Programa oferece cursos gratuitos sobre desenvolvimento sustentável
Proposta é promover a municipalização do desenvolvimento sustentável
e oferecer capacitação a gestores públicos, lideranças locais e cidadãos
- São José do Rio Preto, núcleo da região do estado de São Paulo que será atendida prioritariamente pelos cursos do Programa CEURS-SP
O Programa CEURS-SP – Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para a Sustentabilidade, parceria do IEA com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para nove cursos da "Jornada do Conhecimento: Municipalização do Desenvolvimento Sustentável". O público-alvo prioritário são agentes municipais da região de São José do Rio Preto, SP, mas serão aceitas inscrições de interessados de qualquer localidade. O objetivo é propiciar aos participantes acesso a casos e práticas em soluções sustentáveis aplicáveis a seus municípios.
Todas as atividades são online e gratuitas, assíncronas e de curta duração. O foco é em temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Conheça os temas e as cargas horárias de cada uma:
- Municipalização da Agenda 2030 (10h) - Inscreva-se
- Ambientes de Inovação (5h) - Inscreva-se
- Resíduos Sólidos (5h) - Inscreva-se
- Economia Circular (5h) - Inscreva-se
- Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza (5h) - Inscreva-se
- Qualidade de Vida, Esporte e Lazer (5h) - Inscreva-se
- Saneamento Básico (5h) - Inscreva-se
- Saúde da Mulher (5h) - Inscreva-se
- Turismo Sustentável (5h) - Inscreva-se
Com certificação pela USP, os cursos podem ser iniciados logo após a inscrição. “Por serem totalmente online e autoinstrucionais, os participantes podem organizar seus próprios horários e concluir as atividades no ritmo que desejarem”, explica Debora Braga, professora da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e supervisora do curso Turismo Sustentável.
Financiado por emenda orçamentária destinada pelo deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), o Programa CEURS-SP é uma realização do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA em parceria com o Programa CEURS da UFSC, responsável pela coordenação técnica da iniciativa em nível nacional, que já capacitou mais de 1.300 agentes municipais de mais de 250 cidades brasileiras.
Foto: Paulo Junior Correia/Wikimedia