-
Diálogos sobre Educação em Agroecologia - mesa 2
-
por Aziz Salem
—
publicado
18/09/2015
—
última modificação
05/06/2025 10:38
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia
A discussão sobre conceitos e práticas relacionadas à educação em agroecologia envolveu representantes de diferentes setores: universidades, movimentos sociais, organizações não governamentais e do campo. Durante o encontro, foram apresentadas as áreas onde se dá o ensino agroecológico, abordando a metodologia utilizada, as bases pedagógicas, a orientação política e as contribuições para o desenvolvimento da temática.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2015
-
Empirismo Crítico Construtivo: O Caráter Social do Conhecimento, Focando no Aspecto Discursivo Crítico da Objetividade e nas suas Consequências para o Entendimento do Papel dos Valores na Ciência
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
31/03/2016
—
última modificação
05/06/2025 10:52
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia
Esta é uma apresentação do que Helen Longino chama de epistemologia social para a ciência. Esta posição surge da consideração de argumentos sobre a indeterminação de hipóteses por provas. Longino argumentou e propôs que os desafios colocados para as reivindicações de objetividade só podem ser cumpridos se nós nos dirigirmos para o pensamento do conhecimento com um alcance em um contexto social e interativo. Ela sugere que a observância de determinadas normas em e por uma comunidade de inquiridores reduz (mas não elimina) o papel dos valores na ciência.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2015
-
Critical constructive empiricism: the social character of knowledge, focusing on the critical discursive aspect of objectivity and its consequences for understanding the role of values in the sciences
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
31/03/2016
—
última modificação
05/06/2025 10:52
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia
Helen characterizes the approach of the conference as social epistemology to science and explains that this position "arises from the consideration of arguments about the indeterminacy of hypotheses by evidence."
She developed this argument and proposed that the challenges it poses to the claims for objectivity "can only be met if we drive ourselves to the thought of knowledge as a range in a social and interactive context." The philosopher suggests that "the observance of certain standards in and by an inquiring community reduces (but does not eliminate) the role of values in science."
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2015
-
XXV Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia - 1º seminário
-
por Sandra Codo
—
publicado
17/03/2014
—
última modificação
04/06/2025 14:37
—
registrado em:
Abstração,
Tecnociência,
Filosofia da Ciência,
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia
“Questionando os Conceitos de Risco e Incerteza em Problemas de Base Científico-tecnológica” foi o tema do primeiro de quatro encontros do 25º Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. As análises foram pautadas pelas especificidades dos conceitos de risco e incerteza no contexto da sociedade tecnocientífica.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014
-
Verão 2013/14 e Cenários de Estresse Hídrico
-
por Sandra Codo
—
publicado
20/03/2014
—
última modificação
04/06/2025 14:38
—
registrado em:
O Comum,
Água,
Meio Ambiente,
Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade,
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia,
Ciências Ambientais
O debate visou a discutir a situação atual de baixos níveis nos reservatórios das represas que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e as perspectivas de futuro a partir dos aspectos que relacionam esta situação de estresse hídrico com as dimensões institucional, de governança da água e seus desdobramentos no plano socioambiental e da segurança alimentar.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014
-
XXV Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia - 3º seminário
-
por Sandra Codo
—
publicado
31/03/2014
—
última modificação
04/06/2025 14:40
—
registrado em:
Abstração,
Tecnociência,
Filosofia da Ciência,
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia
“Quando as incertezas são reduzidas a riscos: o conflito em redor dos resíduos perigosos em Portugal”. Este foi o tema do terceiro encontro do XXV Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia que debateu a decisão política de implementação de um processo de queima de resíduos industriais perigosos em fornos de cimenteiras.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014
-
XXV Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia - 4º seminário
-
por Sandra Codo
—
publicado
07/04/2014
—
última modificação
04/06/2025 14:40
—
registrado em:
Abstração,
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia,
Tecnociência
A catástrofe continuada: o acidente de Fukushima e as incertezas das centrais nucleares. Este foi o tema do quarto e último encontro do 25º Seminário Internacional de Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014
-
Narrativas Visuais, Populares e Científicas: Povos Tradicionais e o Desafio da Conservação da Biodiversidade - Mesa 1
-
por Sandra Codo
—
publicado
10/04/2014
—
última modificação
04/06/2025 14:41
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia,
Biodiversidade,
Transformação,
Ciências Ambientais,
Amazônia,
Abstração
As duas mesas que compõe esse seminário tiveram por objetivo debater as seguintes temáticas: o registro documental imagético e a pesquisa de campo: da imagem à tradução das realidades; diálogos entre a ciência e os saberes tradicionais: do modelo da interação ao pluralismo metodológico; comunicação e polarização entre narrativas científicas e populares na conservação da biodiversidade.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014
-
Narrativas Visuais, Populares e Científicas: Povos Tradicionais e o Desafio da Conservação da Biodiversidade - Mesa 2
-
por Sandra Codo
—
publicado
11/04/2014
—
última modificação
04/06/2025 14:41
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia,
Biodiversidade,
Amazônia,
Ciências Ambientais,
Transformação,
Abstração
As duas mesas que compõe esse seminário tiveram por objetivo debater as seguintes temáticas: o registro documental imagético e a pesquisa de campo: da imagem à tradução das realidades; diálogos entre a ciência e os saberes tradicionais: do modelo da interação ao pluralismo metodológico; comunicação e polarização entre narrativas científicas e populares na conservação da biodiversidade.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014
-
Estilos de Pensamento: Científico e Matemático
-
por Sandra Codo
—
publicado
11/07/2014
—
última modificação
04/06/2025 14:59
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia,
Epistemologia,
Filosofia da Ciência,
Abstração
A noção de estilo de pensamento científico tem sido empregada como uma ferramenta analítica para a compreensão de aspectos significativos da prática científica. Otávio Bueno apresentou, nesta conferência, uma forma de conceber tal noção estendida em seu campo de aplicação às matemáticas; entre outras abordagens.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014