Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Futures-Oriented Science Education

Futures-Oriented Science Education

por Rafael Borsanelli - publicado 26/11/2025 19:45 - última modificação 27/11/2025 12:15

Detalhes do evento

Quando

de 02/12/2025 - 14:00
a 02/12/2025 - 18:00

Onde

Auditório Cesar Lattes (sala 2027), Instituto de Física da USP, Rua do Matão 1371, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O evento se propõe a explorar o papel transformador da educação científica na capacitação de jovens para navegar em um mundo complexo e incerto, repleto de riscos socioambientais. A primeira apresentação, conduzida por Olivia Levrini, examinará como a reinterpretação do conteúdo científico pode desenvolver competências de "pensamento futuro" nos estudantes, estimulando sua criatividade, agência e responsabilidade informada.

Na sequência, Lorenzo Miani apresentará o FyouTURES, um inovador jogo de tabuleiro projetado para apoiar essa educação científica orientada para o futuro. O jogo engaja os participantes na construção colaborativa de cenários, forçando-os a explorar múltiplos futuros, confrontar dilemas científicos e éticos e tomar decisões coletivas sob incerteza.

Transmissão

Acompanhe ao vivo pelo canal do PIEC-USP.

Inscrições

Evento público e gratuito | Em inglês | Sem inscrição

Apoio

Instituto de Física da USP

Programação

14h - Seminário 1

Futures-Oriented Science Education

Olivia Levrini (University of Bologna)

Neste seminário, Olivia Levrini examinará como a educação científica pode capacitar os jovens a desenvolver competências de pensamento futuro que apoiem a navegação em um cenário global marcado pela incerteza, complexidade e risco socioambiental. Com base em pesquisas na intersecção entre a educação científica e os estudos de futuro, a apresentação ilustrará como o conteúdo científico pode ser reinterpretado e regenerado para fomentar a criatividade, o senso de agência, a responsabilidade e a esperança informada dos estudantes.

Será dedicada atenção particular à mudança epistemológica introduzida pelos estudos de futuro e aos desafios pedagógicos que a acompanham — como reconhecer e problematizar narrativas tecnocráticas dominantes do futuro, abraçar a complexidade, engajar-se em decisões carregadas de valor e abordar as dimensões emocionais da aprendizagem em contextos repletos de crise. O seminário será concluído com uma discussão dos princípios de design desenvolvidos nos projetos da UE I SEE, FEDORA e FEDORAS, destacando como esses princípios podem guiar a criação de ambientes educacionais que integrem de forma significativa o pensamento antecipatório ao ensino de ciências.

 

16h - Seminário 2

FyouTURES — A Board Game for Building Collective Scenarios

Lorenzo Miani  (University of Bologna)

Este seminário apresenta o FyouTURES, um jogo de tabuleiro desenvolvido para apoiar a educação científica orientada para o futuro, engajando os aprendizes na construção colaborativa de cenários. Lorenzo Miani apresentará os fundamentos conceituais e os princípios de design do jogo, explicando como ele cria espaços para negociação, reflexão crítica e tomada de decisão coletiva em condições de incerteza e risco socioambiental.

Através da jogabilidade, os participantes são convidados a explorar múltiplos futuros possíveis, confrontar dilemas científicos e éticos e refletir sobre as consequências de ações individuais e coletivas. O seminário ilustrará como o jogo promove habilidades como pensamento sistêmico, imaginação, argumentação e resolução cooperativa de problemas. Dificuldades comumente encontradas pelos estudantes — como navegar por valores conflitantes, equilibrar evidências científicas com considerações sociais e imaginar resultados de longo prazo — serão discutidas, juntamente com estratégias para transformar esses desafios em oportunidades significativas de aprendizado.

No geral, a apresentação destacará o potencial pedagógico dos jogos de tabuleiro como ferramentas para fomentar a antecipação, a colaboração e a responsabilidade compartilhada entre jovens que lidam com questões científicas e socioambientais contemporâneas.