Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 2

Boletim IEA — 2

por Marilda Gifalli - publicado 27/06/2014 18:55 - última modificação 02/09/2014 16:08

1° a 15 de abril de 2002

• Chaimovich coordenará Equipe de

Política Científica e Tecnológica

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Inscrições para as oficinas com
MIT e IPT vão até 15 de abril

• Programa de Pós-Doutorado em
História das Idéias Contemporâneas

• Vittorio Hösle faz palestra sobre
Raimundo Lúlio e o diálogo inter-religioso

• Economia é tema de novocaderno da Coleção Documentos

• Atividades do IEA de São Carlos

Contexto, o programa de rádio do IEA


Chaimovich coordenaráHernan Chaimovich
Equipe de Política Científica e Tecnológica

Desde fevereiro, o Conselho Deliberativo do IEA conta com um novo integrante, o bioquímico Hernan Chaimovich, professor titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química (IQ) e ex-pró-reitor de Pesquisa da USP. Como conselheiro, participará da definição das linhas de trabalho do Instituto, seleção de pesquisadores e avaliação das propostas para novas equipes de pesquisa e dos trabalhos das já existentes. Além disso, coordenará a Equipe de Política Científica e Tecnológica, até recentemente sob inteira responsabilidade do professor honorário Alberto Carvalho da Silva, que continuará ligado à coordenação.

Chaimovich disse que dará continuidade as propostas de trabalho estabelecidas por Carvalho da Silva, que incluem a publicação de artigos, análise de questões centrais da política nacional de ciência e tecnologia e a pesquisa sobre programas para o desenvolvimento do setor, inclusive com esclarecimentos sobre as contribuições da USP.

Uma das atividades já agendadas para este ano é um seminário sobre a produção de vacinas. "Serão dois dias de trabalho para a produção de um documento sobre esse setor produtivo, que no Brasil é basicamente constituído por instituições públicas. O seminário contará com a participação de todos os atores nacionais envolvidos e com convidados internacionais. O documento a ser produzido será como um 'Livro Branco'' sobre o estado-da-arte da vacina no Brasil, envolvendo desde a parte básica, ou seja, os motivos que fazem algumas funcionarem e outras não, até questões bem concretas sobre o parque produtivo de vacinas no país."

Nascido no Chile, Chaimovich formou-se bioquímico na Universidad de Chile, onde se tornou professor. Em 1969, foi bolsista da Fapesp no Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP, sendo a seguir contratado pelo Departamento de Bioquímica do IQ-USP, onde se tornou professor titular em 1985. Seus temas de pesquisa são sistemas biomiméticos e catálise. Em paralelo às suas atividades como professor e pesquisador, Chaimovich sempre esteve envolvido em questões educacionais e de incentivo à pesquisa científica e tecnológica. Ex-pró-reitor de Pesquisa da USP (1998-2001), duas vezes chefe do Departamento de Bioquímica do IQ-USP, integrante da atual diretoria da Academia Brasileira de Ciências e membro ativo da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, Chaimovich participou da formulação e gerência do Projeto Bioq-Fapesp e da criação, na USP, do curso interdisciplinar de pós-graduação em biotecnologia e do curso de graduação em ciências moleculares – do qual foi coordenador durante quatro anos.


Inscrições para oficinas com
MIT e IPT vão até 15 de abril

Vai até 15 de abril o período de inscrições nas "Oficinas de Design Social", iniciativa do projeto Cidade do Conhecimento do IEA associada às atividades de pós-graduação da USP, em rede com o Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), institutos de pesquisa e design em outros países e apoio do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).

As oficinas incluirão palestras e atividades em que alunos de pós-graduação formarão grupos para a resolução de problemas apresentados por lideranças comunitárias, ONGs e órgãos do poder público de ação local (creches, postos de saúde, bibliotecas, infocentros, telecentros, delegacias, agências dos Correios, etc.).

Os casos desenvolvidos nas oficinas serão apresentados num seminário em Bangalore, Índia, em agosto. Em 2003, o ciclo de oficinas se repete na rede internacional de instituições participantes e o seminário com os melhores casos acontece na USP.

O programa é coordenado por Gilson Schwartz, professor visitante do IEA e diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento, e Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Mais: informações e inscrições no site www.cidade.usp.br ou pelos telefones (11) 3091-3903 e 3091-4164.


Programa de Pós-Doutorado em
História das Idéias Contemporâneas

No dia 1° de abril, os professores Denis Crouzet e Elisabeth Crouzet-Pavan, da Universidade de Paris 4 (Sorbonne), participaram de um "Café Acadêmico" do Programa de Pós-Doutorado História das Idéias Contemporâneas, coordenado pelo historiador Carlos Guilherme Mota, primeiro diretor e atualmente professor honorário do IEA.

A professora Crouzet-Pavan expôs as idéias de seu último livro "Enfer et Paradis", sobre o Renascimento urbano na Itália, e o professor Crouzet discutiu seu último trabalho: "Calvino: Tempo e Obra". Além dos alunos do programa, participou da discussão o professor Antonio Maspoli, diretor da Escola de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que propiciou a vinda dos dois pesquisadores a São Paulo.


Vittorio Hösle faz palestra sobre
Raimundo Lúlio e o diálogo inter-religioso

O filósofo alemão Vittorio Hösle, da Universidade de Notre Dame, EUA, falará sobre "Diálogo Inter-Religioso: a Lógica da Fé em Raimundo Lúlio", no dia 23 de abril, às 19h30, no IEA. A palestra será em espanhol é uma realização do IEA e do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio".

De acordo com Hösle, com o objetivo de provar racionalmente a fé, o místico catalão Raimundo Lúlio (1235-1316) teve que transformar a metafísica tradicional. Com o intuito de superar monismos abstratos e oposições duais, introduziu uma concepção dinâmica do ser: os atos de ser – tanto dos pensamentos como da realidade – são vistos por Lúlio num dinamismo tripartite. "Muitas conseqüências interessantes advém disto, como, por exemplo, o conhecimento só ser possível onde houver nexo entre o objeto e o sujeito; o repouso é definido como atividade; ocorre uma subordinação tanto dos atos de conhecimento como dos objetos." Lúlio busca desse modo, segundo Hösle, superar inúmeras contradições e conseguir provar a Trindade e a Encarnação: Deus, que é a Razão Absoluta, não poderia ser sem ser a Relação Absoluta. Na sua concepção, a Encarnação superaria a diferença infinito/finito surgida com a criação, pois Cristo seria a união infinito/finito.

 

Nascido em Milão em 1960, de 1977 a 1982, Hösle estudou filosofia, história da ciência, indologia e filologia grega em Regensburg, Tübingen, Bochum e Freiburg. Doutorou-se em 1982 e em 1986 obteve sua habilitação para ensino. Em 1988 foi nomeado professor da New School for Social Research, em Nova York. De 1987 ao 1993 esteve Universidade de Heidelberg como bolsista. Atualmente é professor da Universidade de Essen, Alemanha, leciona na Universidade de Notre Dame, EUA, e é membro do centro de pesquisa Kulturwissenschaften Institut do Nordrhein-Westfalen, Alemanha. Realizou diversos estágios de pesquisa e de ensino na Itália, Suíça, Holanda, Noruega, Rússia, EUA, Brasil e Índia. Desde 1987 mantém cursos regulares junto ao Instituto Italiano para os Estudos Filosóficos, de Nápoles.


Economia é tema de
novo caderno da Coleção Documentos

Um dos cadernos da Coleção Documentos publicados recentemente é o n° 17 da "Série Economia" (subsérie " Pensamento Econômico no Brasil Contemporâneo"), com dois textos: "Ortodoxia Neoclássica", de Eleutério Prado, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP; e "Pensamento Econômico Brasileiro: Incursões Marxistas", de Maurício Coutinho, professor do Instituto de Economia da Unicamp.

O texto de Eleutério Prado trata da difusão da teoria neoclássica na formação dos economistas brasileiros, apresentando de início uma caracterização sumária dessa concepção teórica, que é dominante em economia em quase todo o mundo. O trabalho apresenta uma análise desse processo com base em resultados de outros autores, que examinaram a evolução dos cursos de pós-graduação no Brasil, e numa pesquisa empírica sobre os fundamentos teóricos dos artigos publicados na "Revista Brasileira de Economia" e na revista "Estudos Econômicos". O artigo conclui que essa difusão já ultrapassou as fases de absorção e de consolidação, tendo entrado agora numa fase caracterizada pela ênfase na integração internacional.

Já o texto de Maurício Coutinho efetua um balanço da influência do marxismo no pensamento econômico brasileiro no Pós-Guerra. É dado destaque especial aos estudos sobre desenvolvimento econômico brasileiro, bem como aos trabalhos em economia do trabalho e questão agrária, áreas que reúnem o núcleo mais expressivo de contribuições marxistas, de acordo com Coutinho. Sua conclusão, no entanto, revela a pouca relevância do pensamento econômico marxista no Brasil nas discussões sobre economia geral e política econômica.

Mais: o catálogo completo com informações e preços de todos os cadernos já publicados na Coleção Documentos está em www.usp.br/iea/documentos.


Atividades do IEA de São Carlos

Agronegócio – O Grupo de Trabalho do Programa de Instrumentação Agropecuária promove no dia 3 de abril, às 10h, palestra com Maurício Lopes, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa sede (Brasília), que falará sobre "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Agronegócio". O evento será no Anfiteatro Sérgio Mascarenhas, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, Av. 15 de Novembro, 1452, São Carlos, SP.

Epilepsia – O professor Norberto Garcia Cairasco, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, faz no dia 9 de abril, às 20h, a palestra "Plasticidade, Memória e Epilepsia". A palestra acontece no Anfiteatro Sérgio Mascarenhas, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, Av. 15 de Novembro, 1452, São Carlos, SP.

Mais: Informações complementares sobre essas e outras atividades do IEA São Carlos podem ser obtidas com Rosemari ou Graziela, através do telefone (16) 273-9177, fax (16) 273-9176 ou e-mail ieasc@sc.usp.br.


Contexto, o programa de rádio do IEA

Todos os domingos, às 10h30, a rádio USP FM (93,7) transmite o programa Contexto, produzido e apresentado pela jornalista Sandra Codo. São apresentadas entrevistas com professores visitantes, conferencistas convidados e outros pesquisadores integrantes das equipes interdisciplinares de pesquisa do IEA, além de notícias sobre projetos, eventos e publicações do Instituto. No próximo programa:

7 de abril – Entrevista com Hernan Chaimovich, do Departamento de Bioquímica da USP e ex-pró-reitor de Pesquisa da USP, novo integrante do Conselho Deliberativo do IEA, no qual coordenará a Equipe de Pesquisa sobre Política Científica e Tecnológica.


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
www.usp.br
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Conselho Deliberativo: Gerhard Malnic (diretor), Alfredo Bosi, Arnaldo Mandel, Hernan Chaimovich, Paulo Evaristo Arns, Pedro Leite da Silva Dias e Yvonne Mascarenhas.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, São Paulo, SP - iea@edu.usp.br, telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br