Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Universidade Diante do Espelho

A Universidade Diante do Espelho

por Rafael Borsanelli - publicado 21/09/2018 13:50 - última modificação 23/09/2019 13:01

Detalhes do evento

de 10/10/2018 - 14:00
a 10/10/2018 - 18:00

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A universidade, instituição milenar, está diante de desafios inéditos em virtude:

• Do acelerado avanço e bifurcação do conhecimento.
  • Das demandas (manifestas e latentes) da sociedade.
  • Da inserção (necessária, porém difícil) na política de estado.
  • Da universalização e da internacionalização.
  • Do multiculturalismo e da etnodiversidade.
  • Da sustentação da autonomia nacional.
  • Dos custos e da crise de identidade.
  • Da dificuldade de escolha entre vários modelos possíveis.

Neste início do século 21, as formas tradicionais de organização da universidade encontram-se esgotadas. Não há mais tempo para pensar e decidir; é preciso assumir riscos. Precisamos estar preparados para rápidas mudanças de rumo. É necessário questionar regras antigas e lutar por novos estatutos, mais flexíveis e adequados à dinâmica do nosso tempo. É necessário construir uma prancha adequada para ultrapassar (surfando) a onda de choque que nos engole. De qualquer forma, temos que estar preparados para cair e levantar, mergulhar e emergir.

A universidade precisa sair da frente do espelho e olhar para fora de si mesma. É com este objetivo que Luiz Bevilacqua, professor visitante do IEA-USP e coordenador do grupo de trabalho "A USP Diante dos Desafios do Século XXI" realiza o seminário de lançamento do relatório no qual são discutidos as transformações contemporâneas e os pontos críticos do ensino superior, assim como os desafios e as propostas para a USP.

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia (encerrada)

Grupo de Trabalho “A USP Diante dos Desafios do Século XXI”

Arlindo Philippi Jr, Caio Dantas, Elizabeth Balbachevsky, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Henrique von Dreifus, Luiz Bevilacqua (Coordenador), Naomar de Almeida Filho, Paulo Saldiva e Roseli de Deus Lopes.

Suporte organizacional: Marisa Macedo Gomes Alves

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo