Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 131

Boletim IEA — 131

por Marilda Gifalli - publicado 01/04/2009 00:00 - última modificação 25/10/2015 12:55

1ª quinzena de abril de 2009
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

 

AMBIENTE
Os jovens e o desenvolvimento sustentável

Marina Silva fará a conferência de abertura de seminário

 

Marina Silva
Senadora Marina Silva

No dia 13 de abril, às 14h, acontece o seminário "Os Jovens ante o Desafio do Desenvolvimento Sustentável", que será aberto com conferência da senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente. O evento será realizado no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP (Av. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

O seminário terá como referência o livro "Desenvolvimento Sustentável: Que Bicho É Esse?" (Autores Associados, 2008), de José Eli da Veiga, professor do Departamento de Economia da FEA-USP, e Lia Zatz, autora de literatura infanto-juvenil. O público-alvo do encontro são professores do ensino médio e do ensino fundamental II e estudantes de licenciatura.

Segundo Eli da Veiga, "embora já exista amplo consenso retórico de que tornar sustentável o processo de desenvolvimento é o maior desafio a ser enfrentado, ainda é demasiadamente precária a compreensão desse novo valor, que só emergiu no final do século 20. Por isso, mesmo os educadores mais propensos a provocar reflexões sobre o tema encontram imensas dificuldades operacionais". Essa foi a motivação central dos autores para produzir esse livro voltado aos jovens.

Maria Clara Di Pierro, professora da Faculdade de Educação da USP, será a moderadora do debate que acontecerá depois da conferência da senadora. A coordenação do seminário é de Eli da Veiga.

INSCRIÇÕES
Para participar do seminário é preciso se inscrever com mensagem para sedini@usp.br a partir do dia 2 de abril.
VIA WEB
Quem não puder acompanhar o evento no anfiteatro poderá assisti-lo ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.

AMBIENTE
Ciclo discutirá políticas públicas ambientais

 

O Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais realiza um Ciclo de Seminários sobre Políticas Públicas Ambientais nos dias 15 e 29 de abril e 6 de maio, no IEA. Os encontros discutirão a qualidade do ar nas metrópoles brasileiras, as representações sociais em áreas periféricas de São Paulo e Paris e a questão da governança da água no Brasil.

QUALIDADE DO AR

Paulo Saldiva - Perfil
Paulo Saldiva será o
expositor no dia 15 de abril

No seminário "Qualidade do Ar e Políticas Públicas Socioambientais nas Metrópoles Brasileiras", no dia 15 de abril, das 9h30 às 12h30, o expositor será Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP. Atuarão como debatedores João Vicente Assunção e Helena Ribeiro, ambos da Faculdade de Saúde Pública da USP. A coordenação será de Wagner Costa Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP e coordenador do grupo de pesquisa do IEA.

Ribeiro destaca que a poluição atmosférica tem impacto direto na redução da qualidade de vida dos moradores das grandes cidades, "ainda mais em metrópoles como as do Brasil, sujeitas a intenso trânsito de veículos".

Ele lembra que uma pesquisa concluída recentemente na USP confirmou que os indicadores de saúde pioraram nos últimos anos: "A principal causa é o aumento do número de veículos em circulação. A opção pelo transporte individual socializa problemas, não soluções. Mesmo os que se movimentam em helicópteros respiram ar poluído e também estão sujeitos a problemas respiratórios e circulatórios, que muitas vezes levam à morte. Para os mais pobres a situação é mais grave, pois respiram também material particulado".

SÃO PAULO E PARIS

No dia 29 de abril, das 9h30 às 16h30, o tema do ciclo é "Meio Ambiente, Desigualdades e Representações Sociais — Uma Análise Comparativa entre São Paulo e Paris". Serão apresentados os resultados da mais recente pesquisa sobre desigualdades e representações sociais empreendida pelo sociólogo francês Serge Paugam, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, na sigla em francês), e da pesquisa desenvolvida por Camila Giorgetti, pós-doutoranda do Procam, sobre o nível de vulnerabilidade dos habitantes do Campo Limpo e do Capão Redondo (Região Sul da cidade de São Paulo), suas atitudes e representações diante da questão ambiental.

A pesquisa de Giorgetti é um trabalho vinculado ao projeto Bacias Irmãs (USP/Ecoar/Universidade York, Canada), realizado entre 2003 e 2007. Pedro Jacobi, do Procam, foi um dos coordenadores acadêmicos desse projeto, sendo o responsável pela pesquisa na bacia do Rio Pirajuçara.

Serge Paugam
Serge Paugam
apresenta pesquisa
no seminário do
dia 29 de abril

Paugam e sua equipe entrevistaram moradores de 3 mil domicílios em Paris, visando apreender os fatores que engendram a vulnerabilidade psicológica e social dos habitantes da periferia da capital francesa. Em São Paulo, foram aplicados questionários em 720 domicílios.

O seminário terá apresentações de Serge Paugam, Pedro Jacobi, Camila Giorgetti, e Yara Cabral, da PUC-SP. A coordenação das mesas será de Wagner Costa Ribeiro, Camila Giorgetti, Pedro Jacobi (coordenador-geral do encontro) e Euler Sandeville, do Procam.

GOVERNANÇA DA ÁGUA

O terceiro seminário do ciclo tratará da "Governança da Água no Brasil" e será no dia 6 de maio, das 14h30 às 17h30. No encontro serão abordados temas como a participação popular na gestão dos recursos hídricos, o patrimônio aquático e a gestão das águas costeiras no Brasil, temas que integram o livro "Governança da Água no Brasil: Uma Visão Interdisciplinar", que será lançado na ocasião.

O seminário terá duas sessões:

  • 14h30 — Governança da Água no Brasil e Participação Popular, com Pedro Jacobi e Wagner Costa Ribeiro (expositores); Leo Heller (UFMG), debatedor; e Ana Paula Fracalanza (Procam), coordenadora;
  • 16h — Gestão do Patrimônio Aquático e das Águas Costeiras, com Sonia Gianesella (Procam) e Silvia Zanirato (UEM), expositoras; Norma Valencio (UFSCar), debatedora; e Paulo Sinisgalli (EACH), coordenador.

INSCRIÇÕES
Os interessados em participar do ciclo devem se inscrever com mensagem para ineshita@usp.br.
VIA WEB
Os seminários serão transmitidos em www.iea.usp.br/aovivo.

 

AGENDA
Eventos públicos

 

ABRIL

• Dia 1º, 14h
AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Conferencista:
Sérgio Antonio da Silva Leite (diretor da Faculdade de Educação da Unicamp)
Local: Salão Nobre Carolina Martuscelli Bori do Instituto de Psicologia da USP, Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, Cidade Universitária, São Paulo

• Dia 13, 14h
OS JOVENS ANTE O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Conferencista:
Marina Silva (senadora do PT pelo Acre)
Moderadora: Maria Clara Di Pierro (FE-USP)
Coordenador: José Eli da Veiga (FEA-USP)
Local:
Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP, Av. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições (a partir de 2 de abril):
com Sandra Sedini, sedini@usp.br

• Dia 15, 9h30
QUALIDADE DO AR E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIOAMBIENTAIS NAS METRÓPOLES BRASILEIRAS
CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
Expositor:
Paulo Saldiva (FM-USP)
Debatedores: João Vicente Assunção e Helena Ribeiro (ambos da FSP-USP)
Coordenador: Wagner Costa Ribeiro (Procam-USP e IEA)
Local:
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Via web:
transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições (para o ciclo):
com Inês Iwashita (ineshita@usp.br)

• Dia 29, 9h30
MEIO AMBIENTE, DESIGUALDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
— ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE SÃO PAULO E PARIS

CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
Expositores: Pedro Jacobi (Procam-USP), Serge Paugam (EHESS, França)), Yara Cabral (PUC-SP) e Camila Giorgetti (Procam-USP)
Coordenadores: Wagner Costa Ribeiro (Procam-USP e IEA), Camila Giorgetti (Procam-USP), Euler Sandeville (Procam-USP) e Pedro Jacobi (Procam-USP)
Coordenador-Geral: Pedro Jacobi (Procam-USP)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Via web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições (para o ciclo): com Inês Iwashita (ineshita@usp.br)

MAIO

• Dia 6, 14h30
GOVERNANÇA DA ÁGUA NO BRASIL
CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
Expositores: Pedro Jacobi (Procam-USP), Wagner Costa Ribeiro (Procam-USP e IEA), Sonia Giaesella (Procam-USP) e Silvia Zanirato (UEM)
Debatedores: Leo Heller (UFMG) e Norma Valencio (UFSCar)
Coordenadores: Ana Paula Fracalanza (Procam-USP) e Paulo Sinisgalli (EACH-USP)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Via web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições (para o ciclo): com Inês Iwashita (ineshita@usp.br)

• Dias 13 e 14
USO E REÚSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Expositores:
pesquisadores de Brasil, EUA e México; representantes de organismos governamentais e empresariais
Informações: telefones (19) 3429-4060 (Célia) e (19) 3429-4064 (Tamara); e-mail reusosp2009@cena.usp.br

JUNHO

Dias 5 e 6, 9h
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DIMENSÕES DA INTERSUBJETIVIDADE

Expositores: pesquisadores da USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UERJ, PUC-SP, Fiocruz, Universidade de Nova York e Universidade Emory
Coordenadores: Nelson Ernesto Coelho Jr. e Luís Claudio Mendonça Figueiredo (ambos do IP-USP)
Local: Instituto de Psicologia da USP, Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, Cidade Universitária, São Paulo
Via web: transmissão em www.iea.usp.br/aovivo
Informações: com Cláudia Regina Tavares (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686.

 

NOTA

 

Simpósio internacional tratará da intersubjetividade

Nos dias 5 e 6 de junho, o Instituto de Psicologia (IP) da USP e o IEA organizam o Simpósio Internacional Dimensões da Intersubjetividade, com a participação de pesquisadores da USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UERJ, PUC-SP, Fiocruz, Universidade de Nova York e Universidade Emory. Os temas do encontro são as perspectivas psicanalíticas da intersubjetividade e as relações desta com a corporeidade, psicopatologia, etologia, psicologia do desenvolvimento, constituição do eu e clínica psicanalítica. A coordenação do simpósio é de Nelson Ernesto Coelho Jr. e Luís Claudio Mendonça Figueiredo (ambos do IP-USP). Mais informações podem ser obtidas com Cláudia Regina Tavares (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686.

 

EXPEDIENTE

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOlogousp75.jpg
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Diretor: César Ades
Vice-Diretor: Hernan Chaimovich
Conselho Deliberativo: Bader Sawaia, Carlos Henrique de Mesquita, César Ades
Gabriel Cohn, Hernan Chaimovich, João Fernando Gomes de Oliveira e Julio Marcos Filho
iea@usp.br

Fotos (a partir do alto): Marcello Casal Jr./ABr — Fabíola Cidral/CBN — Dominique Carton

 

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-iea — boletim-iea@usp.br