Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Marina Abramovic: A Arte e a Vida por um Fio

Marina Abramovic: A Arte e a Vida por um Fio

por Sandra Sedini - publicado 20/08/2014 12:55 - última modificação 04/02/2016 11:38

Detalhes do evento

de 22/09/2014 - 15:00
a 22/09/2014 - 18:00

Onde

Instituto de Química - Prédio do "Queijinho" , sala A2 - Av Prof Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Participantes

Massimo Canevacci (IEA), Minom Pinho (Casa Redonda) e Renato Janine Ribeiro (IEA)

Adicionar evento ao calendário

Marina Abramovic: A arte e a vida por um fio será o segundo seminário do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política . A artista foi e ainda é pioneira na elaboração de uma arte na qual o público não é mais só simples espectador, mas um ativo co-criador da obra, uma obra-corpo que mistura tragédia política e explosão desejante, mito e história, violência sublimada e descoberta do Unheimlich no outro e em si mesmo. Na sua obra, a arte serve para questionar a vida e a vida, para questionar a arte – e a vida de que falamos está constantemente por um fio, está em risco de morte.

Neste encontro, Renato Janine Ribeiro,  e Massimo Canevacci, integrantes do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela debaterão as relações entre arte performativa, vida e morte; o futuro da política no contexto atual de profundas transformações nas relações pessoais; e o abandono do pensamento metafórico em favor da linguagem literal.

(*) Contamos ainda, com a participação de Minom Pinho, produtora do próximo documentário sobre Marina Abramovic, A Corrente

Evento gratuito, aberto ao público e sem inscrição.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo