Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 2025, o ano das transformações do sistema internacional

2025, o ano das transformações do sistema internacional

por Lívia Uchoa - publicado 09/05/2025 17:05 - última modificação 09/05/2025 17:05

Encontro analisará as mudanças e seus impactos no Brasil

“O ano de 2025 tende a ser o ano de mais profundas transformações no sistema internacional, desde o fim da Guerra Fria e da dissolução da União Soviética (1989-1991).” A análise é dos organizadores do evento “Transformações do Sistema Internacional em 2025 e seu Impacto no Brasil”, que acontecerá no dia 22 de maio, das 14h às 17h, no Instituto de Estudos Avançados. É necessário realizar uma inscrição prévia. A transmissão ao vivo será disponibilizada no canal do YouTube do IEA.

“Poderá ser a maior mudança sistêmica desde 1945”, afirmam. Segundo eles, eventos como a pandemia de Covid-19, a guerra russo-ucraniana e a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos são produtos de mudanças cumulativas desde a crise financeira de 2008.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Economia Política Internacional, Variedades de Democracia e Descarbonização do IEA, o encontro reunirá especialistas da área de relações internacionais, como o embaixador e ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda, Rubens Ricupero, para analisar essas mudanças e seus impactos no âmbito nacional.

Para os organizadores, a vitória de Trump, nos Estados Unidos, “deu início a uma ofensiva radical do presidente, similar em termos de escala de transformações à de Franklin Roosevelt, em 1933”. “As políticas de Trump visam destruir a democracia liberal americana e o que resta da ordem internacional liberal, liderada pelos EUA desde 1945, ao mesmo tempo em que buscam conter a ascensão da China”, dizem.

Além de Ricupero, participarão do evento Eduardo Viola, vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Economia Política Internacional, Variedades de Democracia e Descarbonização e pesquisador colaborador do IEA; Feliciano Guimarães, diretor Acadêmico do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP) e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); e Guilherme Casarões, cientista político e professor de relações internacionais na Faculdade Getúlio Vargas (FGV). A mediação é de Lourdes Sola, coordenadora do grupo.



Transformações do Sistema Internacional em 2025 e seu impacto no Brasil

22 de maio, das 14h às 17h

Local: Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Transmissão ao vivo no canal do YouTube do IEA

Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia
Saiba mais