Você está aqui: Página Inicial / Coleções da Home

Resultado da busca

1573 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item














Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
VideoIEA Escola, Diversidade e Equidade - Parte 1 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 16/09/2019 última modificação 18/09/2019 11:31 — registrado em:
O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Escola, Diversidade e Equidade - Parte 2 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 16/09/2019 última modificação 18/09/2019 11:36 — registrado em:
O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Escola: Gestão e Docência - Parte 1 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 06/11/2019 última modificação 08/11/2019 17:22 — registrado em:
Este terceiro encontro focou na gestão escolar, tendo como palestra inicial “Gestão e Docência”. As oficinas de trabalho detalharam o assunto em temáticas específicas: “ O espaço aula”, “A escola além da aula” e “O trabalho coletivo”. O objetivo do encontro era avaliar como a escola conduz seu projeto pedagógico.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Escola: Gestão e Docência - Parte 2 de 2
por Sergio R V Bernardo publicado 06/11/2019 última modificação 08/11/2019 17:22 — registrado em:
Este terceiro encontro focou na gestão escolar, tendo como palestra inicial “Gestão e Docência”. As oficinas de trabalho detalharam o assunto em temáticas específicas: “ O espaço aula”, “A escola além da aula” e “O trabalho coletivo”. O objetivo do encontro era avaliar como a escola conduz seu projeto pedagógico.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo? - Parte I
por Sergio R V Bernardo publicado 05/04/2018 última modificação 18/09/2019 11:47 — registrado em:
Apesar das inúmeras dificuldades do ensino básico brasileiro, existem diversas escolas públicas e privadas, laicas e confessionais, de boa qualidade, bem como excelentes iniciativas no campo da educação não formal, como a oferecida por museus e centros de ciências, culturais e poliesportivos. Esses exemplos inspiradores foram tratados no quinto e último seminário promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira sobre os desafios da educação no país.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Videos 2018
VideoIEA Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo? - Parte II
por Sergio R V Bernardo publicado 05/04/2018 última modificação 18/09/2019 11:48 — registrado em:
Apesar das inúmeras dificuldades do ensino básico brasileiro, existem diversas escolas públicas e privadas, laicas e confessionais, de boa qualidade, bem como excelentes iniciativas no campo da educação não formal, como a oferecida por museus e centros de ciências, culturais e poliesportivos. Esses exemplos inspiradores foram tratados no quinto e último seminário promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira sobre os desafios da educação no país.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Videos 2018
VideoIEA Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 1 de 4
por Sergio R V Bernardo publicado 26/04/2019 última modificação 18/09/2019 11:27 — registrado em:
Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 2 de 4
por Sergio R V Bernardo publicado 26/04/2019 última modificação 18/09/2019 11:28 — registrado em:
Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 4 de 4
por Sergio R V Bernardo publicado 26/04/2019 última modificação 18/09/2019 11:28 — registrado em:
Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2019
VideoIEA Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença
por Sergio R V Bernardo publicado 07/10/2022 última modificação 07/10/2022 14:39 — registrado em:
Neste evento, Conceição Evaristo coordenou uma mesa para discutir como a "escrevivência" pode se construir como um corpus literário diferenciado na literatura brasileira e como o conceito criado por ela tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas do conhecimento. A escritora afirma que a aquisição da leitura e da escrita por grupos sociais e indivíduos que historicamente foram e são excluídos da cultura e dos bens culturais da elite "não se apresenta como algo dado, mas como direito a ser conquistado". Para Conceição, discursos literários criados a partir da experiência de sujeitos subjugados pela condição racial, de gênero, étnica, social e outras "podem atritar com sistema literário canônico, uma vez que o cânone é também uma construção de um determinado poder".
Localizado em MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2022