornadas tratou dos micos-leões, destacando o histórico dos esforços, as iniciativas em andamento e as prioridades para a sua conservação. As quatro espécies de micos-leões são endêmicas da Mata Atlântica brasileira e estão em perigo de extinção. Mas os trabalhos para salvá-los podem ser considerados um caso de sucesso, tendo inspirado diversas iniciativas similares no Brasil e no mundo.

III Videojornada da Operação Primatas: Micos-Leões - Quanto Avançamos e o que Falta para Salvá-los da Extinção? (Parte 1 de 2) - Leia mais…

II Vídeojornada da Operação Primatas: Desafios para a Conservação de Primatas Amazônicos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2020 14:48

A Amazônia brasileira abriga mais de 100 espécies de primatas, e novas são descobertas a cada ano. Desse total, 16 espécies estão ameaçadas de extinção, principalmente as que ocorrem ao longo da região conhecida como arco do desmatamento. As queimadas que destroem as florestas aumentam os riscos para esses animais. A segunda videojornada sobre o tema apresentou ações práticas e discutiu as prioridades para assegurar a conservação dos primatas amazônicos.

II Vídeojornada da Operação Primatas: Desafios para a Conservação de Primatas Amazônicos - Leia mais…

I Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/06/2020 15:15

Este seminário virtual abordou os trabalhos de recuperação da população de muriquis, espécie exclusiva da Mata Atlântica e severamente ameaçada de extinção. Uma das conferencistas foi a principal especialista no tema, a primatologista Karen Strier, que dedica-se à pesquisa sobre os muriquis há 40 anos.

I Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis - Leia mais…

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte II

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:51

Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte II - Leia mais…

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte I

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:51

Os corredores ecológicos permitem a livre circulação genética entre as espécies, favorecendo a proteção da biodiversidade. O segundo encontro realizado pelo IEA sobre o tema abordou a questão da conectividade nos ecossistemas marítimos e continentais, assim como os temas correlacionados como clima, água, florestas e as questões sociais e culturais. A intenção foi reunir a comunidade científica para aprofundar a discussão e discutir com o Governo Federal a implementação das ideias e conceitos em curso.

Corredores Ecológicos e Conectividade da Paisagem - Parte I - Leia mais…

Apresentação do projeto da Rainforest Continent Business School

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:40

O encontro, reunindo representantes de agências governamentais, ONGs, universidades, empresas privadas e instituições internacionais, teve por objetivo debater sobre a iniciativa pioneira de criação da primeira escola de negócios voltada para fazer com que a preservação de florestas tropicais seja não só uma prioridade ambiental, mas também uma proposta de negócio.

Apresentação do projeto da Rainforest Continent Business School - Leia mais…

Valorização Econômica da Floresta em Pé: Novas Perspectivas para o Desenvolvimento de Recursos Humanos

por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:27

Evento reuniu grupo de especialistas com importante papel na agenda ambiental, climática e da Amazônia para construção de proposta de criação de uma primeira Rainforest Business School em nível mundial.

Valorização Econômica da Floresta em Pé: Novas Perspectivas para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - Leia mais…

Conservação da Biodiversidade no Brasil: Histórico, Papel no Presente e Visão do Futuro

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:35

O primatologista norte-americano Russell Mittermeier, presidente da organização ambientalista Conservation International (CI) refletiue, nesta conferência, sobre o momento atual do Brasil no cenário mundial em relação aos temas ambientais. Segundo recentes pesquisas, o país já é responsável por 70% das áreas do planeta que passaram a ser protegidas nos últimos oito anos.

Conservação da Biodiversidade no Brasil: Histórico, Papel no Presente e Visão do Futuro - Leia mais…

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 4

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:36

O objetivo do seminário foi iniciar intercâmbios e análises sobre o atual manejo dos recursos hídricos da Amazônia e iniciaram-se, com esse evento, os trabalhos do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas.

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 4 - Leia mais…

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 3

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:36

O objetivo do seminário foi iniciar intercâmbios e análises sobre o atual manejo dos recursos hídricos da Amazônia e iniciaram-se, com esse evento, os trabalhos do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas.

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 3 - Leia mais…

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 2

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:36

O objetivo do seminário foi iniciar intercâmbios e análises sobre o atual manejo dos recursos hídricos da Amazônia e iniciaram-se, com esse evento, os trabalhos do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas.

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 2 - Leia mais…

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 1

por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:36

O objetivo do seminário foi iniciar intercâmbios e análises sobre o atual manejo dos recursos hídricos da Amazônia e iniciaram-se, com esse evento, os trabalhos do Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas.

Manejo dos Recursos Hídricos da Bacia Amazônica - Parte 1 - Leia mais…