Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 99

Boletim IEA — 99

por Marilda Gifalli - publicado 01/06/2007 00:00 - última modificação 28/10/2015 09:56

1ª quinzena de junho de 2007
TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

cidadania
Seminário analisa relatório
sobre os direitos humanos no Brasil

debates
Três ciclos realizam encontros em junho

agenda
Eventos públicos

Nota
• Vídeos da Midiateca agora possuem menu e opções de velocidade e exibição

Lembrete
• O prazo para inscrições no processo de escolha de candidatos
ao cargo de
diretor do IEA foi estendido até 30 de junho

cidadania
Seminário analisa relatório
sobre os direitos humanos no Brasil

 

barraco.jpg"Desenvolvimento Humano e Desigualdades Socioeconômicas: Análise do 3º Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil — 2002-2005" é o tema do seminário que acontece no dia 11 de junho (segunda-feira), das 9 às 12h, no Auditório Jacy Monteiro do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Haverá transmissão ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo.

Os expositores serão Marcus Orione Gonçalves Correa (Faculdade de Direito da USP), Laymert Garcia dos Santos (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp), Milton Meira do Nascimento (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP) e Gilberto Dupas (Grupo de Análise de Conjuntura Internacional do Instituto de Relações Internacionais da USP).

A coordenação do evento será de Sérgio Adorno, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e da Cátedra Unesco/USP de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA. O evento é uma realização da cátedra, com apoio do NEV/USP e da Associação Nacional de Direitos Humanos — Pesquisa e Pós-Graduação.

RELATÓRIO

Lançado no dia 16 de março, o "3º Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil — 2002-2005" foi elaborado pelo NEV/USP e pela Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, com a colaboração de organizações da sociedade civil, do governo federal e de governos estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil. O documento foi publicado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (clique aqui para baixar o arquivo com a íntegra do relatório).

O trabalho traz dados de todos os estados do país, incluindo informações não só sobre os problemas na área dos direitos humanos, mas também sobre as instituições e políticas existentes que atuam na resolução dos problemas, fornecendo ainda exemplos de boas práticas identificados nos estados. As informações foram coletadas principalmente durante o ano de 2005 e primeiro semestre de 2006.

Devido à extensão do levantamento, o relatório está dividido em seis partes: uma para cada região do país (Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e a final sobre a posição do Brasil no sistema internacional de direitos humanos.

O relatório faz parte de um projeto de desenvolvimento de uma metodologia de monitoramento dos direitos humanos no Brasil iniciada com os primeiros relatórios, publicados em 1999 e 2002. O documento atual revisa, atualiza e aperfeiçoa essa metodologia. Segundos os autores, procurou-se "monitorar não apenas os direitos civis e políticos, mas também, ainda de forma incipiente, os direitos econômicos, sociais e culturais". Outra preocupação foi dar maior ênfase às instituições e políticas para proteção e promoção dos direitos humanos em cada estado.

O aperfeiçoamento da metodologia tem como principal objetivo definir e aprimorar indicadores que possam ser utilizados de maneira constante e consistente em todos os estados, permitindo assim não apenas uma avaliação dos avanços de um estado em relação ao outro, mas principalmente de avanços de cada um na proteção e promoção dos direitos humanos ao longo do tempo.


SEMINÁRIO "DESENVOLVIMENTO HUMANO E DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS: ANÁLISE DO 3º RELATÓRIO NACIONAL SOBRE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL — 2002-2005"
Expositores: Marcus Orione Gonçalves Correa (FD/USP), Laymert Garcia dos Santos (IFCH/Unicamp), Milton Meira do Nascimento (FFLCH/USP) e Gilberto Dupas (Gacint/IRI/USP).
Coordenador: Sérgio Adorno
(NEV/USP e Cátedra Unesco/USP).
Data e Local: 11 de junho, às 9h, no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Via web: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.

debates
Três ciclos realizam encontros em junho

A programação de eventos públicos do IEA conta este mês com três debates agendados por três ciclos diferentes em andamento. Os interessados que não puderem comparecer aos eventos podem acompanhá-los ao vivo pela internet em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail iea@usp.br ou pelo telefone (11) 9601-2831.

EVOLUÇÃO

O Ciclo "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais" realiza seu quarto seminário no dia 14, às 15h, no Auditório Jacy Monteiro do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Desta vez os debatedores serão o zoólogo Mario de Vivo, do Museu de Zoologia da USP, e o economista Marcelo Tsuji, pesquisador visitante do IEA.

O ciclo é uma realização do IEA e do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, coordenado por José Eli da Veiga, que também coordena os debates do ciclo.

INTERNET

O Ciclo Temático "A Riqueza das Redes", iniciado em maio, terá continuidade no dia 21, às 15h. Esse segundo debate discutirá "A Análise Econômica da Produção Social", tendo como referência os capítulos 2 e 4 do livro "The Wealth of Networks — How Social Production Transforms Markets and Freedom" ["A Riqueza das Redes — Como a Produção Social Transforma Mercados e a Liberdade"], de Yochai Benkler, da Escola de Direito da Universidade Yale, EUA.

O expositor será Guilherme Ary Plonsky, da Escola Politécnica e da FEA/USP. Os debatedores serão Milton Campanário, da FEA/USP, e Pablo Ortellado, da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH) da USP Leste. A coordenação estará a cargo de Imre Simon, do IME/USP, coordenador do ciclo e do Grupo de Estudos de Informação e Comunicação (Edic) do IEA.

O evento acontece no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

EDUCAÇÃO

A segunda mesa-redonda do Ciclo "Qualidade da Educação Básica" tratará do tema "As Multideterminações da Qualidade". O evento será realizado no dia 22, às 9h30, no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

O objetivo desse segundo debate é identificar e discutir o peso de fatores de ordem social, cultural, demográfica e escolar na determinação da qualidade da educação básica. A análise será feita a partir de diferentes matrizes teóricas e contemplará as diferenças regionais brasileiras e a realidade de outros países.

Os debatedores serão: José Francisco Soares, do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (Game) da Faculdade de Educação da UFMG; Eduardo Rios Neto, do Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional da UFMG; Robert Evan Verhine, da Faculdade de Educação da UFBA; Sandra Zakia de Souza, da Faculdade de Educação (FE) da USP e da Fundação Carlos Chagas; e (a confirmar) Juan Carlos Tedesco, secretário de Educação do Ministerio da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, ex-diretor da Escritório Regional de Educação para a América Latina e o Caribe e ex-diretor regional do Instituto Internacional de Planejamento da Educação, ambas instituições da Unesco. O evento será coordenado por Elba Siqueira de Sá Barreto, da FE/USP.

Em agosto, o ciclo terá mesa-redonda sobre "A Qualidade no Ensino, no Projeto Educativo e na Gestão da Escola". O quarto e último evento do ciclo será em outubro, com o título "A Atenção às Diferenças Faz Diferença na Qualidade d o Ensino?".

O ciclo é uma realização do IEA e da FE/USP e tem como coordenadores Sonia Penin, diretora da FE/USP, Elba Siqueira de Sá Barreto e Nílson José Machado, da mesma faculdade.

 

agenda
Eventos públicos

JUNHO

Dia 11, 9h — Desenvolvimento Humano e Desigualdades Socioeconômicas — Análise do 3º Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil — 2002-2005
Expositores:
Marcus Orione Gonçalves Correa (FD/USP), Laymert Garcia dos Santos (IFCH/Unicamp), Milton Meira do Nascimento (FFLCH/USP) e Gilberto Dupas (Gacint/IRI/USP)
Coordenador:
Sérgio Adorno (NEV/USP e Cátedra Unesco/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 14, 15h — 4ª Seminário do Ciclo "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais"
Expositores: Mario de Vivo
(Museu de Zoologia/USP) e Marcelo Tsuji (IEA)
Coordenador:
José Eli da Veiga (FEA/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 21, 15h — A Análise Econômica da Produção Social
(2º seminário do Ciclo Temático "A Riqueza das Redes")
Expositor:
Guilherme Ary Plonsky (EP/USP e FEA/USP)
Debatedores: Milton Campanário
(FEA/USP) e Pablo Ortellado (EACH/USP Leste)
Coordenador: Imre Simon (Edic/IEA e IME/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

Dia 22, 9h30 — As Multideterminações da Qualidade
(2ª mesa-redonda do Ciclo "A Qualidade da Educação Básica")
Debatedores: José Francisco Soares
(FaE/UFMG), Eduardo Rios Neto (Cedeplar/UFMG), Robert Evan Verhine (FE/UFBA), Sandra Zakia de Souza (FE/USP e FCC) e (a confirmar) Juan Carlos Tedesco (Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina)
Coordenadora: Elba Siqueira de Sá Barreto (FE/USP)
Local: Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Rua do Matão, 1.010, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Internet: transmissão ao vivo pela web

 

Nota

Vídeos da Midiateca agora possuem menu e opções de velocidade e exibição

A Midiateca Online já conta com vídeos de mais de 90 eventos organizados pelo IEA, incluindo todos aqueles realizados a partir de agosto de 2005 e vários outros anteriores. Os vídeos mais recentes estão editados com menus, o que permite ao espectador identificar rapidamente e assisitir a determinada parte do evento. Além do menu, há a exibição de duas telas: uma com a imagem do auditório e outra onde surgem os slides da apresentação feita pelo conferencista, em sincronismo com a exposição. Há ainda opções de velocidade de transmissão para melhor adequação à conexão de cada usuário e alternativas para diferentes "media players".

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Reitora: Suely Vilela
Vice-Reitor: Franco Maria Lajolo
www.usp.br

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS
Diretor: João Steiner
Vice-Diretor: Hernan Chaimovich
Conselho Deliberativo: Bader Sawaia, César Ades, Gabriel Cohn, Hernan Chaimovich, Iberê Caldas, João Steiner e Yvonne Mascarenhas
iea@usp.br

Foto: Rafael Coelho Salles

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/noticias/boletim-iea — boletim-iea@usp.br