Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Amazônia: Povos e Projetos

Amazônia: Povos e Projetos

por Rafael Borsanelli - publicado 07/08/2019 16:15 - última modificação 07/10/2019 15:51

Detalhes do evento

de 02/09/2019 - 09:00
a 02/09/2019 - 12:00

Auditório do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Amazônia foi foco de diversas análises no IEA-USP. Várias propostas estão consolidadas na revista Estudos Avançados, outras, resultaram da reunião de pesquisadores do IEA, como, por exemplo, o projeto Floram, que visava reflorestar parte do território brasileiro.

Novamente, o Instituto promoverá a discussão de alternativas para essa região sensível do território brasileiro, com a presença de pesquisadores de universidades da Amazônia. Os palestrantes integram o projeto “Estratégias de ordenamento territorial em comunidades de interesse socioambiental na Amazônia”, que vincula a Universidade Federal de Roraima, a Universidade Federal de Rondônia e a Universidade Federal do Ceará.

Após cumprir uma etapa da pesquisa (uma expedição de quinze dias para visitar 16 comunidades no baixo Rio Branco, na divisa entre Roraima e Amazonas), os expositores apresentarão suas impressões e resultados preliminares. Essas reflexões se embasam no fortalecimento dos modos de vida de populações originárias, de ribeirinhos, de quilombolas, entre outros agentes sociais. O evento irá mostrar que os serviços ecossistêmicos e ambientais que essa parte do território brasileiro oferece ao país e ao mundo só podem ser mantidos se associados à manutenção da diversidade social alocada nas terras amazônicas.

Também será exibido o documentário “Mulheres do Xingu”, no qual mulheres de 16 etnias, vendo o desmatamento avançar na Terra Indígena Xingu, começam a se organizar para defender a floresta. Elas relatam as principais ameaças no cenário político, falam da importância do território preservado, dos efeitos já sentidos das mudanças climáticas e do papel das mulheres. O curta-metragem resultou da cobertura jornalística do encontro, realizado no Parque Indígena do Xingu em março de 2019.

Coordenação

Wagner Costa Ribeiro (IEA, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental - USP, pesquisador do CNPq)

Evento público e gratuito  | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo