-
3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (08/11/2023) - Parte 2 de 2
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
08/11/2023
—
última modificação
21/12/2023 15:31
—
registrado em:
Evento público ,
Ciência ,
História,
Comunicação ,
Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina
O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (08/11/2023) - Parte 1 de 2
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
08/11/2023
—
última modificação
21/12/2023 15:30
—
registrado em:
Evento público ,
Ciência ,
História,
Comunicação ,
Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina
O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (09/11/2023) - Parte 1 de 2
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
09/11/2023
—
última modificação
21/12/2023 15:42
—
registrado em:
Evento público ,
Ciência ,
História ,
Comunicação ,
Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina
O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP - (09/11/2023) - Parte 2 de 2
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
09/11/2023
—
última modificação
21/12/2023 15:42
—
registrado em:
Evento público ,
Ciência ,
História ,
Comunicação ,
Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina
O Congresso teve como tema Diálogos e Fronteiras, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade. De acordo com a organização do evento, o alcance das atividades científicas e técnicas é cada vez mais extraordinário, mas a divulgação e acessibilidade aos resultados não são satisfatórias. "A história por trás desse desenvolvimento mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento", argumentam.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
Adaptação de Teclados e de Aplicativos para Línguas Indígenas
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
22/10/2024
—
última modificação
24/10/2024 09:39
—
registrado em:
Tecnologia,
Evento público ,
Indígenas ,
Ínstitucional,
Professores Visitantes
Neste quarto encontro do ciclo de seminários Tecnologias Digitais e Línguas Indígenas, foi discutido o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. Foram sete seminários de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e empreendedores, indígenas e não indígenas, que exploram o uso de tecnologias digitais em línguas indígenas no Brasil e seus impactos.
Os participantes abordaram temas diversos, como o uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de tradutores para línguas indígenas, adaptação de teclados para línguas indígenas, ensino por meio de aplicativos, documentação e modelamento digital de línguas indígenas e questões éticas e de soberania.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Apresentação do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
10/10/2023
—
última modificação
24/10/2023 15:49
—
registrado em:
Educação,
Evento público ,
Urbanismo,
Pesquisadores,
Políticas Públicas ,
São Paulo ,
Gênero
Este encontro teve dois objetivos. O primeiro deles é dar publicidade às atividades de análise da efetividade das políticas públicas e do gasto público do Município de São Paulo. O segundo objetivo é impulsionar a interação e participação de pesquisadores do IEA nos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório, fortalecendo a parceria firmada entre as instituições em 2021.
O encontro iniciou com uma breve explanação sobre os objetivos do Observatório, sobre os dados colhidos das fiscalizações realizadas pela auditoria e sobre a importância das parceiras no processo de análise de dados. Na sequência, os grupos de trabalho temáticos apresentaram os produtos já concluídos e em elaboração.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
As Amazônias, Destinos Compartilhados (Colóquio)
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
20/09/2023
—
última modificação
19/02/2024 10:59
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Brasil-França ,
Evento público ,
Brasil,
França ,
USP
O evento integrou a II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica.
O objetivo do Colóquio foi promover um fórum de exposição de pesquisas em curso, debates e, sobretudo, abrir perspectivas para a organização de equipes de trabalho que abordem as questões relacionadas à Amazônia de um ponto de vista transnacional e transdisciplinar.
A proposição de uma jornada voltada para os povos, o clima, as águas, a paisagem, a economia, a política e as questões de segurança, além de outros temas guarda uma relação forte com projetos de cooperação entre brasileiros e franceses na USP. Logo, a temática é duplamente importante, ou seja, contempla os objetivos da agenda “franco-uspiana” e a necessidade premente de produção de debates e equipes de pesquisa para o conhecimento e o enfrentamento dos problemas que atingem essa região.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2023
-
Brazil: Achievement Gains in an Unequal Society
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
06/08/2024
—
última modificação
14/08/2024 16:14
—
registrado em:
Educação,
Evento público
O professor Carnoy discutiu os aumentos desiguais nas notas das escolas brasileiras desde 2000. Em estudo recente, os ganhos de desempenho dos alunos nos municípios brasileiros (2007–2017) foram analisados com o objetivo de entender a variação desses ganhos e as correlações socioeconômicas, raciais e de recursos escolares dessa variação.
Martin Carnoy é o Professor Vida Jacks de Educação na Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford e ex-presidente da Comparative and International Education Society e membro da National Academy of Education e da International Academy of Education. Ele escreveu quarenta livros e mais de 150 artigos sobre o valor econômico da educação, sobre a economia política da política educacional, sobre a produção educacional e sobre o ensino superior. Grande parte de seu trabalho é comparativo e internacional e investiga a maneira como os sistemas educacionais são organizados.
No Brasil, ele apoia o Programa de Especialização Docente PED Brasil - uma rede de Universidades Brasileiras para a Formação de Professores - desde sua criação.
No Brasil, ele apoia o Programa de Especialização Docente PED Brasil - uma rede de Universidades Brasileiras para a Formação de Professores - desde sua criação.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Building Equitable, Excellent and Democratic Classrooms: Evidence-based Programs for Educators in Various Subject Areas
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
17/06/2024
—
última modificação
01/07/2024 10:02
—
registrado em:
Educação ,
Evento público ,
Infância ,
Pedagogia ,
Ensino Básico ,
IEA
A professora Rachel Lotan apresenta a abordagem pedagógica, baseada em evidências, desenvolvida na Universidade de Stanford ao longo de mais de cinco décadas.
O estudo foi aprofundado e ampliado pelo trabalho de acadêmicos, professores e pesquisadores em vários países ao redor do mundo para apoiar salas de aula equitativas e democráticas de excelência para diversas populações de estudantes em salas de aula heterogêneas.
A abordagem enfatiza interações de status igual entre os alunos e especifica as condições sob as quais os professores podem estabelecer e apoiar tais interações.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrogênio Verde e Estratégias para Redução de Emissões
-
por Jorge Paulo Soares
—
publicado
25/04/2024
—
última modificação
06/05/2024 11:32
—
registrado em:
Programa Ano Sabático,
Evento online ,
Sustentabilidade ,
Evento público ,
Energia ,
ODS07 - Energia Acessível e Limpa
Ciclo Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7
Dando continuidade ao Ciclo, este evento explora principalmente o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de hidrogênio verde, abordando os desafios e as oportunidades desse vetor energético.
Além de discutir estratégias eficazes para a redução das emissões de gases do efeito estufa, com foco em políticas e inovações tecnológicas.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024