Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 2° Workshop Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

2° Workshop Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

por Cláudia Regina - publicado 29/08/2018 16:25 - última modificação 23/10/2018 16:39

Detalhes do evento

Quando

de 24/09/2018 - 09:00
a 26/09/2018 - 18:15

Onde

Auditório e Sala Alfredo Bosi do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Entender a complexidade ambiental e outras dimensões dos sistemas ecológicos requer uma abordagem holística que só pode ser alcançada identificando, recuperando e sintetizando diversos dados de fontes distribuídas; colaborar com outros cientistas de uma ampla gama de disciplinas; e investigar muitos sistemas diferentes. Dada a crescente demanda por soluções economicamente e socialmente sustentáveis para problemas ambientais complexos e urgentes, os estudos multidisciplinares e transdisciplinares são essenciais e particularmente viáveis quando há uma riqueza de dados e informações científicas confiáveis. Nesse cenário, centros de análise e síntese aparecem como ferramentas eficazes e indispensáveis para aferir e integrar dados, muitas vezes trazendo novo valor ao conhecimento gerado regionalmente, facilitando assim o uso deste conhecimento para a elaboração de políticas públicas eficazes e geração de soluções.

Dentro deste contexto, o objetivo geral desta proposta é estruturar, no Brasil, o Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, focado na produção de sínteses científicas de alto impacto sobre questões relacionadas à biodiversidade e aserviços ecossistêmicos associados. Estão previstas três fases para a organização do Centro: implementação, estrutura simplificada e estrutura consolidada. As duas primeiras fases serão cobertas por esta proposta com oficinas para a comunidade científica e agências financiadoras, visitas a centros internacionais consolidados, estruturação da unidade de gestão do Centro e elaboração de subsídios para a primeira chamada pública para a síntese.

Objetivos do encontro:

  1. Refinamento da missão dos principais objetivos
  2. Definição das formas de apoio à transdisciplinaridade e a uma abordagem baseada em evidências
  3. Questões logísticas: definição dos principais tópicos da primeira chamada; estratégias de colaboração nacional e internacional; opções para atender às demandas de infraestrutura; governança (coordenadores externos, composição e papel dos Comitês, etc.)
  4. Diretrizes gerais de compartilhamento para dados e política de gerenciamento
  5. Estratégias de financiamento e potenciais parceiros

Inscrições

Evento apenas para convidados.

Programação

Dia 1 – 24 de setembro

Dia 2 – 25 de setembro

Dia 3 – 26 de setembro

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo