Nota técnico-científica do Biota Síntese recebe o prêmio principal do projeto MapBiomas
A nota técnico-científica “Potencial do Serviço Ecossistêmico de Polinização no Estado de São Paulo”, produzida por pesquisadores do Biota Síntese (Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza), sediado no IEA, foi um dos dois resultados de pesquisa do Programa Biota-Fapesp premiados pelo projeto MapBiomas. A nota recebeu ficou em primeiro lugar na Categoria Geral, a principal do prêmio. Ela é a quinta nota da Série Biota Síntese, disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.
O MapBiomas é uma iniciativa do Observatório do Clima em parceria com uma rede de universidades, organizações não governamentais e empresas de tecnologia. O projeto destina-se a mapear anualmente a cobertura e uso do solo do Brasil e monitorar as mudanças do território. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e impulsionar projetos que, com o uso dos dados MapBiomas, trazem soluções inovadoras para a conservação, manejo sustentável e combate às mudanças climáticas. O outro trabalho ligado ao Programa Biota-Fapesp premiado foi a Plataforma de Áreas Restauráveis em Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, ferramenta elaborada por pesquisadores da UFSCar, que recebeu menção honrosa na Categoria Políticas Públicas.
A nota do Biota Síntese foi produzida por pesquisadores vinculados à USP, UFBA, UFSCar, Embrapa Meio Ambiente e Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Ela apresenta um modelo de provisão potencial de polinização considerando a localização de cultivos e áreas de vegetação nativa. O modelo é baseado na conexão entre oferta, fluxo e demanda, ou seja, respectivamente: a quantidade e diversidade de polinizadores ofertados por ambientes nativos; a movimentação desses polinizadores pela paisagem; e o número de flores nos campos de cultivo multiplicada pela carga de pólen necessária para polinizar completamente cada flor. Além disso, o modelo promove uma valoração do serviço de polinização no estado de São Paulo e propõe janelas de oportunidades nas políticas estaduais, isto é, programas que podem se valer do modelo apresentado para embasar suas políticas públicas.