Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Os Desafios da Autonomia Universitária

Os Desafios da Autonomia Universitária

por Rafael Borsanelli - publicado 20/07/2018 18:55 - última modificação 21/08/2018 16:58

Detalhes do evento

Quando

de 06/08/2018 - 14:30
a 06/08/2018 - 17:00

Onde

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

(11) 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Definir um modelo organizacional adequado para enfrentar os desafios do século XXI tem sido uma preocupação crescente dentro da universidade pública paulista. Para isso, é preciso também fazer uma reflexão sobre o Decreto 29.598, que implementou a autonomia da instituição em 1989, e o contexto em que ele entrou em vigor.

Uma questão recorrente em manifestações de alguns estudiosos e de integrantes do meio empresarial e da sociedade civil, repercutidas na imprensa, é o suposto confronto entre uma burocracia acadêmica pública e suas pautas corporativas, que mantêm as universidades de pesquisa brasileiras ancoradas a padrões "estatais", e os modelos mais flexíveis vigentes em congêneres internacionais de destaque, algumas das quais são privadas. O exercício pleno das possibilidades da autonomia universitária poderia ajudar a construir uma resposta mais competente a essa questão, que seja adequada ao nosso contexto?

Recentemente, o crescimento das despesas exigiu que a Universidade criasse uma agenda de reformas para garantir sua autonomia. Embora a Universidade tenha considerado quase sempre o aspecto financeiro do decreto de 1989, ele pode ser, ainda, uma referência para que a instituição modifique sua gestão.

O tema a ser apresentado no seminário é desenvolvido em profundidade no livro "Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP", de Paulo Muzy e José Drugowich, lançado em junho de 2018. Nele, são tratados tópicos como gratuidade, processo de nomeação de dirigentes, flexibilidade dos contratos de trabalho, avaliação, representação externa e prestação de contas.

Expositores

José Roberto Drugowich de Felicio (FFLCRP)

Paulo de Tarso Artencio Muzy (ex-Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e ex-Presidente do Cepam)

Comentaristas

André Fleury (EP)

Carlos Henrique de Brito Cruz (Fapesp e Unicamp)

Guilherme Ary Plonski (EP, FEA e IEA - USP)

Marcelo Knobel (Unicamp)

Coordenação

Elizabeth Balbachevsky (FFLCH e NUPPs - USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Organização

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs)

Instituto de Estudos Avançados

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo