Seminário tratará dos efeitos dos eventos climáticos extremos na vegetação urbana
Os impactos das mudanças climáticas sobre a vegetação das cidades – florestas periurbanas, fragmentos, parques e árvores viárias – serão discutidos no seminário “Verde Urbano e Clima", no dia 15 de maio, às 13h30.
Será o segundo encontro do ciclo “Ressignificando o Progresso: Reflexões a Partir das Mudanças Climáticas”, organizado pela Cátedra Clima & Sustentabilidade (parceria do IEA com a Reitoria da USP) em conjunto com o Grupo de Trabalho da COP30 da cidade de São Paulo [veja a programação].
O seminário integra a agenda de eventos da iniciativa municipal São Paulo pelo Clima e será realizado na Sala Alfredo Bosi, na sede do IEA (rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo). Para participar presencialmente é preciso efetuar inscrição prévia online. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IEA no YouTube (não requer inscrição).
Clima e cidades
O vice-diretor do IEA, Marcos Buckeridge, integrante do Conselho de Governança da cátedra e representante da academia no grupo de trabalho da prefeitura paulistana, comenta que o crescimento acelerado da urbanização mundial nas últimas décadas (no Brasil, 87% da população vive em áreas urbanas) torna os impactos das mudanças climáticas sobre o mundo urbano cada vez mais importantes.
“Até pouco tempo tínhamos a motivação de mitigar, ou seja, evitar emissões que possam aumentar a temperatura e eventos extremos. Em contraste, mais recentemente, nosso foco teve de se voltar com maior intensidade para os mecanismos de adaptação, uma vez que a mitigação está sendo bem mais lenta que previmos”, afirma Buckeridge.
Um dos principais impactos nas cidades é o de eventos extremos, com o aumento da temperatura e tempestades cada vez mais fortes, que causam prejuízos de diversos tipos devido às enchentes, deslizamentos de encostas e quedas de árvores.
O foco do seminário nas consequências dos eventos extremos sobre as árvores urbanas deve-se ao fato de elas serem elementos essenciais para a adaptação aos impactos das mudanças climáticas nas cidades.
Painéis
“Verde Urbano em Crise: Riscos e Desafios nas Cidades em Mudança” é o tema do primeiro painel do evento. Nele, pesquisadores e representantes do Executivo e do Legislativo da cidade de São Paulo discutirão o arranjo atual do verde urbano tanto como causa de problemas (quedas de árvores) quanto como provedores de serviços ambientais essenciais para o enfrentamento das mudanças do clima.
No segundo painel (“Verde Inteligente: Planejamento e Ação Climática nas Cidades”), serão apresentadas algumas soluções tecnológicas, de gestão e de políticas públicas para que os componentes do verde urbano possam ser usados a favor de uma ação conjunta da sociedade para colher os benefícios e enfrentar as alterações no clima de forma planejada, afirma Buckeridge.
Foto: Marcelo Nava/Flickr