Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Gestão de Projetos de Pesquisa

Gestão de Projetos de Pesquisa

por Sandra Sedini - publicado 12/07/2017 11:55 - última modificação 15/09/2017 14:31

Detalhes do evento

de 26/07/2017 - 08:30
a 26/07/2017 - 17:30

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em contexto de crise econômica e contingenciamento de verbas destinadas à produção científica, a boa gestão de recursos e de pessoas, assim como a otimização de gastos, acaba se constituindo em fatores estratégicos.

A ideia do encontro é discutir a possibilidade de replicar modelos já consagrados dentro da USP e em outras instituições estrangeiras para todas as escolas e institutos de pesquisas da Universidade.

Além da importância da gestão de projetos de pesquisa, outros dois temas serão discutidos no encontro: Gestão profissional de projetos de pesquisa e Cenário atual e estratégias de disseminação de boas práticas.

Sobre boas práticas científicas: é um conceito amplo e que diz respeito a normas e condutas que dão diretrizes éticas para pesquisadores envolvidos no processo da produção científica. Estão alicerçados em três pilares: educação – promoção de atividades de formação para pesquisadores em início de carreira; prevenção e orientação de problemas; e investigação e punição de suspeitas por falta de conduta ética na ciência, como plágio, falsificação de dados, manipulação de resultados, dentre outros.

Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 23 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares e o objetivo é mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade.

Coordenação

Milena Froes da Silva (EE USP), Debora Rejane Fior Chadi (PRP/IB USP) e Hamilton Varela (PRP/IQSC USP)

Organização

Milena Froes da Silva (EE USP), Debora Rejane Fior Chadi (PRP/IB/USP) e Hamilton Varela (PRP/IQSC USP)

Evento público e gratuito | INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 120 lugares

8h30 Credenciamento

José Eduardo Krieger (PRP USP)

Débora Rejane Fior Chadi (PRP e IB/USP)