Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Imprensa / Boletim IEA / Boletim IEA — 5

Boletim IEA — 5

por Marilda Gifalli - publicado 27/06/2014 18:55 - última modificação 11/08/2014 11:06

16 a 31 de maio de 2002

• Reinaldo Gonçalves fala sobre o Brasil e a economia global

TODAS AS EDIÇÕES
Para receber por e-mail, envie mensagem para
boletim-iea@usp.br

Nash e Goedel são tema de
palestra de Francisco Antonio Doria

• Ciclos de água e carbono em ecossistemas terrestres

• Pesquisa tratará do manejo da Bacia do Alto Tietê

• Notícias do IEA de São Carlos

Contexto entrevista Aldo Ferrer
e Humberto Ribeiro da Rocha


Reinaldo Gonçalves fala
sobre o Brasil e a economia global

"A economia norte-americana, que surgiu no final do século 20 como um trem de grande velocidade, está entrando no século 21 como uma locomotiva enferrujada", segundo o economista Reinaldo Gonçalves, da UFRJ, que faz no dia 21 de maio, às 10h, a conferência "Inserção Ativa do Brasil no Processo de Globalização". Para Gonçalves, é essencial uma mudança na forma de inserção internacional do Brasil, para que o país deixe de ser um "vagão descarrilhado" dessa composição.

Segundo ele, na ausência de uma estratégia ativa de inserção do país na economia global, a trajetória de longo prazo do Brasil continuará sendo altamente instável e medíocre. Na sua opinião, a mudança necessária exige a adoção de políticas orientadas para a redução da vulnerabilidade externa da economia brasileira em todas as suas dimensões (comercial, tecnológica, produtiva, monetária e financeira).

Professor titular de economia internacional do Instituto de Economia da UFRJ, Gonçalves integra o Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul. Foi economista da Unctad e professor visitante da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Com mais de duas centenas de trabalhos publicados em 19 países, é autor, entre outros, dos livros "Vagão Descarrilhado (2002), "O Brasil e o Comércio Internacional" (2000) - Prêmio Jabuti 2001 -, "Globalização e Desnacionalização" (1999) e "Ô Abre-Alas: A Nova Inserção do Brasil na Economia Mundial" (1994).


Nash e Goedel são tema de
palestra de Francisco Antonio Doria

Francisco Antonio Dória"Equilíbrio de Nash e Teorema de Goedel" é o tema da palestra do professor visitante Francisco Antonio Doria no dia 22 de maio, às 15h. Doria, Marcelo Tsuji e Newton da Costa são autores de uma contribuição importante a respeito da indecidibilidade e incompletude dos jogos de Nash (do matemático norte-americano John Nash, Prêmio Nobel de 1994).

 

A contribuição dos três brasileiros pode ser resumida na afirmação de que os preços de equilíbrio – conforme definidos por John Nash – existem, mas no caso geral não podem ser calculados. Doria fará uma apresentação de nível introdutório e incluindo vários tópicos ligados ao tema.

 


Ciclos de água e carbono
em ecossistemas terrestres

Dia 27 de maio, às 17h, Humberto Ribeiro da Rocha, do Intituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, falará sobre "Novos Entendimentos dos Ciclos de Água e Carbono em Ecossistemas Terrestres". Rocha apresentará os resultados mais recentes dos estudos sobre a funcionalidade da biosfera em relação às trocas líquidas com a atmosfera, principalmente na questão da sazonalidade climática, sumidouros terrestres de carbono e conceitos de florestas climáticas. Rocha enfatizará a análise desses aspectos nos casos das florestas tropicais úmidas e cerrados brasileiros.


Pesquisa tratará do
manejo da Bacia do Alto Tietê

A pesquisadora francesa Raphaèle Ducrot integrará durante um ano a Equipe de Ciências Ambientais do IEA para desenvolver trabalho relacionado com o manejo da Bacia do Alto Tietê. Ela conta com apoio da Fapesp e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, na sigla em francês), da França, no projeto "Facilitating Negotiations over Water Conflicts in Latin-American Periurban Upstream Catchments: Combining Multi-Agent Modelling with Role Game Playing" (Negowat), parcialmente financiado pela Comunidade Européia.

O Negowat trata de questões ambientais típicas de regiões com crescimento urbano rápido, onde a densidade populacional é tal que não permite mais o livre acesso à água potável. A competição pela água, que está ligada à competição pelo acesso ao solo, é particularmente crítica nas áreas periurbanas.

O trabalho será feito com a colaboração de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Instituto de Astronomia, Geociências e Ciências Atmosféricas, Escola Politécnica, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Educação e Instituto de Geociências.


Notícias do IEA de São Carlos


BELTRAMINI ASSUME SECRETARIA EXECUTIVA

A biofísica Leila Maria Beltramini, professora do Departamento de Física e Informática do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), teve sua indicação como secretária executiva do IEASC aprovada pelo Conselho Deliberativo do IEA-USP. Beltramini é coordenadora do Grupo de Biofísica Molecular e Espectroscopia do IFSC, integrante do Conselho Deliberativo do Centro de Difusão Científico e Cultural (CDCC) e da Comissão Organizadora de Cursos (COC) – ambos no campus de São Carlos –, coordenadora de difusão do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (Cepid/Fapesp) e representante do IFSC junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

EVENTOS DA QUINZENA

16 de maio, 16h – "Neurologia dos Transtornos de Ansiedade: Um exemplo da Abordagem Evolutiva em Psiquiatria", com o professor Frederico Guilherme Graeff, da FMRP.*

20 de maio, 10h30 – "Conceitos Ambientais Aplicados na Planta da Volkswagen de São Carlos", com o analista ambiental Márcio Lima.**

23 de maio, 19h30 – "Atividades Não-Agrícolas no Campo e seus Impactos Ambientais", com Clayton Campanheli, da Embrapa*

Locais: * Auditório da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Rua 15 de novembro, 1.452, São Carlos; ** Auditório do IEASC, Av. TrabalhAdor São-Carlense, 400, São Carlos.

Mais: informações complementares sobre essas e outras atividades do IEASC podem ser obtidas com Rosemari ou Graziela, através do telefone (16) 273-9177, fax (16) 273-9176 ou e-mail ieasc@sc.usp.br. O site do IEASC é www.cisc.sc.usp.br/ieasc.


Contexto entrevista Aldo Ferrer
e Humberto Ribeiro da Rocha

Todos os domingos, às 10h30, a rádio USP FM (93,7) transmite o programa Contexto, no qual são entrevistados professores visitantes, conferencistas convidados e outros pesquisadores integrantes das equipes interdisciplinares de pesquisa do IEA. Também são apresentadas notícias sobre projetos, eventos e publicações do Instituto. O programa é produzido e apresentado pela jornalista Sandra Codo.

No próximo Contexto:

19 de maio – O economista Aldo Ferrer, da Universidade de Buenos Aires e ex-ministro da Economia e do Trabalho da Argentina, fala sobre as origens da crise econômica argentina e as alternativas possíveis para sua superação, tema de seu artigo na revista Estudos Avançados nº 44, lançada no dia 14 de maio, evento que teve palestra de Ferrer e comentários de Ricardo Seitenfus e Paulo Nogueira Batista Jr. Em outro bloco do progama, Humberto Ribeiro da Rocha, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, comenta a palestra que realiza no dia 27 de maio, às 16h, sobre "Novos Entendimentos dos Ciclos de Água e Carbono em Ecossistemas Terrestres".


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
www.usp.br
Reitor: Adolpho José Melfi
Vice-Reitor: Hélio Nogueira da Cruz

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS

Conselho Deliberativo: Gerhard Malnic (diretor), Alfredo Bosi, Arnaldo Mandel, Hernan Chaimovich, Paulo Evaristo Arns, Pedro Leite da Silva Dias e Yvonne Mascarenhas.
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, 05508-900, São Paulo, SP - iea@edu.usp.br, telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442, fax 3031-9563.

Divisão de Comunicação: Mauro Bellesa (editor, MTb-SP 12.739)
Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, 05508-050, São Paulo, SP
Telefones: (11) 3091-1692 / 3091-1664 — www.iea.usp.br/publicacoes/imprensa/boletim-ieaboletim-iea@usp.br