Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclos / Digitality and management: presence, time, and space in organizations

Digitality and management: presence, time, and space in organizations

por Rafael Borsanelli - publicado 27/04/2021 12:10 - última modificação 24/05/2021 09:29

A Cátedra “Digitality and management: presence, time, and space in organizations” é uma das propostas aprovadas em 2021 pelo Programa de Cátedras Franco-Brasileiras das Universidades do Estado de São Paulo, parceria entre USP, Unicamp, Unesp e o Consulado Geral da França em São Paulo.

A Cátedra discute a digitalização das organizações e da sociedade, incluindo os lados sombrios e inesperados desse processo de transformação social, como a proliferação de arranjos de trabalho precários, o aumento de monopólios em serviços digitais, e a plataformização de empresas. A transformação digital é um processo profundo na sociedade, indústrias desenvolvem plataformas com múltiplos provedores móveis que alimentam essas plataformas, como as chamadas empresas de gig-economy, proliferando a coleta e o processamento de dados com tecnologias de aprendizado de máquina ou blockchain. Tecnologias e novas formas de organização (altamente descentralizadas) estão na base dessa transformação.

Digitalização, transformação digital, plataformas digitais são frequentemente usadas como conceitos intercambiáveis ​​e relacionados à dataficação. Gestão, contabilidade, governança e outras áreas relacionadas precisam cada vez mais considerar essa transformação social para entender como as organizações operam, como o governo pode regular os mercados e as indústrias e, eventualmente, os efeitos colaterais dessa dataficação.

A Cátedra traz essas discussões, considerando os diversos efeitos colaterais na sociedade e como a transformação digital afeta a organização de empresas, governos e relações de trabalho.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e em fluxo contínuo. Os interessados deve efetuar inscrição pelo site Eventbrite. O ciclo será em inglês, sem tradução. Os participantes poderão fazer perguntas em português, inglês e francês.

Programação

Serão sete encontros de abril a outubro, com a participação, como catedrático, do professor François-Xavier de Vaujany, da Universidade Paris Dauphine-PSL, e do professor André Carlos Busanelli de Aquino, coordenador dos grupos Public Sector Accounting & Governance in Brazil (PSAGiB) e A Resiliência Financeiras das Cidades Contemporâneas do IEA.

Os webinars acontecerão na plataforma Zoom. Cada um terá uma lista de leituras recomendadas e será dividido em três partes: breve exposição inicial, divisão dos participantes em grupos de debates (break-up rooms no Zoom) e uma discussão plenária final.

Public Sector Accounting Governance in Brazil (PSAG)

Instituto de Estudos Avançados da USP

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP