Cátedra aborda estratégias para melhoria de índices educacionais em encontros com profissionais da área
[Texto de Marília Rocha - Assessoria de Comunicação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira]
- O titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, durante evento em Sorocaba (Crédito: Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba)
Nas três ocasiões, Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra, apresentou uma conferência sobre os caminhos para a melhoria dos índices educacionais nas escolas, visando qualidade com equidade. Em sua fala, o pesquisador lembrou que em 2019, antes da pandemia, o Brasil já tinha grandes desafios para avançar na aprendizagem. Em 2023, a expectativa era de ter ocorrido uma recomposição dos indicadores em relação ao cenário de 2019, mas a maioria das redes apenas melhorou em relação a 2021, sequer voltando ao patamar pré-pandemia ainda.
“No curto prazo, precisamos trabalhar com as matrizes do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] para identificar os déficits de aprendizagens, promover aulas de reforço com foco nos conteúdos não absorvidos e, principalmente, fortalecer o trabalho dos professores, inclusive com parcerias e trocas entre pares”, defendeu Mozart. “No médio e longo prazo, temos que ter uma política de formação continuada docente que articule teoria e prática, conhecendo melhor as estratégias que aumentem o engajamento do aluno com sua aprendizagem”, reforçou, complementando também que a formação de lideranças escolares visando aumentar a qualidade da gestão escolar é o segundo fator mais importante para melhorar o desempenho dos estudantes.
Além da apresentação de Mozart, os encontros contaram também com falas de especialistas e do representante do Instituto Alicerce (organização sem fins lucrativos voltada à recuperação da aprendizagem), Antônio Neto, que já foi secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro. “Atualmente, o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] das redes não cresce por conta dos déficits de aprendizagem, os alunos seguem com lacunas muito profundas, e demandam estratégias diferentes. Para isso, é preciso saber ler os indicadores, entender quais são as diferentes lacunas de cada um, e fazer um planejamento individualizado de recomposição”, afirmou Antônio Neto.
Segundo ele, este é um dos grandes desafios da gestão da educação pública atualmente, pois é preciso ter condições para acompanhar o processo de aprendizagem do estudante a cada período, identificar se ele está conseguindo avançar e, se não conseguir, mudar a intervenção. “Cada turma, escola ou região tem um cenário de defasagem diferente, é algo complexo e por isso precisamos de outro modelo de acompanhamento e de um apoio qualificado às redes. Em geral, as escolas respondem a uma estrutura bastante burocratizada, na qual é difícil fazer inovações se isso não for estimulado pela secretaria.”
Encontros movimento educadores das regiões
Em Sorocaba, o encontro contou com a dirigente regional de ensino, Rossenilda Gomes, que destacou a importância da integração entre as ações das redes estaduais e municipais, visando a elevação da qualidade do ensino. “Nosso objetivo é fortalecer o regime de colaboração e construir políticas que impactem positivamente a vida de todos os estudantes”, ressaltou o secretário da Educação de Sorocaba, Clayton Lustosa.
Em Francisco Morato, profissionais da educação dos cinco municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju) estiveram no simpósio “Desafios da melhoria da aprendizagem escolar em tempos disruptivos”, para discutir as estratégias sobre como adaptar o sistema educacional às novas demandas da sociedade. Além de Mozart e Antônio Neto, o dirigente municipal de educação de Sud Menucci (SP) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em SP, Luiz Miguel Garcia, também destacou a necessidade de inovação e investimento em formação docente para enfrentar os desafios atuais.
Na ocasião, a dirigente regional de ensino, Sueli Rego, apresentou o painel sobre melhorias no Ideb. Também estiveram presentes o presidente do Cimbaju e prefeito de Francisco Morato, Ildo Gusmão, e a prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira.
Por fim, durante dois dias de evento a Undime Maranhão realizou seu 20° Fórum Ordinário com o tema “Recomposição de Aprendizagem e Políticas Públicas: Desafios e Estratégias para o Futuro da Educação”, em São Luís do Maranhão. O presidente nacional da Undime e secretário de Educação de Ibaretama (CE), Alessio Costa Lima, participou da mesa de abertura. A programação também abordou outros assuntos relacionados à gestão da educação pública, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a complementação VAAR [Valor Aluno Ano Resultado]; o novo Plano de Ações Articuladas (PAR); a recomposição de aprendizagem escolar e melhorias no Ideb, entre outros.