Renata Maria de Almeida Martins
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1993), com intercâmbio na University of Alabama, EUA (1991), e pesquisa de iniciação científica no Departamento de Museologia do Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG (PIBIC/CNPq, 1993-1994). Especialista em História e Memória da Arte pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2001), com projeto sobre o Art Nouveau em Belém, orientado pela Profa. Jussara Derenji, com período de estudos na Suíça e na Itália (2000). Pesquisadora no Museu de Arte Sacra do Pará em projeto coordenado pela Profa. Myriam Ribeiro de Oliveira (2002); e no Instituto Histórico e Geográfico do Pará (2002). Doutora na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP/CNPq (2009), sob a orientação do Prof. Dr. Luciano Migliaccio, com estágio sandwich em Roma pela Università degli Studi di Napoli L`Orientale/CNPq (2007). Defendeu tese intitulada Tintas da Terra, Tintas do Reino: Arquitetura e Arte nas Missões Jesuíticas do Grão-Pará, 1653-1759 (outubro, 2009). Foi professora de História da Arquitetura e do Urbanismo na graduação em Arquitetura e Urbanismo na Escola da Cidade (São Paulo, 2009-2010). Concluiu pesquisas de Pós-Doutorado pela FAUUSP/FAPESP (2013) e pelo IFCH-UNICAMP/PNPD CAPES (2015). No primeiro Pós-Doutorado pela FAUUSP/FAPESP (2013), desenvolveu projeto sobre as bibliotecas coloniais, a circulação de livros de emblemas e a decoração dos espaços religiosos na América Portuguesa; com estágios na Scuola Normale Superiore di Pisa (2011 e 2013), na Pontificia Università Gregoriana di Roma (2011) e na Universidad Pablo de Olavide em Sevilha (2012): pós-doutorado vinculado ao Projeto Temático FAPESP / FAUUSP Plus-Ultra, A Recepção e a Transferência da Tradição Artística Clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina, projeto coordenado e supervisionado pelo Prof. Migliaccio, e integrado às áreas de arquitetura, sob responsabilidade do Prof. Dr. Marcos Tognon, e à área de história da arte, dirigida pela Profa. Dra. Claudia Valladão de Mattos. No segundo Pós-Doutorado foi pesquisadora e ministrou disciplinas de graduação através do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD CAPES no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - IFCH / Unicamp (2013-2015), programa sob coordenação da Profa. Silvana Rubino, dirigido pelo Prof. José Alves, com projeto supervisionado pelo Prof. Dr. Luiz Marques, sobre as formas de recepção das tradições artísticas ameríndias na arte brasileira durante o período colonial, com pesquisa realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, MAE-USP. Foi pesquisadora residente da Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin da Universidade de São Paulo (BBM-USP) de setembro de 2015 a agosto de 2016, com projeto intitulado Amazônia na BBM. Fontes para o estudo das tradições indígenas na arte e na arquitetura brasileiras do Barroco ao Modernismo. Assessora Ad Hoc FAPESP desde 2012. De março de 2016 a julho de 2018 foi coordenadora e docente do curso Barroco Europeu e Barroco Latino-Americano na Escola do MASP. Foi coordenadora desde outubro de 2016 a novembro de 2021 do Projeto Jovem Pesquisador FAPESP, locado na FAU USP, intitulado Barroco Cifrado: Pluralidade Cultural na Arte e na Arquitetura das Missões Jesuíticas no território do Estado de São Paulo (1549-1759); continuado para o período entre fevereiro de 2022 a janeiro de 2027, pelo Projeto Jovem Pesquisador 2, Barroco-Açu. A América Portuguesa na Geografia Artística do Sul Global, também sob sua coordenação, que consolida a linha de pesquisa implantada na FAUUSP, que busca investigar em perspectiva global e local as contribuições das culturas europeias, ameríndias, africanas, e asiáticas nas artes, na arquitetura e no território do período colonial na América do Sul. No âmbito do Projeto JP realizou estágios de pesquisa em Roma (fevereiro de 2017 e 2018) , em Portugal pela Universidade de Évora (julho de 2017), e em Pequim e Paris (julho de 2019). |
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
Eventos:
- Museus Participativos. Diálogos com o Muquifu - Museu dos Quilombos e das Favelas Urbanos em Belo Horizonte, 15 de maio de 2023
- Popular, Espiritual, Moderno. Portinari e a Renovação da Decoração dos Espaços Religiosos no Estado de São Paulo”. Museu Portinari, Brodowski, 26 e 27 de novembro de 2022
- Reverdejar. As Plantas Moldando o Território, 22 e 23 de setembro de 2022
- Papéis & Imagens Curiosas": Fontes e Acervos para o Estudo da Prosopografia e da Encomenda Artística dos Jesuítas da Assistência Portuguesa (sécs. XVII-XVIII), 14 de junho de 2022
- Ecologia dos Saberes. Acervos e Espaços Expositivos Participativos no Brasil (Simpósio I), 16 a 18 de maio de 2022
- Apologia das Letras Humanas: A Educação Retórico-Poética em Dois Colégios Jesuíticos da Bahia, 27 de abril de 2022
- Memória/Apagamento - Biografias e Vazios na História da Arte na América Latina, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2021
- As Reduções Jesuíticas do Chaco no Século XVIII, uma Revisão Crítica da Historiografia, 14 de setembro de 2021
- Seminário Internacional Glocalização. Patrimônio Cultural em Perspectiva Global e Decolonial, 23 e 24 de junho de 2021
- Barroco Cifrado. O Implícito, o Dissimulado e o Invisível nas Artes da América no Período Colonial, 27 a 29 de abril de 2021
- Decoração dos Espaços Religiosos Católicos no Brasil: Continuidades e Rupturas, 18 de Novembro de 2019
- Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos e Artistas Italianos nas Missões Jesuíticas na América do Sul, 12 de setembro de 2019