Luiz Roberto Alves
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Possui graduação em Letras ( Português, Lingüística e Oriental) pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1980) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1981). Foi professor da educação básica pública por 23 anos. Professor Livre-Docente na ECA-USP, campo de Cultura Brasileira. Estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém como parte da preparação de mestrado e doutorado. Fez pós-doutorado na Universidade La Sapienza, de Roma e na Universidade de Florença com apoio da Bolsa Erasmus Mundus e do CNPq. Concluiu em julho/2016 seu trabalho como membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, CNE (2012-2016) e presidente da Câmara de Educação Básica, CEB, entre 2014 e 2016. CEB. Líder de pesquisa do PPGA-Metodista, GP sobre Formação de Professores junto ao CNPq e professor titular na Universidade Metodista de São Paulo. Ministra cursos sobre Pesquisa, Didática, Comunicação e Cultura e coordena seminários sobre educação universitária, legislação e políticas educacionais junto ao mestrado em ADM. Tem experiência nas áreas de Administração, Linguagens e Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Currículo de Estudos e Culturas Populares Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, administração e gestão, cidadania, políticas públicas e comunicação social. Apresenta regularmente pareceres para revistas como Educação e Sociedade (USP), Gestão e Regionalidade (São Caetano do Sul), Encontros e Congressos como Enapegs, Enanpad e Semead. A partir de 24.04.2019, por decisão dos colegiados da ECA-USP, o professor-pesquisador é Professor Sênior da referida escola. Para tanto, tem responsabilidade nas áreas de pesquisa, ensino e extensão de serviços comunitários nos termos das normas da USP. Escreve regularmente em plataformas e blogs sobre educação, cultura e política., com destaque para o blog A Terra é Redonda. Tem assessorado regularmente movimentos sociais em temas de educação, cultura e políticas sociais. O seu mais recente trabalho de pesquisa se centra no período histórico brasileiro de 1920 a 1945, no qual o desdobramento modernista, as transformações das grandes cidades e o autoritarismo do Estado-Novo criam relações com os diversos projetos brasileiros posteriores de democratização e desenvolvimento cultural-educativo. Durante os dois anos como sênior na ECA-USP o professor-pesquisador redigiu duas obras, cuja pesquisa fizera desde 2010, junto ao IEB-USP e como membro do Conselho Nacional da Educação. Os textos compuseram seu relatório de pesquisa e ensino. As duas obras, que serão publicadas pela Editorial Alameda, SP, respectivamente em abril e agosto de 2022,são aqui declinadas: Instituintes da Mudança na ex-Pauliceia Desvairada (administração cultural-educativa no segundo momento modernista, 1935-1938); Construir Currículos, Pessoas e Comunidades Educadoras (conexões pedagógicas de quem educa, ensina e se educa na diversidade) |
Eventos:
- Simpósio Milton Santos e a Educação, 13 de fevereiro de 2023
- Mário de Andrade: Administrar via Cultura, Revolução Educativo-Cultural na Ex-Paulicéia Desvairada, 04 de agosto de 2022