Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Base de Dados das Cartas Indipetae do Boston College

A Base de Dados das Cartas Indipetae do Boston College

por Cláudia Regina - publicado 18/11/2022 15:10 - última modificação 11/12/2023 16:51

Detalhes do evento

de 24/10/2023 - 14:00
a 24/10/2023 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

As indipetae eram cartas escritas pelos jesuítas ao seu Superior Geral, solicitando o ingresso nas missões extraeuropeias, geralmente chamadas de "Índias". Em latim, candidatar-se às Índias se indicava como: petere Indias; daí derivam as expressões indipetae (as cartas) e indipeti (os candidatos). Desde o fim do século XVI e após a supressão (1773) e a restauração (1814) da Companhia de Jesus, a tradição de escrever essas petições continuou.

Esses documentos, geralmente elaboradas por jovens jesuítas, continham narrativas acerca da história pessoal de cada um, aspetos da vida subjetiva, preocupações pragmáticas, noticias acerca do universo missionário da Ordem, relatos do caminho de formação espiritual em conformidade ao modelo dos Exercícios espirituais inacianos.

Assim, as indipetae representam um corpo documental único, de grande interesse para os estudos históricos em diferentes facetas, desde a dimensão autobiográfica, a história das missões, a história cultural e social etc, até a história das ciências.

Agora disponível como um recurso de acesso aberto e gratuito, o Banco de Dados Digital Indipetae do Institute for Advanced Jesuit Studies do Boston College (EUA) reúne as indipetae da Antiga e da Nova Sociedade. O banco de dados também hospeda digitalizações das cartas originais que estão armazenadas no Archivum Romanum Societatis Iesu em Roma e em outros arquivos jesuítas.

O professor Emanuele Colombo, responsável pelo Banco Digital, ilustrará a importância dessa documentação para a historiografia moderna; a organização do Digital Indipetae Database; e o modo de sua construção através da colaboração de um extenso team internacional que envolve instituições universitárias e escolares. O professor Francisco Malta Romeiras evidenciará o valor das cartas indipetae na perspectiva da historiografia das ciências.

Acompanhe o evento ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Exposição:

Emanuele Colombo (Universidade DePaul, Chicago, e Institute for Advanced Jesuit Studies do Boston College)

Francisco Malta Romeiras (CIUHCT, Ciências-ULisboa)

Debate:

Raquel Martins de Assis (UFMG e IEA/USP)

Eliane Deckman Fleck (UFPel e IEA-USP)

Moderação:

Marina Massimi (IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo