-
Vetores Saudáveis: O Relacionamento entre Pandemias, Clima e Biodiversidade
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
01/06/2020
—
registrado em:
Strategic Workshops
Os participantes do encontro abordaram como as mudanças climáticas e o desequilíbrio da biodiversidade estão relacionados à crescente vulnerabilidade de nossa sociedade a novas pandemias.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
I Videojornada da Operação Primatas: Abordagens para a Conservação dos Muriquis
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
08/06/2020
—
última modificação
18/06/2020 15:15
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas
Este seminário virtual abordou os trabalhos de recuperação da população de muriquis, espécie exclusiva da Mata Atlântica e severamente ameaçada de extinção. Uma das conferencistas foi a principal especialista no tema, a primatologista Karen Strier, que dedica-se à pesquisa sobre os muriquis há 40 anos.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Moeda e Gasto Público: Reflexões em Tempos de Pandemia e Após
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
08/06/2020
—
registrado em:
Grupo de Estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistências
Os efeitos da pandemia do coronavírus para a sociedade e a economia têm suscitado discussões acerca do papel do governo na crise: ele pode gastar para mitigar os efeitos dessa tragédia humanitária? Neste webinar, duas economistas da Unicamp abordaram as respostas e visões de diferentes especialistas do Brasil e do mundo sobre essa questão.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Jogos Para Aprender a Raciocinar
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/05/2020
—
última modificação
10/06/2020 22:52
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica
O que é e por que aprender a raciocinar?
Os jogos KenKen e Sudoku como práticas de raciocínio.
Como utilizar os jogos KenKen e Sudoku em alunos da Escola Fundamental ou da Escola de Jovens e Adultos?
O que é raciocinar em nível operatório concreto ou em nível formal ou hipotético dedutivo?
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Minicursos de Educação Aberta Digital (EAbD) - Bloco 1 - Não é Possível Ensinar Tudo: As Virtudes das Ideias Fundamentais
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/05/2020
—
última modificação
11/06/2020 05:48
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica
Ideias fundamentais em cada disciplina: um critério para discernir.
Ideias fundamentais da matemática: um elenco.
Exploração de ideias como as de Proporcionalidade, Equivalência, Ordem, Aproximação.
Algumas ideias fundamentais transdisciplinares: Rede, Indício, Iceberg, Mapa, Narrativa, Fusão de Horizontes, Constelação.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Conhecimento, Ciência, Tecnologia e Valores - 1º Encontro
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
06/06/2020
—
última modificação
11/06/2020 05:46
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica
Primeiro encontro do Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica promovido pela Cátedra de Educação Básica da USP em 2020.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Bolsonaro e o Mundo Armado no Brasil
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
22/06/2020
—
registrado em:
Grupo de Estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistências
Pesquisadores trataram do que veem como uma “crescente intromissão de grupos armados na política brasileira”. Para eles, tem causado inquietação não só a atuação de forças oficiais, como o exército e a polícia, mas também de grupos paraestatais, que podem causar prejuízos ao regime democrático.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Conversa com Jean-Pierre Dupuy
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
04/03/2020
—
última modificação
04/03/2020 15:39
—
registrado em:
Professores Seniores
Jean-Pierre Dupuy, autor de mais de 40 livros sobre os mais candentes desafios contemporâneos, participou de uma conversa com três dos mais renomados autores brasileiros sobre as incertezas da sustentabilidade global. O diálogo foi dividido em quatro etapas: 1. Complexidade e auto-transcendência; 2. O futuro como auto-transcendência; 3. O tempo que nos é deixado; 4. Crítica da ecologia apocalíptica (conhecida como “Colapsologia” na França).
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Afetando Tecnologias, Maquinando Inteligências - Parte 1 de 3
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/03/2020
Em três dias de atividades, pesquisadores, artistas e ativistas que trabalham criticamente questões de tecnologia, computação, arte e humanidades buscaram desmontar clichês relacionados a tecnologias da informação, inteligência artificial e aprendizado de máquina para, então, construir um entendimento coletivo sobre tais ferramentas e instrumentos. Estes, conforme avaliação dos organizadores, estão cada vez mais impregnados nos tecidos sociais e cívicos em todo o mundo, codificando injustiças coloniais em infraestruturas globais de informação.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Pensamento Sistêmico e Modelagem Integrada: as Relações entre Saúde e Mudanças Climáticas
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
11/03/2020
—
registrado em:
Grupo de Estudos Saúde Planetária
Os participantes do seminário discutiram como introduzir a teoria do pensamento sistêmico nas relações entre os efeitos das mudanças climáticas e o bem-estar da sociedade. Também apresentaram ao público o Mimes (Multiscale Integrated Model of Ecosystem Services), uma técnica de modelagem integrada de sistemas aplicada às questões relativas à saúde e suas interfaces com as mudanças climáticas.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020