Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Colóquio Relações Culturais e Literárias entre o Brasil e a França de meados do Século XIX até 1980

por Cláudia Regina - publicado 09/08/2016 16:55 - última modificação 16/01/2019 11:39

Detalhes do evento

de 03/10/2016 - 14:00
a 04/10/2016 - 18:00

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Vide programação

Homenagem aos Professores Leyla Perrone-Moisés e Pierre Rivas

Com uma história consolidada de pesquisa sobre as relações culturais e literárias entre Brasil e França, de meados do século XIX até mais ou menos os anos de 1980, o Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA , ao propor este colóquio, se destina aos estudiosos destas relações, sediados em diferentes espaços acadêmicos, dentro e fora da USP, no decorrer do qual serão reunidos, apresentados e lidos criticamente e à luz do olhar de hoje parte considerável da bibliografia sobre as relações culturais e literárias entre Brasil-França, construída pelos referidos pesquisadores. Este evento se justifica, pois, pelo balanço crítico que se fará de tal produção, mas também pela perspectiva de novas frentes de pesquisa neste campo.

Evento gratuito, aberto ao público, com inscrição

Obs.:

1) A Palestra da Profa. Monique Gosselin será proferida em francês e não haverá tradução simultânea.

2) As demais palestras serão proferidas em português.

03 de outubro

Conferências:

• 14h15 - Leyla Perrone-Moisés - Gilberto Freyre lido por Roland Barthes em 1953.
  • 15h30 - Pierre Rivas - l´Invention du Brésil. (Universidade Sorbonne, Paris X)

Comunicações sobre a produção dos homenageados

04 de outubro

• 14h - Monique Gosselin - Vous autres, Brésiliens, selon Bernanos. (Universidade Sorbonne, Paris X)