Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Tecnologias Contemporâneas: Perspectivas Dissidentes e Culturológicas

Tecnologias Contemporâneas: Perspectivas Dissidentes e Culturológicas

por Amanda Carvalho Matos - publicado 28/05/2025 11:55 - última modificação 28/07/2025 12:12

Detalhes do evento

Quando

de 12/08/2025 - 19:00
a 12/08/2025 - 21:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Minicurso

O objetivo desse minicurso é trabalhar a ideia de tecnologia como algo inerente ao próprio ser humano, recapitulando-se o conceito original de técnica, compreendida como um elemento próprio da cultura e do desenvolvimento cultural. Não apenas como um instrumento de controle, opressão, acúmulo de capital e expansão dos processos de exclusão social, muitas vezes determinados pela tecnologia contemporânea distópica.

Dentro dessa perspectiva, pretendo explorar o conceito de mediações como construções simbólicas, permeado pela visão culturológica de Edgar Morin, a hermenêutica simbólica e imaginário mítico-cultural de Gilbert Durand, Michel Maffesoli, os estudos midiológicos de Régis Debray, e a teoria de sistemas, segundo elucidações de Norbert Wiener, Humberto Maturana e Francisco Varela.

No tocante à ideia de tecnologia, serão mencionadas as contribuições de Nilson Machado, José Ortega Y Gasset, Milton Santos, Martin Heidegger, Hugo Assmann, Bernard Stiegler, Bruno Latour e Hermínio Martins, Petar Jandrić, entre outros.

A partir de tais referenciais, pretende-se empreender uma discussão mais humanizada e humanística de tecnologia vinculada ao campo da cultura, visando contribuir para a reflexão de educadores e professores para os processos humanos de construção de saberes cotidianos, para além da dimensão de ferramentas e artefatos tecnológicos fetichizados, mercantilizados e autoritariamente impostos.

Expositor:

Paulo da Silva Quadros (ECA e CEB-IEA/USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia | Com certificação para participantes ao vivo

Transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra