Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 78

Boletim IEA — 78

por Marilda Gifalli - publicado 16/05/2006 00:00 - última modificação 28/10/2015 10:26

2ª quinzena de maio de 2006
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

internacional
Painel analisa relações Brasil-China

digital
Impacto do acesso livre a periódicos científicos

desenvolvimento
Jaguaribe discute reformas para o Brasil

agenda
Eventos abertos ao público

internacional
Painel analisa relações Brasil-China

 


shanghai.jpg
Arranha-céus em Xangai, imagem emblemática do crescimento chinês

Como tanto outros países, o Brasil procura se beneficiar das inúmeras oportunidades comerciais possibilitadas pelo crescimento econômico da China. Mas quais são os riscos para os setores com elevada dependência do mercado chinês? Essa e outras questões ligadas ao relacionamento entre os dois países serão debatidas no painel "Brasil e China: Oportunidades e Riscos", no dia 24 de maio, às 15h.

Os expositores serão: Amaury Porto de Oliveira, ex-embaixador em Cingapura; Afonso Fleury, da Escola Politécnica da USP; Cláudia Trevisan, do jornal "Folha de S.Paulo" e autora do livro "China — O Renascimento do Império"; e Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China. A coordenação será da Lenina Pomeranz, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e pesquisadora visitante do IEA.

Painel "Brasil e China: Oportunidades e Riscos"
Local:
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Internet: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: com Cláudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686.

PROGRAMA
O Brasil diante do Preço Chinês Amaury Porto de Oliveira
Ex-embaixador do Brasil em Cingapura
China e Brasil na Economia Global: Competências e Estratégias Empresariais Afonso Fleury
Professor da Escola Politécnica da USP
China: O Renascimento do Império Cláudia Trevisan
Repórter do jornal "Folha de S.Paulo", ex-correspondente em Pequim
China: Ameaça ou Oportunidade Charles Tang
Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China
Coordenadora
Lenina Pomeranz
Professora da Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade da USP e pesquisadora visitante do IEA

 

digital
Impacto do acesso livre a periódicos científicos

 

No dia 31 de maio, das 14 às 19h, o IEA realiza o painel "Os Periódicos Científicos na Era do Acesso Livre" (leia programa abaixo), evento comemorativo da inclusão da coleção completa (56 edições) da revista Estudos Avançados na Scientific Electronic Library Online (SciELO).

A primeira parte do evento será dedicada à SciELO, com apresentações sobre: as origens, organização e gestão do projeto; os estudos sobre bibliometria e cientometria que proporciona; os impactos da sua implantação nos periódicos científicos brasileiros; e sobre um caso modelo: o desempenho da revista "Estudos Avançados" na biblioteca digital.

Os temas da segunda parte abordarão: a importância das publicações científicas para a pesquisa e o ensino; o acesso livre como potencializador do desenvolvimento científico; o acesso livre e a comunicação como ferramentas para a divulgação científica na imprensa; e um caso modelo: o acesso livre em ciências da comunicação nos países lusófanos.

A SciELO teve inicio em 1998, graças a uma parceria entre o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências Médicas (Bireme) e a Fapesp. Em 2002 o projeto passou a contar com o apoio do CNPq. A SciELO já possui edições de 158 períodicos brasileiros em várias áreas do conhecimento, que recebem mais de 5 milhões de acessos mensais a seus artigos. Outras bibliotecas digitais do projeto (implantadas ou em desenvolvimento) incluem publicações de vários países da América Latina, Portugal e Espanha e acervos específicos, como os de ciências da saúde, de ciências sociais e de teses.

A revista "Estudos Avançados" começou a participar da SciELO em março de 2004. Gradualmente foram inseridas as edições antigas da publicação. A coleção completa ficou disponível em março de 2006. Os artigos da revista já recebem cerca de 8 mil acessos diários. O banco Nossa Caixa patrocinou a digitalização e adequação à SciELO de parte da coleção da revista.

Painel "Os Periódicos Científicos na Era do Acesso Livre"
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa).
Internet: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: com Sandra Codo (sancodo@usp.br), telefone 3091-1688.

PROGRAMA
Parte 1
Coordenação de João Steiner, diretor do IEA
14h Origem, Organização e Gestão da SciELO Abel Packer, diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme)
14h20 Bibliometria e Cientometria no Contexto da SciELO Rogério Meneghini, coordenador do Programa SciELO junto à Fapesp
14h40 Efeito do Scielo Open Access nos Periódicos Científicos Brasileiros Lewis Joel Greene, editor do "Brazilian Journal of Medical and Biological Research"
15h A Revista Estudos Avançados na SciELO João Steiner, diretor do IEA
15h20 Debate
INTERVALO
15h50-16h
Parte 2
Coordenação de Alfredo Bosi, editor da revista "Estudos Avançados"
16h O Impacto Social das Publicações Científicas Emir Suaiden, presidente do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do Ministério da Ciência e Tecnologia
16h20 Importância do Acesso Universal às Publicações Científicas Eduardo Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências
16h40 A Importância do Acesso e da Comunicação para a Divulgação Científica na Grande Imprensa Herton Escobar, repórter de "O Estado de S.Paulo"
17h Uma Experiência de Livre Acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP
17h20 Debate
18h Coquetel comemorativo da inclusão da
coleção completa da revista "Estudos Avançados" na SciELO

 

desenvolvimento
Jaguaribe discute reformas para o Brasil

 

O cientista político Hélio Jaguaribe, do Instituto de Estudos Políticos e Sociais e membro da Academia Brasileira de Letras, fará no dia 1º de junho, às 15h, a conferência "O Brasil ante o Século 21".


heliojaguaribe.jpg
Hélio Jaguaribe

Em recente artigo publicado na imprensa, Jaguaribe afirmou que a estagnação do País "decorre do fato de que, nos últimos 25 anos, o Brasil, por influência direta ou indireta da ideologia neoliberal, deixou de ter um projeto nacional e entregou seu destino econômico aos caprichos dos mercados internacional e nacional". O resultado disso foi "um patológico crescimento do setor financeiro e de sua rentabilidade, que se tornou a maior do mundo, em detrimento de nosso desenvolvimento econômico e social".

Para Jaguaribe, o novo governo, não importa de quem, terá de ser o de "uma profunda reforma do regime regulatório das eleições e dos partidos e de acelerada retomada do crescimento econômico, orientado para o desenvolvimento e a erradicação da miséria".

Jaguaribe diplomou-se em direito em 1946 pela PUC-RJ. Recebeu o título de doutor "honoris causa" da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (Alemanha), da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de Buenos Aires (Argentina). É autor de mais de 30 livros, sendo os mais recentes "Brasil: Alternativas e Saída" (2002), "Um Estudo Crítico da História (2001), "Argentina y Brasil en la Globalización" (com Aldo Ferrer) (2001) e "Brasil, Homem e Mundo — Reflexão na Virada do Século" (2000).

Conferência "O Brasil ante o Século 21"
Local:
Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.
Internet: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.
Informações: com Cláudia Regina (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686.

 

agenda
Eventos abertos ao público

 

MAIO

• Dia 24, 15h — Brasil e China: Oportunidades e Riscos, painel com: Amaury Porto de Oliveira, ex-embaixador do Brasil em Cingapura; Afonso Fleury, da Escola Politécnica da USP; Cláudia Trevisan, jornalista da "Folha de S.Paulo"; e Charles Tang, da Câmara de Comércio Brasil-China; coordenação de Lenina Pomeranz, pesquisadora visitante do IEA.

• Dia 31, 14h — As Publicações Científicas na Era do Acesso Livre, painel com: Abel Packer, diretor da Bireme; Rogério Meneghini, coordenador do Programa SciELO junto à Fapesp; Emir Suaiden, presidente do Ibict; Lewis Joel Greene, editor do "Brazilian Journal of Medical and Biological Research"; Eduardo Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências; Herton Escobar, jornalista de "O Estado de S.Paulo"; Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, da Escola de Comunicações e Artes da USP; João Steiner, diretor do IEA; e Alfredo Bosi, vice-diretor do IEA e editor da revista "Estudos Avançados".

JUNHO

• Dia 1º, 15h — O Brasil ante o Século 21, conferência de Hélio Jaguaribe, do Instituto de Estudos Políticos e Sociais.

• Dia 7, 15h — Science facing the Origin of Life on Earth — Experimental and Philosophical Problems, conferência de Pier Luigi Luisi, do Departamento de Biologia da Universidade de Estudos de Roma III.

• Dia 28, 10h — A Arte de Esquecer, conferência de Iván Izquierdo, do Centro de Memória do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS.

AGOSTO

• Dia 23, 10h — The State of the World, conferência de Christopher Flavin, presidente do Worldwatch Institute, EUA.

Local: Os eventos acontecem no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo (mapa).
Online: Todos os eventos terão transmissão pela Internet.

 

Notas

 

Seis coletâneas de artigos de Estudos Avançados

O site da revista "Estudos Avançados" (www.iea.usp.br/revista) agora apresenta coletâneas temáticas de artigos de diversas edições. As seis primeiras reúnem 56 textos, distribuídos nos temas: "Amazônia", "O Negro no Brasil", "Religiões", "Globalização", "Saúde e Nutrição" e "Desenvolvimento Rural". Alguns dos autores são: Mayanna Zatz, Domício Proença Filho, Bertha Becker, Octavio Ianni, Reginaldo Prandi, Aziz Ab'Sáber, Jacob Gorender, José Eli da Veiga e Anne Fagot-Largeault. O site trará novas coletâneas em breve.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Alfredo Bosi
Conselho Deliberativo: Alfredo Bosi, Ana Lydia Sawaya, César Ades, Hernan Chaimovich, Iberê Caldas, João Steiner, Luís Nassif e Yvonne Mascarenhas
iea@usp.br

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br//noticias/boletim-iea — boletim-iea@usp.br