Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Agenda 2023 - Um Diálogo sobre o Fortalecimento da CT&I no Brasil com Representantes de Candidaturas Presidenciais

Agenda 2023 - Um Diálogo sobre o Fortalecimento da CT&I no Brasil com Representantes de Candidaturas Presidenciais

por Cláudia Regina - publicado 19/08/2022 09:30 - última modificação 26/09/2022 08:50

Detalhes do evento

Quando

de 30/08/2022 - 10:00
a 30/08/2022 - 12:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

A política econômica tem efeito direto sobre as condições com as quais a política de CT&I será executada. A formulação da política de CT&I deve levar em consideração o comportamento e a trajetória das variáveis macroeconômicas, tais quais a taxa de juros, a taxa de câmbio, a expectativa de inflação e as condições fiscais do país. Adicionalmente, o presente momento é diferente dos predecessores, pois há um novo ciclo tecnológico que questiona a maneira como produzimos ciência, as práticas das empresas, suas estratégias e, sobretudo, como os países pensam o desenvolvimento. Países avançados e emergentes priorizam agendas para a construção de uma economia sustentável e se preparam para uma nova sociedade digital, com menos pobreza e desigualdade social, além de maior atenção ao bem-estar da população. Nesse contexto, o Brasil parece caminhar em sentido contrário, quando deveria saber como aproveitar as oportunidades.

Em meio à pandemia da COVID-19, a área de CT&I mostrou novamente o seu valor em todo o mundo. A grave crise sanitária recolocou no centro do debate a importância da continuidade dos investimentos em ciência, de uma base produtiva forte e do papel central do Estado na coordenação de agentes e recursos. Ficou ainda mais evidente, portanto, que um Estado que busca uma sociedade equânime, comprometida com os direitos sociais e a vida só é viável ao dispor de uma base científica, tecnológica e de inovação robusta e que lhe dê sustentação.

Desde 2018, os desafios enfrentados pela CT&I no Brasil se intensificaram não só pela pandemia de COVID-19, mas também pelo descaso e descrença governamental. A fim de entender o que pode e o que deve ser feito para contorná-los, o projeto “Agenda 2023: Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil” discutiu diagnósticos e propostas com especialistas de diferentes áreas ao longo do primeiro semestre de 2022. Em uma nova etapa, a iniciativa passa a dialogar com representantes de candidaturas políticas do campo democrático os caminhos a serem percorridos para o fortalecimento da área a partir de 2023. Neste primeiro encontro, discutiremos com representantes de campanhas presidenciais desafios ligados à economia, sustentabilidade e saúde. Receberemos Mariano Laplane, Nelson Marconi e Pedro Wongtschowski - representando, respectivamente, as candidaturas de Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet.

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia.

Não haverá certificação.

Programação

10h

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA/USP)

 

Convidados:

Mariano Laplane

Nelson Marconi

Pedro Wongtschowski

Moderação:

Rodrigo Brandão (OIC/IEA/USP)

Vítor Monteiro (OIC/IEA/USP)

Igor Bueno (OIC/IEA/USP)

Maria Carolina Foss (OIC/IEA/USP)

Carolina Mota Mourão (OIC)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo