Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Consciência em Debate - Diálogos entre as Neurociências, Engenharias e Filosofia da Mente

por Cláudia Regina - publicado 07/11/2019 11:50 - última modificação 12/02/2020 16:32

Detalhes do evento

de 26/11/2019 - 13:00
a 26/11/2019 - 15:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Telefone do Contato

11 3091-1686/3091-1683

Adicionar evento ao calendário

A consciência vem desafiando cientistas de várias disciplinas, principalmente aquelas que se propõem a compreender o cérebro humano. Isso porque ainda não se tem certeza nem de onde se localiza, qual é sua origem ou como funciona a consciência.

Parece, no entanto, ser consenso que o cérebro está envolvido neste processo, por isso esta é uma questão fundamental para a compreensão dos processos cerebrais e suas implementações em sistemas artificiais. O que torna a análise desse conceito um lugar de encontro de diversas disciplinas.

Neste debate o conceito de Consciência será discutido a partir de três áreas principais: a Bioengenharia e Neurobiologia, a Filosofia da Mente e a Engenharia da Computação. O objetivo é encontrar os pontos de convergência e divergência destes conceitos elaborados a partir das três áreas citadas (possibilitando um diálogo entre elas), apresentar uma breve revisão do conceito (limitada às áreas específicas) e analisar de maneira comparativa os conceitos elaborados pelos profissionais ao longo do evento.

Temas e Palestrantes:

Bioengenharia e Neurobiologia Arturo Forner-Cordero (Poli e IEA/USP)

A Engenharia da Computação José Reinaldo Silva (Poli/USP)

A Filosofia da MenteOsvaldo Frota Pessoa Júnior (IF/USP)

Desenvolvimento da Ação Motora - Priscila Ferronato (Universidade Paulista-Campus Alphaville)

Mediadora:

Luciana Santos Barbosa

Evento público, gratuito e sem inscrição prévia.

Público online não há necessidade de se inscrever.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo