Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Conferência Internacional Memória Comunicativa e Cultural

Conferência Internacional Memória Comunicativa e Cultural

por Leila Costa - publicado 23/04/2013 15:20 - última modificação 30/09/2015 13:44

Detalhes do evento

de 15/05/2013 - 19:00
a 15/05/2013 - 21:30

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Jan Assmann e Aleida Assmann (ambos da Universidade de Konstanz, Alemanha)

Adicionar evento ao calendário

A teoria da memória cultural afirma que, além da memória individual e social ou coletiva, há um terceiro formato de memória: a memória cultural. Enquanto os dois primeiros tipos de memória existem apenas de forma incorporada em pessoas vivas e em uma sociedade viva, a terceira forma existe também em uma forma incorpórea, simbólica, em textos, imagens, ritos, monumentos, paisagens urbanas, pratos típicos e outros "lieux de mémoire". Esta forma de memória está para ser distinguida do conhecimento objetivo pelo seu índice de identidade ou função autonoética e da memória individual e coletiva ou "comunicativa" pela sua extensão temporal, que, geralmente, abrange em torno de 3000 anos.

Evento em inglês com tradução simultânea.
Transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo.

Através do e-mail leila.costa@usp.br

IEA

19h15 "Communicative and Cultural Memory"
Expositor: Prof. Dr. Jan Assmann (Universidade de Constança)