Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Governança das Águas, Comunicação e Participação

Governança das Águas, Comunicação e Participação

por Sandra Sedini - publicado 15/08/2022 08:25 - última modificação 15/08/2022 08:22

Detalhes do evento

de 28/04/2022 - 09:00
a 28/04/2022 - 11:00

On-line

Nome do Contato

Simpósios USP Cidades Globais 2022 (1º encontro)

Neste simpósio, discutimos sobre governança hídrica e o papel das tecnologias de comunicação na criação de redes de participação cidadãs.  Foi mostrado como essas tecnologias podem atuar na ativação, circulação e armazenamento de memórias sociais, reduzindo o déficit de engajamento e participação social na gestão das águas.

Entre os principais conceitos abordados, estão os de “memórias de engajamento” e “hidrocidadania”, que exemplificam bem a necessidade de integração entre elementos sociais, culturais, ambientais e comunicacionais na facilitação e sucesso do planejamento colaborativo e tomada de decisão compartilhada. Nas palavras do Prof. Dr. Danilo Rothberg, palestrante e debatedor no simpósio: “a mídia e a cultura desempenham um papel crucial na produção da hidrocidadania”.

Além das questões conceituais, também foram apresentadas pesquisas empíricas sobre a temática, a exemplo do Projeto Memória das Águas (http://www.faac.unesp.br/altotiete/), que aborda “Histórias da governança hídrica do comitê de bacia hidrográfica do alto tietê em São Paulo”.

Minicurrículo do Prof. Dr. Danilo Rothberg:

Livre-docente em Sociologia da Comunicação. Bacharel em Comunicação, Mestre em Comunicação e Doutor em Sociologia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (Faac) da UNESP. Pós-doutorado pela Open University, Reino Unido (Visiting Research Fellow, 2006-2007) e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde foi bolsista Prodoc/CAPES (2008-2009) no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Pesquisador visitante em University of Warwick, King's College London, Open University (Reino Unido) e Université de Lorraine (França).

Link do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1ApU2cyJHzISUtzBkLy6yVQs-85LaunvQ

Organização:

Dayana K. Melo da Silva (USP CG-IEA-USP)