Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Covid-19 e a Crise Urbana

Covid-19 e a Crise Urbana

por Cláudia Regina - publicado 29/07/2020 15:30 - última modificação 31/07/2020 14:21

Detalhes do evento

Quando

de 10/09/2020 - 16:00
a 10/09/2020 - 18:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Capa do Livro - Covid-19 e a crise urbana Lançamento do Livro Covid-19 e a Crise Urbana

Realizado no “calor do momento” sobre um tema candente que nos aflige a todos, o livro traz um debate conceitual sobre a compreensão da cidade e do urbano em crise, no Brasil.

Neste debate de lançamento procura-se avançar sobre o trabalho de reflexão deixado no livro observando as relações entre a luta pelo direito à cidade, tão caro à obra de Henri Lefebvre, e o direito à vida, incontornável diante da regressão que os dias atuais nos impõe.

Ainda que a epidemia seja mundial, no caso brasileiro ela vem agravar uma crise urbana vivida em sua radicalidade: a concentração de renda que acompanha a história brasileira se vê agravada pelo modelo neoliberal de desenvolvimento  que tem rebatimento direto no modo como essa concentração hierarquiza a sociedade no espaço produzindo a cidade segregada (social e espacialmente), o que implicará no modo diferenciado como a pandemia vai se concretizar e evoluir atingindo diferencialmente a sociedade.

A pandemia se instaura num urbano em crise, de enfretamentos políticos cujas alianças se fazem contra o social. Á deriva, uma parcela da sociedade, presa nas periferias urbanas sem assistência e políticas de produção do espaço de uma vida digna, vai construindo estratégias próprias e solidárias de superar este momento. Esta aparece como a possibilidade de criar os laços que permitem construir um projeto de futuro em comum, lutando pelo direito à cidade e à vida,  recolocando a luta de classes num outro patamar: a solidariedade frente a barbárie.

 

Expositores

 

Mediadora

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia.

Público online não haverá certificação.

Programação

 

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br