-
UrbanSus - Morar nas Ruas de São Paulo Durante a Pandemia de Covid-19: Vivências, Intervenções, Pesquisas
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/12/2020
—
registrado em:
UrbanSus,
Programa USP Cidades Globais
Este ciclo de três encontros pretende refletir sobre o cotidiano de quem mora nas ruas de São Paulo durante a pandemia de Covid-19. Os expositores têm experiências distintas em relação ao tema: pernoite nas ruas; trabalho com/sobre a chamada população de rua; ou ainda pesquisas científicas acerca de quem vive nos espaços públicos da cidade.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Memória, Vírus, Revolta no Chile
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/12/2020
—
registrado em:
Grupo de Estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistências
Este webinar examinou as mobilizações sociais que estão ocorrendo no Chile, debatendo seus significados e repercussões nas instituições políticas, como o uso de dispositivos repressivos do Estado e o plebiscito em favor de uma nova Constituição para o país.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
III Videojornada da Operação Primatas: Micos-Leões - Quanto Avançamos e o que Falta para Salvá-los da Extinção? (Parte 2 de 2)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/12/2020
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Amazônia em Transformação: História e Perspectivas
Esta edição das videojornadas tratou dos micos-leões, destacando o histórico dos esforços, as iniciativas em andamento e as prioridades para a sua conservação. As quatro espécies de micos-leões são endêmicas da Mata Atlântica brasileira e estão em perigo de extinção. Mas os trabalhos para salvá-los podem ser considerados um caso de sucesso, tendo inspirado diversas iniciativas similares no Brasil e no mundo.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Desafios para o Desenvolvimento Sustentável das Vacinas da COVID-19 e a sua Incorporação no Sistema de Saúde Brasileiro
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/12/2020
—
registrado em:
Grupo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
Para contextualizar os próximos desafios da agenda de pesquisa e desenvolvimento das vacinas para Covid-19, pesquisadores de diversas áreas ligadas à CT&I em saúde se reuniram para analisar questões da produção, incorporação e distribuição das vacinas no sistema de saúde brasileiro. A análise dos aspectos científicos e técnicos do desenvolvimento das doses, a incorporação ao SUS e as questões políticas que podem interferir na agenda de imunização foram alguns dos assuntos discutidos neste encontro.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Saúde Planetária na América Latina: Hora de Agir! (Parte 5 de 5)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/12/2020
—
registrado em:
Grupo de Estudos Saúde Planetária
Como construir pontes e redes de relacionamento em torno do conceito de Saúde Planetária para além das fronteiras geográficas e das barreiras culturais? Essa foi uma das questões que nortearam os debates deste seminário. O conceito de Saúde Planetária engloba temas como Covid-19 e crise climática; reúne, em sua essência, questões relativas à proteção à saúde e ao bem-estar humanos alinhadas com a proteção aos sistemas naturais da Terra. Os pesquisadores debateram sobre sindemias e sistemas de saúde; relações dos ecossistemas marinhos e humanos; sistemas alimentares e muito mais.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2020
-
Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo? - Parte I
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/04/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:47
—
registrado em:
Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira
Apesar das inúmeras dificuldades do ensino básico brasileiro, existem diversas escolas públicas e privadas, laicas e confessionais, de boa qualidade, bem como excelentes iniciativas no campo da educação não formal, como a oferecida por museus e centros de ciências, culturais e poliesportivos. Esses exemplos inspiradores foram tratados no quinto e último seminário promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira sobre os desafios da educação no país.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo? - Parte II
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/04/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:48
—
registrado em:
Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira
Apesar das inúmeras dificuldades do ensino básico brasileiro, existem diversas escolas públicas e privadas, laicas e confessionais, de boa qualidade, bem como excelentes iniciativas no campo da educação não formal, como a oferecida por museus e centros de ciências, culturais e poliesportivos. Esses exemplos inspiradores foram tratados no quinto e último seminário promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira sobre os desafios da educação no país.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Diálogo sobre Cooperação Tecnológica - Transformando Recursos em Riquezas
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/04/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:48
—
registrado em:
Geração de Tecnologias,
Recursos Naturais
Neste encontro, especialistas trataram do potencial brasileiro em recursos naturais estratégicos, como os bens minerais, alguns deles com as maiores reservas mundiais localizadas no Brasil. Eles acreditam que investimentos em levantamentos geológicos e aerogeofísicos e, sobretudo, programas de incentivo, desenvolvimento e de cooperação entre a indústria, a academia e o governo podem ajudar o país a crescer nesta área.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Conservação de Obras em Trânsito /Empréstimo
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/04/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:48
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado
Ana Helena Curti, da Arte 3; a museóloga Eugênia Gorini Esmeraldo; a conservadora-restauradora Valéria de Mendonça; e Vitória Arruda, do Instituto Tomie Ohtake, estiveram no IEA em um encontro que tratou da conservação de obras de arte durante o transporte. Quais os cuidados, como deve ser feito, o que a experiência mostra?
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Using Wittgenstein for Thinking About the Meaning of Technology
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
05/04/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:48
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia
O austríaco Ludwig Wittgenstein é normalmente lido como um filósofo da linguagem, mas não da tecnologia. Neste encontro, o filósofo Mark Coeckelbergh, da Universidade de Viena, tentou mudar esta imagem, mostrando o que ele considera ser sua abordagem holística e instrumental para a linguagem, mas também pertinente para conceituar tecnologia e seu significado em jogos e formas da vida.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018