Tecnologias Contemporâneas: Perspectivas Dissidentes e Culturológicas
Detalhes do evento
Quando
a 12/08/2025 - 21:00
Onde
Nome do Contato
Minicurso
O objetivo desse minicurso é trabalhar a ideia de tecnologia como algo inerente ao próprio ser humano, recapitulando-se o conceito original de técnica, compreendida como um elemento próprio da cultura e do desenvolvimento cultural. Não apenas como um instrumento de controle, opressão, acúmulo de capital e expansão dos processos de exclusão social, muitas vezes determinados pela tecnologia contemporânea distópica.
Dentro dessa perspectiva, pretendo explorar o conceito de mediações como construções simbólicas, permeado pela visão culturológica de Edgar Morin, a hermenêutica simbólica e imaginário mítico-cultural de Gilbert Durand, Michel Maffesoli, os estudos midiológicos de Régis Debray, e a teoria de sistemas, segundo elucidações de Norbert Wiener, Humberto Maturana e Francisco Varela.
No tocante à ideia de tecnologia, serão mencionadas as contribuições de Nilson Machado, José Ortega Y Gasset, Milton Santos, Martin Heidegger, Hugo Assmann, Bernard Stiegler, Bruno Latour e Hermínio Martins, Petar Jandrić, entre outros.
A partir de tais referenciais, pretende-se empreender uma discussão mais humanizada e humanística de tecnologia vinculada ao campo da cultura, visando contribuir para a reflexão de educadores e professores para os processos humanos de construção de saberes cotidianos, para além da dimensão de ferramentas e artefatos tecnológicos fetichizados, mercantilizados e autoritariamente impostos.
Expositor:
Paulo da Silva Quadros (ECA e CEB-IEA/USP)
Inscrições
Evento público e gratuito | Com inscrição prévia | Com certificação para participantes ao vivo
Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra