-
The Humanities and its Publics (vídeo em português)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
26/04/2016
—
última modificação
18/09/2019 22:16
Nesta conferência, Michael Elliott, professor e ex-diretor do Emory College of Arts and Sciences, Emory University, discutiu como professores americanos pensam o seu papel na sociedade do início do século XX até os dias atuais e quais as possibilidades e os riscos de se tornar um intelectual público na era digital.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2016
-
Research Without Frontiers: The Future of Academic Publication in a Digital World (vídeo em português)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
26/04/2016
—
última modificação
18/09/2019 22:16
Michael Elliott, professor e ex-diretor do College of Arts and Sciences, da Emory University, ministra uma oficina sobre o futuro das publicações acadêmicas no mundo digital. O assunto foi objeto de seu projeto desenvolvido para a fundação Andrew W. Mellon.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2016
-
Sciences, Innovation et Société: Formation, Professionnalisation et Talents de Demain - Partie II
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
27/04/2016
—
última modificação
18/09/2019 22:16
(Vidéo en française) Brésil et France ont discuté des nouvelles méthodologies pour la formation des cadres et dirigeants.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2016
-
Educação Nutricional em Debate - Parte I
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
10/05/2016
—
última modificação
18/09/2019 22:17
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza
O objetivo destes seminários foi promover o diálogo e iniciativas conjuntas entre universidades, o Estado e a sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza - e suas consequências sobre a (des)nutrição - e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2016
-
Educação Nutricional em Debate - Parte II
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
10/05/2016
—
última modificação
18/09/2019 22:18
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza
O objetivo destes seminários foi promover o diálogo e iniciativas conjuntas entre universidades, o Estado e a sociedade, com vistas à implementação de políticas consistentes de combate à pobreza - e suas consequências sobre a (des)nutrição - e a discussão da aliança entre o público e o privado nessas ações.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2016
-
Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
09/08/2017
—
última modificação
19/09/2019 07:08
—
registrado em:
Medicina,
Direitos humanos
Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Centre for Evidence in Disability, também na LSHTM, discutiu temas relacionados à prevalência da deficiência em diversas regiões do mundo e as especificidades de se habitar um corpo com impedimentos em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2017
-
Global Perspectives on Disability and Vulnerability
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
30/08/2017
—
última modificação
19/09/2019 07:09
Os chamados Estudos da Deficiência consistem em um campo de estudo interdisciplinar que ganhou proeminência mundial, originado no contexto anglo-saxão em meados da década de 1960. Neste encontro, Hannah Kuper, professora de Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Center for Evidence in Disability, também da LSHTM, discutiram questões relacionadas à prevalência da deficiência em várias regiões do mundo e às especificidades da vida de um corpo com deficiência em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2017
-
Lições do Evento Climático Extremo no Rio Grande do Sul para o Brasil
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
10/06/2024
—
registrado em:
IEA
O primeiro encontro de um ciclo que irá tratar da tragédia no Rio Grande do Sul sob diversas lentes reunirá especialistas para examinar suas causas e propor medidas para que os efeitos de futuros eventos extremos no estado sejam mitigados.
Sem perder de vista os acontecimentos atuais, os expositores irão apontar os riscos de que fatos similares ocorram em outras partes do Brasil e discutir como o país pode se preparar para enfrentar situações de extremos climáticos em curto, médio e longo prazos.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Inteligencia Artificial: Colonización de lo Vivo y Nuevas Figuras del Actuar
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/06/2024
—
registrado em:
Cátedra Oscar Sala
Partindo da hipótese de uma hibridação irreversível entre o orgânico e as racionalidades digitais, e de um diagnóstico sobre a colonização do vivo, os participantes do encontro discutem como as novas tecnologias digitais se inscrevem no colapso do Antropoceno.
Eles defendem uma distinção de natureza entre inteligência orgânica e inteligência artificial. Por outro lado, consideram que não existe algo como um sujeito da ação nos termos em que foi proposto pelo humanismo – pelo contrário, é justamente um desafio situacional a construção (sendo sempre uma coprodução) de novas figuras do agir, argumentam.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024
-
Memória da Ciência, Memória da Arte
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/06/2024
—
última modificação
17/06/2024 10:35
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento
O evento visa contribuir na discussão do papel do casal Max Löwenstein e Lily Epstein Löwenstein na formação de importantes acervos científicos e artísticos em São Paulo nos anos do segundo pós-guerra. Além da colaboração de Lily na Faculdade de Medicina da USP e no Instituto Biológico, os dois imigrantes alemães tiveram uma atuação relevante nas iniciativas de Assis Chateaubriand, Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi no MASP, na fundação da rede dos museus regionais e em outras atividades culturais.
São apresentados também os resultados de uma pesquisa sobre as exposições didáticas do primeiro MASP, e ainda “De Humani Corporis Fabrica” uma experiência didática inspirada no tratado de Vesalius do século XVI realizada por artistas pesquisadoras da ECA no acervo de anatomia do ICB USP.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2024