-
Jornada Franco-Brasileira (Parte 2)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
20/04/2018
—
última modificação
18/09/2019 12:59
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Brasil-França
A Jornada Franco-Brasileira apresentou algumas das principais influências de pesquisadores franceses nos primeiros anos de formação da Universidade de São Paulo, assim como das tradicionais escolas que se juntaram no decreto de criação de 1934. A programação trouxe mesas sobre medicina e biologia, e ciências humanas e sociais. Além do legado do período inicial, foram apresentados também experiências posteriores e atuais.
Nessa ocasião, o IEA-USP e o Institut des Amériques assinaram um acordo de cooperação para estabelecer canais de comunicação, trocas de conhecimentos científicos e culturais e estimular as atividades de pesquisa e formação.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2017
-
Conversa sobre o Antropoceno
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
26/04/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:58
—
registrado em:
Geociência,
Ecologia,
Ciência,
Mudanças Climáticas
O Antropoceno, fase do planeta marcada pela forte participação humana como força ambiental, capaz de produzir profundas alterações climáticas, foi tema deste encontro com a presença da geoquímica Sonia Maria Barros de Oliveira, professora do IAG- USP, e do jornalista Reinaldo José Lopes, da "Folha de S. Paulo". Essa época do planeta é antecedida pela do Holoceno, iniciada há mais de 11 mil anos, quando do começo do processo civilizatório.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Imprensa e Poder: do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
09/05/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:59
—
registrado em:
Sabáticos,
Jornalismo,
Imprensa
Numa época em que as redes sociais se tornaram fontes de informação e que as fake news são reproduzidas em larga escala, este debate resgata casos emblemáticos para entender o presente. O historiador Jean-Yves Mollier, da Universidade de Versailles Saint-Quentin-em Yvelines, França, discute as relações entre a imprensa e o poder político e financeiro na França desde o final do século 19. A partir dessa referência histórica, Mollier se debruça sobre desafios atuais.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - A Democracia e a Pesquisa Multiestratégica
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/05/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:59
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia
Na conferência, o filósofo Hugh Lacey, membro do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, discute como a ciência moderna e os valores afirmados por ela podem contribuir para o fortalecimento da democracia. As respostas a essa questão dependem de como a democracia e a ciência são entendidas, afirma o filósofo. Ele desenvolve sua argumentação a partir dos conceitos de democracia representativa e democracia participativa e dos dois tipos de concepções de ciência: a ciência descontextualizada (que incorpora a ciência básica e a tecnociência, inclusive a tecnociência comercialmente orientada) e a pesquisa multiestratégica.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Reforma do Ensino de Engenharia
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
17/05/2018
—
última modificação
18/09/2019 11:59
—
registrado em:
Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade - NAP
A última reforma estrutural aplicada ao ensino de engenharia no Brasil aconteceu há mais de dez anos. Nesse período, o currículo das escolas de engenharia sofreu uma considerável defasagem por conta do surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial e a internet das coisas. Neste encontro, o conferencista Luiz Roberto Curi, presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional Educação (CNE), discute a necessidade de uma reestruturação nos programas teóricos da área.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Videos 2018
-
Life in the Cognitive Era (Terceiro Encontro)
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
23/10/2019
No terceiro encontro da série de seminários "A Vida na Era Cognitiva", o professor visitante Donald Peterson abordou o conceito de laço cibernético, originalmente impulsionado por Norbert Wiener, na era cognitiva. Trata-se de um laço de controle usado para ajustar ações a circunstâncias e consequências, sendo essencial para a adaptabilidade e, portanto, para o desempenho de um sistema.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2019
-
Dissimulação Estratégica - Parte I
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
27/03/2017
—
última modificação
05/06/2025 13:30
O General de Exército Sergio Conforto fez esta conferência sobre a dissimulação estratégica, abordagem que contém as ideias da máxima perfeição do trabalho de inteligência: induzir um alvo a conduzir suas ações de acordo com o interesse do dissimulador, julgando que isto é o que realmente lhe será útil e em nenhum momento reconhecendo que foi induzido a atuar em proveito do “inimigo”. De larga aplicação, a dissimulação estratégica está presente nas áreas da defesa, relações internacionais e empresarial, entre outras.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2017
-
Dissimulação Estratégica - Parte II
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
27/03/2017
—
última modificação
05/06/2025 13:33
O General de Exército Sergio Conforto fez esta conferência sobre a dissimulação estratégica, abordagem que contém as ideias da máxima perfeição do trabalho de inteligência: induzir um alvo a conduzir suas ações de acordo com o interesse do dissimulador, julgando que isto é o que realmente lhe será útil e em nenhum momento reconhecendo que foi induzido a atuar em proveito do “inimigo”. De larga aplicação, a dissimulação estratégica está presente nas áreas da defesa, relações internacionais e empresarial, entre outras.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2017
-
¿Son emprendedores nuestros jóvenes universitarios? ¿Les enseñamos a serlo?
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
06/04/2017
—
última modificação
05/06/2025 13:27
—
registrado em:
Núcleo de política e gestão tenológica
Há quem diga que não se pode ensinar a empreender, mas que se pode aprender a empreender. Evidentemente, se é possível aprender então é possível ensinar a fazê-lo, embora objetivos, conteúdo, meios e até mesmo espaços para aprender e ensinar a empreender não são usuais em escolas ou universidades.
Essas questões foram o foco da palestra, que também apresentou os destaques do primeiro estudo sobre o perfil empreendedor do estudante universitário na Espanha e no México.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2017
-
Encontro Acadêmico Interdisciplinaridade e Inovação em Universidades de Excelência - Mesa 1
-
por Sergio R V Bernardo
—
publicado
25/05/2017
—
última modificação
18/09/2019 12:59
—
registrado em:
Strategic Workshops
O evento promoveu entendimentos e reflexão sobre teorias e práticas interdisciplinares que ampliam o diálogo entre variadas áreas de conhecimento, favorecem a renovação de práticas pedagógicas, científicas e profissionais, estimulam inovação e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento de Universidades de excelência.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2017