Midiateca Qualidade da Democracia
O que os Brasileiros Pensam da Democracia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 15/05/2025 14:23O Brasil completa 40 anos de regime democrático, sua experiência mais duradoura nesse modelo. Apesar da maioria dos eleitores participar das eleições, escolhendo seus representantes periodicamente, há segmentos que defendem a volta do regime autoritário, como aconteceu no golpe de 2022, denunciado pela Procuradoria Geral da República. Este evento apresentou uma nova pesquisa do IPESPE, coordenada por Antônio Lavareda, que investiga tais questões, incluindo o papel das mídias sociais neste cenário e a relação entre os poderes. Os participantes discutiram as implicações dos resultados da pesquisa, inclusive para o que se designa como crise do regime.
Democracy in Latin America: Regression or Resilience?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 13:55Nos últimos anos, a consolidação democrática vivenciada pela América Latina no começo da primeira década dos anos 2000 começou a mostrar fissuras em meio aos desafios do populismo de esquerda e de direita. Segundo os organizadores deste evento, a crise política é hoje global e se interliga com desafios como a pandemia de Covid-19, a recessão econômica, as alterações climáticas e o papel cada vez mais preponderante de potências autocráticas como a China e a Rússia, que exercem pressões adicionais sobre os regimes democráticos. No seminário, especialistas discutem as tendências atuais de “regressão democrática” e de expansão das autocracias, além de tratar dos exemplos de resiliência e possibilidades de defesa da democracia na América Latina.
Shaping Nations and Markets: Identity Capital, Trade and the Populist Rage
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/10/2023 15:56Lançamento do livro e debate O que explica a ascensão populista em países que ganharam e perderam durante a globalização? Shaping Nations and Markets propõe que devemos olhar para a disputa de concepções distintas de nacionalidade e o papel de setores econômicos no chamado capital identitário. Ele corresponde ao peso de atores coletivos na formação da nação. As tensões surgem quando a redistribuição econômica empodera grupos que contestam a narrativa dominante da nacionalidade e, portanto, a distribuição de poder político nas democracias. O argumento é desenvolvido com base nos casos do Brasil, Índia e Estados Unidos no século XXI.
Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/09/2022 14:08O evento fez um balanço crítico do sistema político do Brasil, no ano em que se comemora o bicentenário da independência. Segundo José Álvaro Moisés, apesar de vivermos em um regime democrático relativamente consolidado, o sistema político está em crise, os cidadãos não se sentem representados, desconfiam dos políticos e de instituições como o parlamento e os partidos. O foco do seminário não foram governos específicos, mas as instituições, as regras e os mecanismos democráticos.
Os 200 Anos da Independência e o Sistema Político - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 28/09/2022 14:07O evento fez um balanço crítico do sistema político do Brasil, no ano em que se comemora o bicentenário da independência. Segundo José Álvaro Moisés, apesar de vivermos em um regime democrático relativamente consolidado, o sistema político está em crise, os cidadãos não se sentem representados, desconfiam dos políticos e de instituições como o parlamento e os partidos. O foco do seminário não foram governos específicos, mas as instituições, as regras e os mecanismos democráticos.
Estamos Entrando na Era das Autocracias?
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 15/09/2022 15:38Seminário avaliou as ondas de transformação política e as crises da democracia que, segundo os organizadores, podem resultar na emergência de regimes autocráticos. Baseados no "protagonismo de líderes que se apresentam como fonte do seu próprio poder", tais regimes e sua proliferação no Brasil e afora foram tema de debate.
Cultura Política, Valores Morais e Democracia no Brasil: Impactos da Pandemia do Coronavírus
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/03/2022 10:15Um dossiê lançado pela Revista da USP reuniu alguns dos principais pesquisadores em estudos da democracia no Brasil a fim de explorar os dados coletados nas duas primeiras ondas da pesquisa “Valores em Crise”, que foi aplicada no Brasil pelo Instituto Sivis em parceria com o Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia do IEA/USP.
Um Mestre da Moderna Sociologia Industrial e do Trabalho no Brasil - parte 2/2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/11/2021 22:19O encontro discutiu o legado de um dos principais responsáveis pela criação e consolidação da moderna sociologia industrial e do trabalho no Brasil: Leôncio Martins Rodrigues, que morreu em maio deste ano. Para além da sua contribuição à análise da formação da sociedade urbano-industrial, em décadas recentes voltou-se ao estudo das bases sociais dos partidos e das elites políticas brasileiras, mostrando o efeito de importantes transformações verificadas no país.
Um Mestre da Moderna Sociologia Industrial e do Trabalho no Brasil - parte 1/2
— por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/11/2021 22:13O encontro discutiu o legado de um dos principais responsáveis pela criação e consolidação da moderna sociologia industrial e do trabalho no Brasil: Leôncio Martins Rodrigues, que morreu em maio deste ano. Para além da sua contribuição à análise da formação da sociedade urbano-industrial, em décadas recentes voltou-se ao estudo das bases sociais dos partidos e das elites políticas brasileiras, mostrando o efeito de importantes transformações verificadas no país.
Homenagem ao Prof. Francisco Corrêa Weffort: Uma Vida em Defesa da Democracia - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2021 12:40Professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o cientista político Francisco Weffort, morto em 1º de setembro de 2021 aos 84 anos, foi o principal responsável pela reorganização da área de ciência política da USP após a aposentadoria forçada de professores pelo regime militar. Ele foi chefe do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi seu secretário-geral por vários anos e ao qual permaneceu filiado até 1994. Em 1995, após ter deixado o partido, assumiu o Ministério da Cultura no governo Fernando Henrique Cardoso, permanecendo nessa posição até 2002, tornando-se, assim, o mais longevo ministro da área no país. Sua cuja principal política pública no ministério foi a democratização do acesso dos brasileiros à cultura.
Homenagem ao Prof. Francisco Corrêa Weffort : Uma Vida em Defesa da Democracia - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2021 12:43Professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o cientista político Francisco Weffort, morto em 1º de setembro de 2021 aos 84 anos, foi o principal responsável pela reorganização da área de ciência política da USP após a aposentadoria forçada de professores pelo regime militar. Ele foi chefe do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi seu secretário-geral por vários anos e ao qual permaneceu filiado até 1994. Em 1995, após ter deixado o partido, assumiu o Ministério da Cultura no governo Fernando Henrique Cardoso, permanecendo nessa posição até 2002, tornando-se, assim, o mais longevo ministro da área no país. Sua cuja principal política pública no ministério foi a democratização do acesso dos brasileiros à cultura.
Valores em Crise no Contexto da Pandemia do Coronavírus
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/03/2021 10:51Este seminário apresentou os resultados da primeira de três fases da pesquisa conduzida pela World Values Survey Association sobre a percepção dos brasileiros nas três ondas da pandemia. A pesquisa busca avaliar como as mudanças afetaram valores morais e orientações sociais e políticas, inclusive no que se refere ao regime democrático.
Perspectivas em Face da Democracia em Crise
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 01/12/2020 10:21O seminário discutiu os aspectos da crise da democracia representativa, sentida no Brasil e nos demais países democráticos. Foram apresentados dados que mostram que a satisfação dos cidadãos com o regime é baixa. Algumas causas seriam o desencanto da política no cotidiano, as promessas eleitorais não cumpridas, o impacto da extensão da corrupção na política, a recessão econômica e a crise de segurança pública. Para os organizadores do evento, a preocupação é com uma potencial recessão da democracia, já identificada em estudos internacionais como tendência em outros países.
Analisando a Estrutura da Deliberação Pública: A Metodologia Q
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/11/2020 09:46Steven R. Brown, da Universidade Estadual de Kent, EUA, falou neste seminário sobre o Método Q. Sua exposição engloba uma introdução a William Stephenson e à história e princípios do Método Q, seguida por uma visão geral dos procedimentos associados à aplicação da metodologia Q e a apresentação de vários exemplos envolvendo ambas as análises extensas (Q sorts de muitas pessoas) e análises intensivas (estudos de caso único).
¿Fuga o Circulación de Cerebros? Tópicos y Tendencias Recientes Sobre las Redes de Diásporas de Personas con Estudios Avanzados
— por Aziz Salem — última modificação 25/11/2020 09:50La movilidad de personas con estudios avanzados se ha incrementado sustancialmente en años recientes. Al mismo tiempo diversos esfuerzos en países tradicionalmente “expulsores” de talento han buscado capitalizar la llamada “fuga” de cerebros mediante mecanismos para cultivar y fortalecer su vinculación e inclusive mediante incentivos para buscar su regreso. En esta sesión se discuten tendencias recientes y escenarios para la postpandemia.
Os Partidos Políticos e a Crise Global das Democracias
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2020 17:08A América Latina teve papel destacado no surgimento de democracias não liberais a partir dos anos 2000, com ataques às instituições e processos democráticos dos dois lados do espectro político. O tema foi discutido neste webinar, focando no papel dos partidos políticos e no impacto do seu desempenho para a qualidade da democracia, especialmente para a representação política dos cidadãos.
Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:39Autores do livro “Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos” se reuniram no IEA para tratar dos temas abordados na obra. O seminário teve como foco o que os pesquisadores veem como déficits e distorções da democracia, a partir da avaliação do desempenho dos parlamentares brasileiros e dos principais partidos políticos no período entre 1995 e 2010. Aspectos do combate à corrupção e da governança da área da cultura também foram abordados.
Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/11/2019 12:38Autores do livro “Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos” se reuniram no IEA para tratar dos temas abordados na obra. O seminário teve como foco o que os pesquisadores veem como déficits e distorções da democracia, a partir da avaliação do desempenho dos parlamentares brasileiros e dos principais partidos políticos no período entre 1995 e 2010. Aspectos do combate à corrupção e da governança da área da cultura também foram abordados.
Seminário Brasil e Turquia, a Qualidade da Democracia em Questão
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/10/2019 17:03Os riscos de eventual enfraquecimento da democracia e contestações às suas instituições elementares no Brasil e na Turquia forma o tema deste seminário, que teve como objetivo analisar as condições que aproximam ou afastam os dois países do quadro internacional de recessão da democracia liberal. Autores recentes que se debruçaram sobre o tema defendem que o colapso das democracias não depende necessariamente de uma ruptura violenta do processo político. Para os organizadores, pode haver uma estratégia de lenta escalada do autoritarismo, caracterizada pela violação das regras democráticas pelos presidentes legitimamente eleitos.
Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28No combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como a impunidade se relaciona com o perfil dos atores da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal, componentes do Sistema de Integridade brasileiro? E como o desenho institucional desse sistema, considerados os seus tempos e fluxos, influencia a prescrição e as diferentes dimensões da impunidade? Essas duas questões foram investigadas na pesquisa "Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição", que teve seus resultados apresentados neste seminário. O estudo foi feito em 2018 pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), atendendo a edital do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28No combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como a impunidade se relaciona com o perfil dos atores da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal, componentes do Sistema de Integridade brasileiro? E como o desenho institucional desse sistema, considerados os seus tempos e fluxos, influencia a prescrição e as diferentes dimensões da impunidade? Essas duas questões foram investigadas na pesquisa "Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição", que teve seus resultados apresentados neste seminário. O estudo foi feito em 2018 pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), atendendo a edital do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Crises da Democracia e Reforma da Política - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39Apesar do avanço da democracia em boa parte do mundo nas últimas décadas, por vezes, os processos de democratização enfrentaram recuos. As práticas políticas, procedimentos e instituições incorporam, em muitos casos, apenas parcialmente os ideais democráticos. Em muitos países, o Estado de direito, os direitos civis e políticos e os mecanismos institucionais de controle dos governos pelos cidadãos permanecem ineficazes ou subdesenvolvidos. Neste seminário, analistas políticos discutiram tais incertezas.
Crises da Democracia e Reforma da Política - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:51Apesar do avanço da democracia em boa parte do mundo nas últimas décadas, por vezes, os processos de democratização enfrentaram recuos. As práticas políticas, procedimentos e instituições incorporam, em muitos casos, apenas parcialmente os ideais democráticos. Em muitos países, o Estado de direito, os direitos civis e políticos e os mecanismos institucionais de controle dos governos pelos cidadãos permanecem ineficazes ou subdesenvolvidos. Neste seminário, analistas políticos discutiram tais incertezas.
Memória, Democracia e Resistência: Reflexões sobre o Nazifascismo na Alemanha
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42A experiência da ditadura e do nazifascismo na Alemanha é frequentemente usada como ponto de referência quando se discute a possibilidade de resistência sob regimes autoritários e totalitários e a importância da memória do mal para se criar uma cultura democrática. Serve também como pano de fundo ao analisar a ascensão de novas forças nacionalistas, populistas e autoritárias na Europa e além. Este evento reuniu pesquisadores de diferentes áreas para trazer diferentes perspectivas sobre as repercussões do regime nazista ontem e hoje.
Democracy Beyond Institutional Orders?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:41O desempenho institucional é um indicador importante da qualidade da democracia, mas o que acontece se as instituições, como parlamentos, governos, partidos políticos e até tribunais e burocracias efetivas já não são fundamentais para a forma como responsabilizamos as partes interessadas (stakeholders) ou esperamos formas transparentes e participativas de governança e resolução de problemas? Neste seminário, Anja Mihr compartilhou prós e contras sobre o tema e aspectos atuais das abordagens para a democracia multinível, multistakeholder, líquida e "além do institucionalismo" e as consequências que essas abordagens podem ter para a qualidade da democracia.
Democracias em Crise? Experiências Europeias e Latino-Americanas - Parte II
— por Fernanda Rezende — última modificação 18/09/2019 12:47Neste encontro, especialistas trataram dos desafios enfrentados pelas democracias, que potencialmente prejudicam a legitimidade das instituições democráticas e às vezes até ameaçam sua existência. Essas turbulências não apenas preocupam as democracias ainda em um processo de consolidação - muitas das quais repetidas vezes foram abaladas por ameaças golpistas, crises constitucionais, insatisfações públicas e protestos em massa -, mas também afetam as democracias que foram consideradas consolidadas.
Democracias em Crise? Experiências Europeias e Latino-Americanas - Parte I
— por Fernanda Rezende — última modificação 18/09/2019 12:46Neste encontro, especialistas trataram dos desafios enfrentados pelas democracias, que potencialmente prejudicam a legitimidade das instituições democráticas e às vezes até ameaçam sua existência. Essas turbulências não apenas preocupam as democracias ainda em um processo de consolidação - muitas das quais repetidas vezes foram abaladas por ameaças golpistas, crises constitucionais, insatisfações públicas e protestos em massa -, mas também afetam as democracias que foram consideradas consolidadas.
Relançamento do Site Qualidade da Democracia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:10Este debate acadêmico marcou o relançamento do site Qualidade da Democracia (qualidadedademocracia.com.br). Fora do ar desde os últimos meses de 2016 por razões técnicas, o site publicou durante cinco anos um conjunto de análises críticas da situação política brasileira e internacional. No encontro, os conferencistas avaliaram os 30 anos de democracia brasileira, levando em consideração o conceito de qualidade da democracia e sua aplicabilidade.
Programa de Metas: Balanço e Perspectivas - Parte 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 13:01Os resultados da adoção de Programa de Metas pela Prefeitura de São Paulo, obrigatoriedade estabelecida em 2008 por emenda à Lei Orgânica do Município, foram analisados neste seminário. O encontro discutiu também as perspectivas desse tipo de iniciativa no atual contexto político brasileiro, levando em consideração que tramita no Congresso Nacional projeto de emenda constitucional para tornar obrigatória a adoção de um programa de metas por todos os municípios, estados e União.
Programa de Metas: Balanço e Perspectivas - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 13:00Os resultados da adoção de Programa de Metas pela Prefeitura de São Paulo, obrigatoriedade estabelecida em 2008 por emenda à Lei Orgânica do Município, foram analisados neste seminário. O encontro discutiu também as perspectivas desse tipo de iniciativa no atual contexto político brasileiro, levando em consideração que tramita no Congresso Nacional projeto de emenda constitucional para tornar obrigatória a adoção de um programa de metas por todos os municípios, estados e União.
Há uma Recessão Democrática no Mundo?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 13:00Por mais que a democracia brasileira venha evoluindo e se desenvolvendo durante as últimas décadas, ainda estamos longe de um patamar ideal. Já tivemos boas conquistas e avanços, mas será necessário muito esforço para atingir a consolidação de diálogos frutíferos e equilibrados entre os nossos principais atores. Para obter esse amadurecimento, é necessário difundir conhecimento. Com esse objetivo, o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia organizou, na ocasião do lançamento da 2ª Coletânea da Democracia, uma conferência com Larry Diamond, pesquisador da Universidade de Stanford e autor de uma das obras da coleção.
Dilemas do Federalismo (Parte II)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:14Aspectos atuais do federalismo brasileiro e estrangeiro foram discutidos por um grupo de pesquisadores. Eles trataram das competências legislativas e de execução no federalismo, dos sistemas de controle interno, dos municípios e da atuação do Judiciário.
Dilemas do Federalismo (Parte I)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 21:14Aspectos atuais do federalismo brasileiro e estrangeiro foram discutidos por um grupo de pesquisadores. Eles trataram das competências legislativas e de execução no federalismo, dos sistemas de controle interno, dos municípios e da atuação do Judiciário.
O Impacto da Corrupção na Qualidade da Democracia
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 22:31A corrupção está no centro da crise política pela qual passa o Brasil, tendo se tornado pauta da mídia tradicional, das mídias sociais e da opinião pública nacionais e internacionais. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados e o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (NUPPs) e sua Biblioteca Internacional da Corrupção (Corrupteca) realizaram este seminário, no qual debatedores trataram de déficits, desafios e propostas da democracia brasileira diante da corrupção. Eles aprofundaram a análise das implicações da corrupção para a qualidade da democracia brasileira debatendo aspectos da transparência, responsabilização, participação popular, qualidade e relação das instituições democráticas e o papel das leis.
Quality of Democracy: Institutions, Agents and Public Policy - International Seminar (Part III)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:21Partindo de uma perspectiva proposta pela abordagem da qualidade da democracia - que coloca o foco da análise nas relações entre princípios democráticos, procedimentos institucionais, participação política e os resultados do funcionamento da democracia -, o seminário buscou discutir em perspectiva comparada o papel das questões relativas à responsividade (responsiveness) e à responsabilização (accountability) no desempenho dos regimes democráticos, principalmente, no que tange ao funcionamento das instituições do sistema judiciário e de segurança pública. O seminário trouxe um olhar interdisciplinar a partir da contribuição de investigadores vindos do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.
Quality of Democracy: Institutions, Agents and Public Policy - International Seminar (Part II)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:21Partindo de uma perspectiva proposta pela abordagem da qualidade da democracia - que coloca o foco da análise nas relações entre princípios democráticos, procedimentos institucionais, participação política e os resultados do funcionamento da democracia -, o seminário buscou discutir em perspectiva comparada o papel das questões relativas à responsividade (responsiveness) e à responsabilização (accountability) no desempenho dos regimes democráticos, principalmente, no que tange ao funcionamento das instituições do sistema judiciário e de segurança pública. O seminário trouxe um olhar interdisciplinar a partir da contribuição de investigadores vindos do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.
Quality of Democracy: Institutions, Agents and Public Policy - International Seminar (Part I)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 06:25Partindo de uma perspectiva proposta pela abordagem da qualidade da democracia - que coloca o foco da análise nas relações entre princípios democráticos, procedimentos institucionais, participação política e os resultados do funcionamento da democracia -, o seminário buscou discutir em perspectiva comparada o papel das questões relativas à responsividade (responsiveness) e à responsabilização (accountability) no desempenho dos regimes democráticos, principalmente, no que tange ao funcionamento das instituições do sistema judiciário e de segurança pública. O seminário trouxe um olhar interdisciplinar a partir da contribuição de investigadores vindos do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.
Transformações e Fragmentação das Estruturas da Mídia Tradicional
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:49A transição dos meios tradicionais para os meios digitais tem causado uma profunda fragmentação das plataformas estáveis de comunicação e mediação informativa. Essa fragmentação crescente pode fazer —e pode já estar acontecendo— com que essas estruturas tradicionais de organização jornalística se enfraqueçam, se dispersem, em prol de iniciativas dispersas como blogs, coletivos, núcleos e demais estruturas hoje conhecidas como “alternativas”? Que ambiente informativo teríamos nesse cenário totalmente fragmentado? Que impactos podem trazer para a mediação informativa e para o debate público? No que as sociedades democráticas podem se impactar com esse fenômeno? E o que pode acontecer com os modelos empresariais que sustentam o jornalismo profissional?
Dia Internacional da Democracia
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 23:16A atual experiência democrática brasileira está completando quase 30 anos, consolidando o período mais longevo de vigência desse regime no país desde a proclamação da República em 1889. A novidade dessa duração mais longa da democracia, em um contexto histórico e social usualmente considerado pouco propício ao seu enraizamento, reatualiza o debate sobre a natureza e as qualidades do processo de democratização vivido pelo país nas últimas décadas, abrindo assim novas perspectivas de conhecimento e de ação política.
Homenagem a Hermínio Martins
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 23:15O sociólogo português Hermínio Martins, que morreu no dia 19 de agosto de 2015 em Oxford, na Inglaterra, foi homenageado em seminário sobre seu legado e obra no dia 3 de setembro de 2015 na Sala de Eventos do IEA. A cerimônia no IEA foi conduzida por José Álvaro Moisés, professor de ciência política da USP, ex-aluno e colega de Martins durante período como professor visitante da Universidade de Oxford. Também participaram da homenagem a cientista social Maria Angela D’Incao, professora da Unesp que está escrevendo a biografia de Martins; Maria Antonieta Leopoldi, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Maria da Conceição Quinteiro, do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da USP. As três conviveram com o sociólogo enquanto realizavam seus doutorados ou pós-doutorados na Universidade de Oxford.
Lançamento do Livro "O Congresso Nacional, os Partidos Políticos e o Sistema de Integridade"
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:41O objetivo do evento foi apresentar e discutir os seis estudos publicados sobre o desempenho das instituições de representação e sua relação com a qualidade da democracia no Brasil.
Changing Global Environments
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:32Apresentação e análise sobre a terceira edição do Relatório Mundial sobre as Ciências Sociais que busca compreender as causas e consequências das mudanças ambientais globais.
Reflexões sobre a Crise da USP
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 07:31O evento buscou discutir os quatro meses de greve e sobre a necessidade de ampla reforma na estrutura da universidade, adequando-a a enfrentar as distorções existentes e permitindo, assim, o reequilíbrio de seu orçamento às reais necessidades.
Mudanças Globais e seu impacto na expansão da Democracia Mundial
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 06:32A temática desse encontro analisou de que maneira as mudanças globais impactam sobre o desenvolvimento da democracia no mundo.
Programa Qualidade da Democracia em Questão
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 06:29A terceira entrevista do Programa Qualidade da Democracia em Questão teve como convidado o sociólogo italiano Mino Vianello sobre as questões de gênero, poder e democracia. Vianello foi entrevistado pelos cientistas políticos José Álvaro Moisés e José Veríssimo Romão Neto.
Programa Qualidade da Democracia em Questão
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 06:29Entrevista com o cientista político Francisco Weffort co-fundador do site Qualidade da Democracia.
Partidos Políticos e o Dilema Representativo
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:42Partidos políticos e o dilema representativo foram os temas discutidos na conferência pela cientista política Rachel Meneghello, fruto de sua tese para concurso de professora titular na Universidade de Campinas.
Qualidade da Democracia no Sudeste Europeu
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:41A conferência Qualidade da Democracia no Sudeste Europeu tratou de analisar e debater os conceitos de legados autoritários, justiça de transição e política do passado como são hoje aplicados e analisar também as formas de justiça de transição que estavam presentes durante os processo de democratização no sudeste Europeu; comparando com algumas democracias da America Latina, entre elas o Brasil.
Programa Qualidade da Democracia em Questão
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:42Entrevista com o cientista político português António Costa Pinto sobre qualidade da democracia.
Qualidade da Democracia (Seminário)
— por Sandra Codo — última modificação 19/09/2019 08:25Seminário debatendo em torno do livro A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia, organizado pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia, do IEA.
Qualidade da Democracia: Conceito e Aplicação
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 20:52Mesa-redonda de lançamento do blog “Qualidade da Democracia” que pretende reunir reflexões, artigos de opinião, livros, entrevistas e resultados de pesquisa de autoria de acadêmicos, escritores, jornalistas, artistas e outros que se dediquem à questão da qualidade da democracia.
O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão - Parte 6
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:59Evento teve como objetivo estimular o debate sobre a produção legislativa brasileira e o estudo do comportamento parlamentar em relação às práticas políticas. Os trabalhos apresentados foram o resultado de pesquisa inédita realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, com apoio da Fundação Konrad Adenauer. Os temas apresentados nesta seção foram: Controle Legislativo e Accountability no Brasil: As Cpis no Contexto do Presidencialismo de Coalizão e Fragmentação de Interesses e Morosidade no Parlamento Brasileiro.
O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão - Parte 5
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:58Evento teve como objetivo estimular o debate sobre a produção legislativa brasileira e o estudo do comportamento parlamentar em relação às práticas políticas. Os trabalhos apresentados foram o resultado de pesquisa inédita realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, com apoio da Fundação Konrad Adenauer. Pesquisadores do Núcleo, envolvidos com a pesquisa, expuseram suas experiências que foram comentadas com acadêmicos convidados. Neste vídeo, os dois temas apresentados foram: "Nomeações Ministeriais e Importância Partidária na Democracia de 1946-1964: Análises Comparativas" e "O Congresso Nacional e a Política Externa (1999-2006)".
O Congresso Nacional no Contexto do Presidencialismo de Coalizão - Parte 4
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:57Evento teve como objetivo estimular o debate sobre a produção legislativa brasileira e o estudo do comportamento parlamentar em relação às práticas políticas. Os trabalhos apresentados foram o resultado de pesquisa inédita realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, com apoio da Fundação Konrad Adenauer. Pesquisadores do Núcleo, envolvidos com a pesquisa, expuseram suas experiências que foram comentadas com acadêmicos convidados. O tema dessa mesa foi "O Poder Ausente: O Congresso Nacional e Segurança Pública no Brasil".
Democracia e Confiança — Por Que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:35A conferência "Democracia e Confiança — Por Que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas?" baseou-se no livro homônimo organizado por José Álvaro Moisés tratando do fenômeno da desconfiança por parte dos cidadãos em relação às instituições democráticas. As consequências dessa desconfiança para a qualidade da democracia foram analisadas e discutidas na conferência.
Interação Democrática entre o Estado e a Sociedade Civil
— por Sandra Codo — última modificação 18/09/2019 19:32“Interação Democrática entre o Estado e a Sociedade Civil” foi o primeiro eixo temático do Ciclo de Debates do Plano Nacional de Direitos Humanos. O cientista político José Álvaro Moisés (FFLCH e NUPPs) analisou, em sua exposição, algumas temáticas contidas no plano procurando, primeiramente, definir sociedade civil na abordagem do pensador italiano Norberto Bobbio.