USP e Google lançam cátedra para debater e promover pesquisa sobre IA responsável
A Universidade de São Paulo (USP) e o Google lançam no dia 2 de dezembro, às 13h30, a Cátedra IA Responsável, sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Na ocasião, o engenheiro e economista Carlos Américo Pacheco tomará posse como primeiro titular deste projeto pioneiro. A cerimônia será na Sala do Conselho Universitário da USP, com inscrição prévia.
A iniciativa nasce em um momento histórico, em que a inteligência artificial (IA) transforma rapidamente o mundo, moldando economias, políticas públicas, serviços essenciais e relações sociais. Diante deste cenário, a USP, principal universidade da América Latina, e o Google, uma das lideranças globais mais proeminentes em IA, uniram suas competências com o propósito de fomentar a pesquisa sobre o impacto e os riscos desta tecnologia, disseminar conhecimento sobre IA responsável, formar uma nova geração de profissionais com profundo entendimento sobre princípios éticos e contribuir no desenvolvimento de soluções pensadas especificamente para a realidade brasileira.
Segundo o sociólogo Glauco Arbix, coordenador acadêmico e idealizador da iniciativa, a Cátedra terá papel central no desenvolvimento de conhecimento aplicado, na construção de referências nacionais e políticas públicas. “A Cátedra IA Responsável será um laboratório de pesquisas e de debate sobre políticas públicas voltada para o entendimento de questões éticas, legais, econômicas e sociais colocadas pela IA e, assim, ajudar a desenvolver sistemas e aplicações confiáveis e voltadas para o bem comum”, afirma Arbix, que é pesquisador do IEA e professor titular da USP.
Para o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, a cátedra reforça o compromisso da empresa em dialogar com diversos setores da sociedade sobre os princípios de ética e desenvolvimento de IA responsável, incluindo o setor acadêmico, contribuindo para impulsionar a pesquisa científica e o debate público sobre o tema. “No Google, acreditamos que o caminho para uma IA responsável, guiada por princípios éticos e benéfica para todos, é construído em conjunto com toda a sociedade. Essa parceria estratégica e pioneira com a USP é um passo fundamental nessa jornada”, afirma ele. Em 2026, o Google vai inaugurar um novo Centro de Engenharia em São Paulo, sediado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vizinho e parte do ecossistema da USP, com foco em desenvolvimento de tecnologias de segurança digital e IA.
Para o titular da Cátedra, Carlos Américo Pacheco, a IA tem o potencial de trazer grandes benefícios para a sociedade, especialmente no aumento da produtividade e descobertas científicas, mas há também muita preocupação em como cuidar dos potenciais riscos que podem vir associados a ela. “A cátedra USP-Google é voltada a estudar como a IA deve evoluir de forma a contribuir para o bem-estar da humanidade e como evitar os riscos, por exemplo da segurança cibernética, dos impactos no mercado de trabalho e ou de vieses decorrentes de algoritmos mal desenhados ou sem supervisão humana. A questão é como fazer da IA uma tecnologia que contribua para a inovação e para a melhoria da vida dos brasileiros e do mundo em geral”, diz.
A Cátedra IA Responsável será um espaço permanente de debate, intercâmbio internacional e produção de pesquisas, com o oferecimento também de bolsas de estudos para estudantes de diversas áreas como Ciência da Computação, Engenharia, Direito, Sociologia, Filosofia e Artes e a promoção do debate público por meio de eventos e publicações conjuntas.
Lançamento da Cátedra IA Responsável e Posse de Carlos Américo Pacheco
Data: 2 de dezembro
Horário: 13h30
Local: Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, Butantã, São Paulo
Com inscrição prévia: iea.usp.br/eventos/lancamento-da-catedra-ia