Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Produção do Conhecimento Científico em Mudança e Adaptação Climática pela USP: Revisão Sistemática e Estudos de Caso

por Sandra Sedini - publicado 17/02/2023 12:30 - última modificação 03/03/2023 08:32

Detalhes do evento

de 23/02/2023 - 09:00
a 23/02/2023 - 12:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Simpósios USP Cidades Globais 2023 (1º encontro)

O simpósio, realizado em formato híbrido, pretende caracterizar o estado da arte na produção do conhecimento sobre mudança e adaptação climática pela USP, apresentando resultados de uma pesquisa de pós-doutorado na qual foi realizada revisão sistemática e bibliográfica, identificando as principais características dessa produção: principais pontos abordados, tendências e lacunas.

Essa apresentação será seguida de estudos de caso aplicados nas áreas de saneamento, tecnologias ambientais, energia e resíduos.

Espera-se que o simpósio possa contribuir para uma reflexão acerca da produção do conhecimento em mudanças climáticas pela Universidade de São Paulo e suscitar uma discussão sobre suas características.

Coordenação e Organização do simpósio: Gpes 5
Pesquisadora responsável:
Debora Sotto
Supervisor:
Arlindo Philippi Jr.

10h10 às  10h50

Julio Barboza Chiquetto (presencial)

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Docente da FLACSO Brasil e do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Tem pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP, Programa USP Cidades Globais. Doutor em Geografia
Física pela USP. Colaborações de pesquisa e ensino com a Universidade de Chiapas, México, a Universidade Americana do Mediterrâneo e a Universidade de Münster, Alemanha. Suas principais áreas de interesse são poluição do ar, mobilidade urbana e mudanças climáticas

.10h50 às 11h10

Marcelo Antunes Nolasco (remoto)

Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP) nos Programas de Pós-graduação em Sustentabilidade (EACH/USP), Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (FSP/USP) e na Graduação em Gestão Ambiental (EACH/USP). Livre-Docente pela USP na área de saneamento e sustentabilidade. Pós-Doutorado na University of California - Berkeley, EUA. Atua nos seguintes temas: Inovação em sistemas de tratamento de águas, conversão de resíduos em energia e/ou biofertilizantes; Bioprocessos e bioletroquímica; Saneamento Sustentável; Recursos hídricos, Saneamento Ambiental; Biotecnologia ambiental; Micropoluentes em águas; Infraestrutura natural e mudanças climáticas, cidades sustentáveis e resilientes.

Fechamento