-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica" - 2ª mesa-redonda
-
por Sandra Codo
—
publicado
20/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Educação,
Brasil,
Ensino Público
Tendo como objetivo discutir a melhoria na qualidade do ensino fundamental médio, o ciclo "A Qualidade da Educação Básica" deteve-se em quatro linhas de abordagem: o próprio conceito de qualidade da educação; os vários determinantes da qualidade; as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade e a atenção às diferenças. O tema dessa segunda mesa-redonda “As Multideterminações da Qualidade” procurou identificar e discutir o peso de fatores de ordem social, cultural, demográfica e escolar na determinação da qualidade da educação básica. Foram contempladas as diferenças regionais brasileiras e a realidade de outros países.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica" - 2ª mesa-redonda - vídeo 2
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Ensino Público,
Brasil,
Educação
Tendo como objetivo discutir a melhoria na qualidade do ensino fundamental médio, o ciclo "A Qualidade da Educação Básica" deteve-se em quatro linhas de abordagem: o próprio conceito de qualidade da educação; os vários determinantes da qualidade; as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade e a atenção às diferenças. O tema dessa segunda mesa-redonda “As Multideterminações da Qualidade” procurou identificar e discutir o peso de fatores de ordem social, cultural, demográfica e escolar na determinação da qualidade da educação básica. Foram contempladas as diferenças regionais brasileiras e a realidade de outros países.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica" - 3ª mesa-redonda
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Ensino Público,
Educação,
Brasil
"A Qualidade no Ensino, no Projeto Educativo e na Gestão da Escola" constituiu na terceira mesa-redonda do ciclo "A Qualidade da Educação Básica" que teve como objetivo chamar a atenção para elementos que têm servido como referência em propostas inovadoras, no que diz respeito ao seu projeto político-pedagógico, infraestrutura e recursos alocados. O ciclo baseou-se nas seguintes temáticas: o próprio conceito de qualidade da educação; os vários determinantes da qualidade; as experiências de gestão que podem se constituir em referências de qualidade e a atenção às diferenças.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "A Qualidade da Educação Básica” - 4ª mesa-redonda
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:24
—
registrado em:
O Comum,
Ensino Público,
Educação,
Brasil
A Atenção às Diferenças Faz Diferença na Qualidade do Ensino? Esse quarto e último encontro do ciclo "A Qualidade da Educação Básica" teve o objetivo de avaliar o quanto as questões de identidade e especificidades das culturas juvenis respondem pelas diferenças na qualidade do ensino.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2007
-
Ciclo "Ciência Avançada" - 1ª conferência
-
por Sandra Codo
—
publicado
16/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:19
—
registrado em:
Transformação,
Neurociência,
Medicina
Inaugurando o ciclo Ciência Avançada, comemorativo dos 25 anos do IEA, o neurocientista Miguel Nicolelis proferiu a conferência "Computando com Populações Neuronais”. Nicolelis apresentou suas pesquisas mais recentes baseadas nos seguintes temas: propriedades computacionais de grandes conjuntos neuronais no comportamento de primatas; plasticidade sensório-motora em animais adultos e em desenvolvimento sensorial; bases neuronais da aprendizagem sensório-motora; desenvolvimento das interfaces cérebro-máquina para restaurar a função neurológica; base neuronal da percepção tátil.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Ciclo "Ciência Avançada" - 2ª conferência
-
por Sandra Codo
—
publicado
17/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:23
—
registrado em:
Transformação,
Astronomia,
Ciências Naturais
Durante décadas os buracos negros não passavam de especulações teóricas, mas, nas décadas de 1960 e 1970 surgiram as primeiras evidências de que seriam objetos reais. O astrofísico João E. Steiner em sua conferência "Buracos Negros: Sementes ou Cemitérios de Galáxias?", analisou essa e outras abordagens acerca do tema, indicando que os estudos atuais apontam que há buracos negros estelares e os supermassivos, que segundo ele, habitam o núcleo das galáxias. Essa foi a segunda conferência do ciclo "Ciência Avançada" comemorativa dos 25 anos de fundação do IEA.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Ciclo "Ciência Avançada" - 3ª conferência
-
por Sandra Codo
—
publicado
20/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:26
—
registrado em:
Transformação,
Linguística
Tomando como pano de fundo o pensamento contemporâneo sobre a evolução da linguagem, Eleonora Cavalcante Albano, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, partiu da estrutura da sílaba nas línguas naturais orais para confrontar duas visões correntes do seu desenvolvimento: a teoria arcabouço-conteúdo, de P. MacNeilage e B. Davis, e a fonologia articulatória ou gestual, de C. Browman e L. Goldstein. A Emergência da Sílaba nas Línguas Orais: Ontogênese ou Filogênese? foi a temática apresentada no seminário.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Ciclo "Ciência Avançada" - 4ª conferência
-
por Sandra Codo
—
publicado
20/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:27
—
registrado em:
Transformação,
Genética,
Medicina,
Pesquisa
Qual é de fato a constituição genética do povo brasileiro? De acordo com o geneticista Sérgio Danilo Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), somos o que ele chama de "ancestroma brasileiro" que é a totalidade das características genéticas das três principais populações constituintes do povo brasileiro: ameríndios, europeus e africanos. Na conferência "Estrutura e Formação Genética do Povo Brasileiro" ele explica o uso de diferentes ferramentas moleculares para caracterizar tal ancestroma.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Ciclo "Ciência Avançada" - 5ª conferência
-
por Sandra Codo
—
publicado
21/01/2014
—
última modificação
18/09/2019 20:29
—
registrado em:
Transformação,
Medicina,
Neurociência
A conferência Quantos Neurônios você Tem? Alguns Dogmas da Neurociência sob Revisão teve por objetivo fazer uma revisão dos dogmas que cercam os estudos sobre a neurociência.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2011
-
Ciclo "Formação Universitária: como Preparar o Brasil para o Futuro?" - 2ª conferência
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/05/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:34
—
registrado em:
O Comum,
Ensino Superior,
Brasil
Como serão o Brasil e o mundo para os novos doutores? Essa questão foi o ponto de partida para estruturação do ciclo "Formação Universitária: como Preparar o Brasil para o Futuro?”, ocorrido no primeiro semestre de 2008. A pesquisadora Elizabeth Balbachevsky proferiu a conferência As Transformações Recentes do Ensino Superior.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2008