O forte crescimento da população estudantil, as limitações orçamentárias e as novas tecnologias de informação são as mudanças mais perceptíveis encontráveis no ensino superior e na profissão acadêmica. Essas mudanças serão debatidas na conferência "As Transformações Recentes do Ensino Superior", pela cientista política Elizabeth Balbachevsky, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O debate "Sustentabilidade em Biocombustíveis" busca discutir a utilização de critérios e indicadores de sustentabilidade para produção de etanol; a controvérsia alimento versus combustível; o avanço das áreas de desmatamento e possíveis causas associadas aos biocombustíveis; e o papel do desenvolvimento tecnológico no aumento do desempenho socioambiental dos biocombustíveis. O evento faz do ciclo organizado pelo Programa Temático Ambiental sobre Sustentabilidade, da Área de Ciências Ambientais do IEA.
O Escritório Regional da Academia Brasileira de Ciências em São Paulo será inaugurado no dia 8 de abril, às 13h30, com evento no Auditório Alberto Carvalho da Silva, no IEA.
Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes faz conferência sobre "A Pós-Graduação e sua Relação com a Tecnologia" no dia 28 de março, às 10h, dentro da programação do ciclo "Formação Universitária: como Preparar o Brasil para o Futuro?".
Os debatedores serão Evando Mirra de Paula e Silva, diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, e Edgard Pereira, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.