Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 10

Boletim IEA — 10

por Marilda Gifalli - publicado 27/06/2014 18:55 - última modificação 11/08/2014 11:10

1º a 15 de agosto de 2002

• A formulação de políticas e normas

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

para a conservação da biodiversidade

• O começo da globalização no mundo ibérico

IEA de São Carlos: curso de extensão
sobre biologia molecular e biotecnologia

Contexto, o programa de rádio do IEA

A formulação de políticas e normas
para a conservação da biodiversidade

Conforme definição presente na Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada pelos governos participantes da Rio 92, biodiversidade "significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreeendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".

Diante da importância da biodiversidade tanto para o equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas quanto pelo seu potencial de uso econômico, sobretudo numa país com tamanha variedade de espécies e ecossistemas como o Brasil, torna-se fundamental o constante cuidado com sua conservação, por meio da formulação e observância de políticas e normas apropriadas.

Essas questões serão analisadas na conferência "Biodiversidade: Desafios e Oportunidades", dia 16 de agosto, às 10h30, no Auditório do IEA, com o zoólogo Braulio Ferreira de Souza Dias, responsável pela Diretoria do Programa Nacional de Conservação da Diversidade Biológica (DCBio) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A DCBio é uma das três diretorias da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA e tem como objetivos a formulação de políticas e normas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, a disseminação de informações sobre ao tema, o estabelecimento de um sistema de acesso a recursos genéticos e, entre outros, o estímulo nos setores público e privado à conservação e utilização sustentável da biodiversidade.

Ph.D. em zoologia pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido, Dias também dirige o Programa Nacional de Diversidade Biológica (Pronabio) e o Programa de Biodiversidade e Recursos Genéticos, ambos da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA. É professor do Departamento de Ecologia e da pós-graduação nessa área da Universidade de Brasília (UnB). Vinculado ao IBGE, foi pesquisador da Divisão de Estudos Ambientais do Cerrado/Reserva Ecológica de 1978 a 1991, quando foi requisitado para ser diretor de Incentivo à Pesquisa e Divulgação no Ibama.

Mais: informações pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563 e e-mail iea@edu.usp.br.

O começo da globalização no mundo ibérico

"Os Mundos Misturados da Monarquia Católica: os Inícios da Globalização no Mundo Ibérico (1580-1640)" é o tema da palestra com o historiador e antropólogo francês Serge Gruzinski, da École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, dia 12 de agosto, às 15h, no Anfiteatro do Departamento de História da FFLCH. A visita de Gruzinski faz parte das atividades da Cátedra Lévi-Strauss do IEA, convênio entre a USP e o Collège de France.

Além de integrar a EHESS, Gruzinski é diretor de pesquisa do CNRS, da França. Quatro de seus livros já foram lançados no Brasil: "História do Novo Mundo", com Carmen Bernard (Edusp, 2001), "A Passagem do Século 1480-1520" (Cia. das Letras, 1999), "Rio de Janeiro, Cidade Mestiça" (Cia. das Letras, 2001) – Gruzinski, Luiz Felipe de Alencastro e Tierno Monénembo participam com ensaios nesse livro, que contém 70 desenhos de Debret – e "O Pensamento Mestiço" (Cia das Letras, 2001).

IEA de São Carlos

Curso de extensão sobre biologia molecular e biotecnologia

De 12 a 22 de agosto, estarão abertas as inscrições para o curso de extensão universitária "Teoria e Prática da Biologia Molecular e da Biotecnologia: Implicações Éticas, Sociais e Econômicas", destinado a professores do ensino médio. O curso acontecerá de 26 de agosto a 2 de dezembro e é uma realização do Grupo de Trabalho Interação Universidade e Ensino Médio na Rede Pública – do IEASC – e da Coordenadoria de Difusão do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) de São Carlos, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Fapesp.

As aulas serão sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h30, no Laboratório de Ensino do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). A dinâmica do curso incluirá palestras, leitura de artigos e experimentos, sempre acompanhados de discussões.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente na sede do IEASC (Av. Trabalhador São-Carlense, 400, Campus da USP em São Carlos, SP) ou pelos telefones (16) 273-9176 e 273-9177 e e-mail ieasc@sc.usp.br.

Sérgio Mascarenhas agora é professor honorário do IEA

O Conselho Deliberativo do IEA concedeu ao físico Sérgio Mascarenhas, coordenador do IEASC, o título de professor honorário do Instituto. Os outros professores honorários do IEA são Antonio Candido, Aziz Ab'Sáber, Crodowaldo Pavan, José Goldemberg , Paschoal Senise, Carlos Guilherme Mota e Paulo Nogueira-Neto.

Também na reunião do dia 29 de julho, o Conselho Deliberativo indicou Sérgio Mascarenhas como representante do IEA junto ao Conselho do Museu de Ciências da USP, uma rede formada pela adesão voluntária de unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados, museus e demais órgãos da USP. O objetivo dessa rede é a difusão das ciências, tecnologia e artes por meio de todas as formas de interação com a sociedade. Outros objetivos do Museu de Ciências são servir para a implantação de um sistema de ações museológicas e propiciar apoio técnico-científico às instituições integrantes para o desenvolvimento da qualificação dos processos museológicos e atividades de extensão universitária.

Contexto, o programa de rádio do IEA

Todos os domingos, às 10h30, vai ao ar pela USP FM (93,7) o programa Contexto, produzido e apresentado por Sandra Codo. Nele são apresentadas entrevistas e notícias sobre as atividades do IEA.

No programa do próximo domingo, 4 de agosto, o jornalista Marco Antonio Coelho, editor executivo da revista Estudos Avançados, fala sobre a edição nº 45 da publicação, que será lançada no final de agosto. Essa edição terá um um dossiê sobre a Amazônia brasileira e entrevistas sobre o relacionamento internacional da economia brasileira feitas com os principais candidatos à eleição presidencial: Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, José Serra e Anthony Garotinho. A outra entrevista do programa é com o professor visitante Gilson Schwartz, coordenador acadêmico do projeto Cidade do Conhecimento. Schwartz comenta as realizações no primeiro ano de atividade do projeto e a programação do evento comemorativo que será realizado no dia 14 de agosto, às 17h, na Sala do Conselho Universitário.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
www.usp.br
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Conselho Deliberativo: Gerhard Malnic (diretor), Alfredo Bosi, Arnaldo Mandel, Hernan Chaimovich, Paulo Evaristo Arns, Pedro Leite da Silva Dias e Yvonne Mascarenhas.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, São Paulo, SP - iea@.usp.br, telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br