Risk & Scientific Investigation at School
Detalhes do evento
Quando
a 29/11/2019 - 12:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
5o seminário do ciclo "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea"
Desde a publicação da obra "Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade” (1986), de Ulrich Beck, uma grande quantidade de trabalhos tem retomado as discussões e análises sobre como os conhecimentos científicos e tecnológicos determinaram a vida em sociedade e modificam as noções de segurança, confiança, perigo e risco.
As recentes evidências sobre as mudanças climáticas deram um contorno especial a este debate recolocando a questão do risco civilizatório na agenda atual, na qual o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Dentro deste cenário de conflitos, pelo menos uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
O ciclo de seminários terá com meta fornecer subsídios para esses debates e avançar na compreensão e superação de alguns desafios da educação científica na contemporaneidade.
Coordenação
Mauricio Pietrocola (FE e IEA - USP)
Público-alvo
Aberto a todo o público acadêmico interessado no assunto, em particular, alunos de graduação, e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de conhecimento.
Inscrições
Evento público e gratuito | Em inglês, sem tradução | Com inscrição
Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.
Capacidade do auditório: 80 lugares
Organização
Programação
9h30 |
Recepção e Abertura |
10h |
O projeto Parrise e a promoção do envolvimento cívico na pesquisa científica
Expositor: Ralph Levinson (Faculty of Education-University of London) Iniciativas da União Europeia em ciência, tecnologia e educação científica vêm reforçando o papel central de Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) como produtoras de pesquisas e bens socialmente desejáveis, eticamente aceitáveis e que promovem a sustentabilidade. O professor Ralph Levinson, do University College London, argumenta que a pesquisa em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) tende a se concentrar no consumismo em um contexto neoliberal, ocultando as injustiças da produção. Uma abordagem realista e crítica fornece justificativas fundamentais para uma interdisciplinaridade voltada à emancipação humana e à ação transformadora rumo à justiça social. Valendo-se da Aprendizagem Socio-Científica Baseada em Inquérito (SSIBL), o projeto Parrise (www.parrise.eu) permite que jovens se envolvam em ações cívicas através de inquérito para se engajarem em questões de interesse autenticamente social. |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo