Pedro Mateo Bàez Kritski
Bacharel em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2016) e bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2023). Mestre em Filosofia pela UFPR, com bolsa CAPES, na área de Epistemologia e Filosofia da Ciência (2019). Atualmente é doutorando em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), com foco em Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência.
Integra, desde 2021, o Grupo de Trabalho em Filosofia da Técnica e da Tecnologia da ANPOF. Em 2024, atuou como professor auxiliar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ministrando disciplinas de Ética e Filosofia para cursos de graduação. Desde 2024, é membro do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Epistemologia-Histórica das Culturas Científicas da USP.
Em 2025, é bolsista da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP, no projeto “Governança de Agentes de IA”.
Seus interesses de pesquisa concentram-se em História e Filosofia da Ciência e da Técnica, Teoria da Informação, Cibernética, evolucionismo técnico, e nas relações entre tecnologia e política, com ênfase nas obras de Gilbert Simondon.
Bacharel em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2016) e bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2023). Mestre em Filosofia pela UFPR, com bolsa CAPES, na área de Epistemologia e Filosofia da Ciência (2019). Atualmente é doutorando em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), com foco em Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência.Integra, desde 2021, o Grupo de Trabalho em Filosofia da Técnica e da Tecnologia da ANPOF. Em 2024, atuou como professor auxiliar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ministrando disciplinas de Ética e Filosofia para cursos de graduação. Desde 2024, é membro do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Epistemologia-Histórica das Culturas Científicas da USP. Em 2025, é bolsista da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP, no projeto “Governança de Agentes de IA”. Seus interesses de pesquisa concentram-se em História e Filosofia da Ciência e da Técnica, Teoria da Informação, Cibernética, evolucionismo técnico, e nas relações entre tecnologia e política, com ênfase nas obras de Gilbert Simondon. |