Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Diversidade linguística: o que é, de onde vem e por que é importante?

Diversidade linguística: o que é, de onde vem e por que é importante?

por Sandra Sedini - publicado 26/10/2023 08:45 - última modificação 21/12/2023 16:08

Detalhes do evento

de 07/11/2023 - 15:00
a 07/11/2023 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Um número aproximado de 7.000 línguas são ainda hoje faladas no planeta, cada uma delas única, muito embora todas sejam manifestações de uma mesma faculdade cognitiva compartilhada pela espécie.

Quando olhamos para os padrões de distribuição das línguas humanas ao redor do planeta surgem, no entanto, grandes diferenças e assimetrias: algumas tem centenas de milhões de falantes, outras não mais do que 5 ou 6.

Em algumas regiões do mundo apenas uma ou duas famílias de línguas relacionadas são encontradas ao longo de grandes extensões territoriais, ao passo que outras regiões são densamente povoadas por dezenas de famílias linguísticas diferentes.

Em termos das suas estruturas gramaticais também encontramos padrões que  exigem explicação: alguns tipos de estruturas são recorrentes e historicamente estáveis; outras são raríssimas, encontradas em poucas línguas e sujeitas a modificação histórica constante.

Vamos explorar não apenas a natureza de toda essa diversidade, como também discutir o que a linguística, e outras ciências vizinhas revelam sobre a origem dessas assimetrias, que podem ser explicadas por processos históricos afetando a dinâmica de populações humanas.

Por fim, vamos abordar o tema da diversidade linguística em perigo: como e porque línguas se tornam ameaçadas de extinção, e porque esse patrimônio humano, parte de um fundo comum biocultural da espécie, pode e deve ser preservado.

Fernando O. de Carvalho é professor e pesquisador do Setor de Linguística do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ). Pós-Doutor em Linguística pelo Museu Nacional (MN/UFRJ), já foi pesquisador visitante do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva (MPI/EVA) em Leipzig, Alemanha, do Laboratório de Dinâmica da Linguagem (DDL) em Lyon, França, e atualmente é Fellow do grupo de pesquisas interdisciplinares 'Words, Bones, Genes and Tools' do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Tübingen, Alemanha.

Esta palestra integra o Ciclo de eventos 2023-2024 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do IEA, cujo tema é Ciência, Comunicação e Futuro.

Exposição:

Fernando O. de Carvalho (Museu Nacional-UFRJ)

Debatedora:

Suzana Herculano-Houzel (titular da Cátedra Otavio Frias Filho)

Comentaristas:

André Chaves de Melo Silva (coordenador acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)

Vinícius Mota (secretário de redação da Folha de S.Paulo)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação