Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 108

Boletim IEA — 108

por Marilda Gifalli - publicado 16/11/2007 00:00 - última modificação 12/08/2014 10:38

2ª quinzena de novembro de 2007
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

REVISTA
Mesa-Redonda sobre o crime organizado
marca lançamento de 'Estudos Avançados' 61
Evento acontece no dia 12 de dezembro, às 15h

IEA
Reitora escolhe Cesar Ades para dirigir o Instituto

AGENDA
Eventos públicos

NOTA
• IEA terá cátedra em parceria com universidade chilena

LEMBRETE
Dia 6 de dezembro, quinta-feira, às 14h30, acontece o debate de encerramento do ciclo temático sobre A Riqueza das Redes, com exposição do jurista Yochai Benkler, da Universidade Harvard, via videoconferência

REVISTA
Mesa-redonda sobre o crime organizado
marca lançamento de 'Estudos Avançados' 61
Evento acontece no dia 12 de dezembro, às 15h

caparev61.jpg

 

A edição 61 da revista "Estudos Avançados", que traz um dossiê com 14 textos sobre o crime organizado no país, será lançada no dia 12 de dezembro, às 15h, no IEA. O evento terá a seguinte programação:

• 15h — "Mesa-Redonda sobre o Crime Organizado", com quatro participantes do dossiê: Getúlio Bezerra Santos (delegado da Polícia Federal), Alba Zaluar (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Guaracy Mingardi (Ministério Público do Estado de São Paulo) e Valdir João Silveira (vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária, CNBB);

• 17h30 — "A Representação da Violência nos Documentários Fílmicos", exposição de Paulo Roberto Ramos (IEE/USP), também participante do dossiê;

• 18h — Lançamento da edição 61, com apresentação de Alfredo Bosi (editor da revista).

O lançamento acontece no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pela Internet em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-1675.

Os artigos e as entrevistas do dossiê contêm dados, análises e opiniões de pesquisadores e autoridades públicas. Entre os temas discutidos estão: a criminalidade organizada nas prisões, a repressão ao tráfico de drogas, o trabalho de inteligência no combate ao crime organizado, a Política Nacional de Segurança Pública, os problemas da polícia e o papel do Judiciário.

Além do dossiê, a edição 61 tem também textos sobre a qualidade do ensino no Brasil e uma seção com resenhas.

Com 336 páginas, a edição 61 de "Estudos Avançados" custa R$ 30,00 e a assinatura anual (três edições) tem o preço de R$ 80,00. Mais informações sobre a edição 61 e anteriores e como adquirir exemplares ou assinar a publicação estão em www.iea.usp.br/revista. As informações também podem ser obtidas com Edilma Martins (edilma@usp.br), telefone (11) 3091-1675.

 

IEA
Reitora escolhe Cesar Ades para dirigir o Instituto

cesarades.jpg
O etólogo Cesar Ades, novo diretor do IEA

Cesar Ades, professor titular do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP, foi designado pela reitora Suely Vilela como o novo diretor do IEA, para um mandato de quatro anos. Ades tomará posse em data a ser definida.

Ele foi escolhido pela reitora a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do Instituto e composta também por Silvio Salinas (Instituto de Física) Guilherme Ary Plonski (Faculdade de Economia Administração e Contabilidade e Escola Politécnica).

Ades declarou que dará continuidade às diretrizes acadêmicas do IEA: ênfase em estudos interdisciplinares, debate de políticas públicas e atuação como organismo de interação entre USP e a sociedade em geral. Além disso, pretende estimular a participação de maior número pesquisadores, da USP e de outras instituições, e ações que possibilitem a ampliação do conhecimento do público sobre o Instituto e suas atividades.

Nascido em Alexandria, Egito, Ades veio para o Brasil aos 15 anos. Graduou-se psicologia em 1965 no IP/USP, onde se tornou professor titular em 1994. Suas principais linhas de pesquisa estão na área de etologia e comportamento animal. É editor da "Revista de Etologia", membro do conselho editorial das revistas "Behavior and Philosophy" e "Acta Ethologica", integra o International Council of Ethologists e a International Society of Comparative Psychology e é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Etologia, da qual foi fundador.

Ades é membro do Conselho Deliberativo do IEA desde maio de 2004 e integra o Conselho Curador da Fuvest. Foi diretor do IP/USP de 2000 a 2004 e vice-diretor de 1998 a 2000. Participou do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário da USP de 2000 a 2004.

 

AGENDA
Eventos públicos

 

DEZEMBRO

Dia 6, 14h30 Debate de Encerramento do Ciclo Temático sobre A Riqueza das Redes
Expositor
(via videoconferência): Yochai Benkler (Escola da Direito da Universidade Harvard, EUA)
Presidência: Imre Simon
(IME/USP e Edic/IEA)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
clauregi@usp.br, telefone (11) 3091-1686
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 10, 14h Seminário A Responsabilidade Social do Cientista
Expositores: José Goldemberg (IEE/USP e IEA), Amélia Hamburger
(IF/USP), Fernando de Souza Barros (IF/UFRJ)
Coordenadora: Dina Lida Kinoshita
(Cátedra Unesco)
Apresentador: Sérgio Adorno
(Cátedra Unesco)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
sancodo@usp.br, telefone (11) 3091-3923
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 12, 15h — Lançamento da edição 61 da revista "Estudos Avançados"
15hMesa-Redonda sobre o Crime Organizado
Debatedores:
Getúlio Bezerra Santos (delegado da Polícia Federal), Alba Zaluar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Guaracy Mingardi (Ministério Público do Estado de São Paulo) e Valdir João Silveira (vice-coordenador nacional da Pastoral Carcerária, CNBB)
17h30 — A Representação da Violência nos Documentários Fílmicos
Expositor: Paulo Roberto Ramos (IEE/USP)
18h — Lançamento da edição 61
Expositor: Alfredo Bosi (editor da revista).
Local:
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Informações:
estavan@usp.br, telefone (11) 3091-1675
Internet: transmissão ao vivo pela web

 

NOTA

 

IEA terá cátedra em parceria com universidade chilena

comitivachile.jpg
No fundo, a partir da esquerda, o diretor em exercício do IEA, Hernan Chaimovich, o reitor da Universidad de La Frontera, Sergio Bravo Escobar, e a consulesa geral do Chile em São Paulo, Cecilia Gallardo Neira, durante reunião no Instituto
No dia 22 de novembro, o IEA recebeu a visita do reitor e outras autoridades da Universidad de La Frontera (Ufro), do Chile, e da consulesa geral daquele país em São Paulo. A comitiva reuniu-se com o diretor em exercício do Instituto, Hernan Chaimovich, para discutir a criação no IEA da Cátedra Bernardo O'Higgins, por meio de convênio entre a USP e a Ufro. A comitiva foi constituída pela consulesa Cecilia Gallardo Neira e pelos seguintes dirigentes da Ufro: Sergio Bravo Escobar, reitor; Carlos Schulz Riquelme, chefe de gabinete da reitoria; Sergio Carter Fuentealba, vice-reitor de Administração e Finanças; Ricardo Herrera Lara, secretário geral; Juana Villegas Moraga, diretora de Pesquisa; e pela jornalista Karimme Riadi Millas, da Diretoria de Comunicação. A reitora Sueli Vilela foi convidada a visitar a Ufra no próximo semestre para a assinatura do convênio da cátedra, que será aberta a estudos em todas as áreas do conhecimento.

 


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Diretor (em exercício): Hernan Chaimovich
Conselho Deliberativo: Bader Sawaia, Carlos Henrique de Mesquita, César Ades, Gabriel Cohn, Hernan Chaimovich, Iberê Caldas e João Fernando Gomes de Oliveira
iea@usp.br

Fotos : Mauro Bellesa/IEA

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br