Intercontinental Academia seleciona pesquisadores para edição sobre relações humanas
A 5ª edição da Intercontinental Academia (ICA) está com inscrições abertas para pesquisadores que queiram estudar o tema "Pluralidades de Relações Ressonantes". Os selecionados irão explorar, de forma teórica e prática, como os indivíduos constroem relações significativas com pessoas, sociedades, objetos e conceitos. Veja detalhes aqui.
Baseado na teoria sociológica de Hartmut Rosa, o programa da ICA prevê dois encontros presenciais: de 29 de junho a 3 de julho de 2026 em Erfurt (Alemanha), e de 8 a 12 de março de 2027 em Belo Horizonte. Os institutos anfitriões são o Max-Weber-Kolleg da Universidade de Erfurt, referência em teoria crítica e engajamento global, e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais, que trará a perspectiva sociopolítica latino-americana.
Para se candidatar, é necessário ter doutorado obtido nos últimos 15 anos, fluência em inglês e vínculo institucional. Todas as áreas do conhecimento serão aceitas.
Por meio da Cátedra Olavo Setubal – Transversalidades: Arte, Cultura, Ciência e Educação, o IEA irá financiar a participação de um candidato vinculado à USP. Para esta seleção prévia, os interessados devem mandar email até 24 de agosto para Richard Meckien (rkmeckien@usp.br) com currículo e um resumo de seu interesse no tema, suas expectativas e uma apresentação do projeto, indicando como pretendem contribuir para a Intercontinental Academia. O selecionado nesta etapa deverá submeter sua proposta à organização geral da ICA.
Outros candidatos (vinculados à USP ou não) podem submeter suas propostas diretamente aos organizadores até 31 de agosto. Além do projeto e do currículo, é necessário enviar para mwk.bewerbungen@uni-erfurt.de uma carta de recomendação institucional que garanta apoio financeiro para os encontros.
A ICA é um projeto da rede Ubias, que reúne institutos de estudos avançados sediados em universidades de todo o mundo. Iniciada em 2015, tem por objetivo reunir jovens pesquisadores de diferentes países e áreas de estudo para abordarem um tema único.