Oficina discute políticas públicas de incentivo à educação para a nutrição
O Grupo de Estudos sobre Nutrição e Pobreza realiza nos dias 6 e 7 de novembro a oficina "Educação para a Nutrição e para o Combate à Pobreza", que visa contribuir para a elaboração, discussão e proposição de políticas públicas destinadas à promoção da alimentação saudável, boa nutrição e combate à pobreza.
O encontro é destinado a pesquisadores universitários, representantes de ONGs, gestores governamentais (dos níveis federal, estadual e municipal) e representantes da indústria alimentícia. As inscrições para a programação aberta (6 de novembro) devem ser feitas no site do IEA.
A oficina aprofundará o debate sobre as conclusões dos dois eventos anteriores realizados pelo grupo ("Simpósio Escola, Nutrição e Saúde. Desafios Contemporâneos", em 2003, e "Oficina de Diagnóstico e Soluções de Problemas Alimentares e Nutricionais no Brasil", em 2004). Neles, os temas analisados foram: a escola como promotora da alimentação saudável e boa nutrição (em todos os níveis e de variados modos, especialmente por meio de temas transversais, promoção do protagonismo juvenil, projetos de extensão universitária, entre outros); e como educar para a promoção de uma efetiva mudança de hábitos alimentares, saúde e qualidade de vida de forma a se obter o controle da desnutrição no país.
A oficina partirá de um exemplo concreto: o programa “Eu Aprendi, eu Ensinei”. Esse programa foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em ação conjunta com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) e Unifesp e visou a mudança de comportamento entre os jovens dentro do ambiente escolar. O projeto capacitou profissionais das escolas públicas estaduais de Minas Gerais e técnicos das Superintendências Regionais de Ensino. Os profissionais capacitados se tornaram multiplicadores e ao voltar para suas regiões envolveram a comunidade dentro e fora da escola para realização de atividades educativas e de promoção da saúde e da alimentação saudável.
Os desafios que a próxima oficina pretende discutir são: como envolver os professores e profissionais na promoção de alimentação saudável de forma efetiva para a obtenção de resultados mensuráveis na saúde das crianças e adolescentes; o papel da cantina escolar nos hábitos alimentares; a escola como um dos ambientes que pode promover a exclusão social; e que tipo de educação ajuda a combater a pobreza e promove a mudança de comportamento na nutrição das crianças.
O segundo dia da oficina terá a participação de 50 especialistas convidados, que formarão grupos para a discussão de vários temas, entre os quais: como multiplicar experiências positivas como a do programa "Eu Aprendi, Eu Ensinei"; como educar para a boa alimentação dentro da comunidade; como colocar nos programas escolares temas de alimentação e nutrição; como colocar no currículo das universidades temas sobre nutrição e promoção da saúde; como influenciar a indústria de alimentos; como educar para promover a inclusão social. A coordenação do segundo dia será de Luis Gaj, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.
A oficina deverá resultar em propostas para ministérios e secretarias estaduais e municipais, indústria alimentícia, fundações, organismos internacionais, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e outras instituições, artigos para publicação e em brochura contendo as conclusões do encontro.
LOCAL
A programação pública da oficina (6 de novembro) será no Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, Av. da Universidade, 220, Travessa 11, Cidade Universitária, São Paulo.
|
PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO DA
OFICINA "EDUCAÇÃO PARA A NUTRIÇÃO E PARA O COMBATE À POBREZA" 6 de novembro Auditório da Escola de Aplicação, Cidade Universitária, São Paulo |
||
|
HORÁRIO
|
TEMA
|
EXPOSITOR
|
|
9h-9h10
|
Abertura
|
João Steiner (diretor do IEA)
|
|
9h10-9h20
|
Introdução
|
Ana Lydia Sawaya (coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Pobreza)
|
|
9h20-10h30
|
Primeira Mesa-Redonda — Educação para a Nutrição e Saúde: Formando Protagonistas
Coordenadora: Sabrina Ionata Oliveira (Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) |
|
|
Síntese do Simpósio "Escola, Nutrição e Saúde. Desafios Contemporâneos"
|
Sandra Sawaya (Faculdade de Educação da USP)
|
|
|
Apresentação dos Resultados do Projeto "Eu Aprendi, Eu Ensinei"
|
Gisela Solymos (Unifesp e Cren)
|
|
|
Debate
|
||
|
10h30-10h40
|
Intervalo
|
|
|
10h45-12h
|
Segunda Mesa-Redonda: Educação da Pessoa
Coordenadora: Albaneide Maria Peixinho Campos (Coordenação Geral dos Programas de Alimentação Escolar — CGPAE) |
|
|
A Unidade da Pessoa
|
Miguel Mahfoud (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG)
|
|
|
A Educação da Pessoa Diante dos Desafios da Pós-Modernidade
|
Sílvia R. Rocha Brandão (Faculdade Santa Marcelina)
|
|
|
O Pensamento Tutelar Presente na Educação dos Grupos Populares no Brasil
|
Maria do Carmo Brant Carvalho (Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP)
|
|
|
Debate
|
||
|
12h-13h30
|
Intervalo
|
|
|
13h30-15h30
|
Terceira Mesa-Redonda: Da Persuasão da Pessoa à Manipulação do Consumidor: um Percurso Histórico |
|
|
Persuasão e Dinamismo Psíquico.
|
Marina Massimi (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP)
|
|
|
Consumo e Obediência: a Desarticulação da Liberdade
|
Dulce Critelli (PUC-SP)
|
|
|
A Desumanização do Comer
|
Dante Gallian (Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp)
|
|
|
Debate
|
||
|
15h30-15h45
|
Intervalo
|
|
|
15h45-18h
|
Quarta Mesa-Redonda: Educação para a Promoção da Boa Alimentação e para o Combate à Pobreza
Coordenador: a definir |
|
|
Análise Crítica dos Programas Atuais de Educação em Alimentação e Nutrição
|
José Eduardo Dutra de Oliveira (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
|
|
|
O Ambiente Escolar como Âmbito de Promoção da Saúde e Educação Nutricional
|
Semiramis Martins Álvares Domene (PUC-Campinas)
|
|
|
Novas Perspectivas em Educação Alimentar e Nutricional
|
Sabrina Ionata de Oliveira (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)
|
|
|
Que Tipo de Educação Combate a Pobreza?
|
Luis Gaj (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP)
|
|
|
Debate
|
||
|
18h-18h30
|
Conclusões dos Trabalhos — Apresentações dos Coordenadores das Mesas-Redondas
|
Coordenador: Luiz Gaj (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP)
|