Materiais Poliméricos Derivados de Fontes Renováveis
Detalhes do evento
Quando
a 27/10/2016 - 18:30
Onde
Nome do Contato
O desenvolvimento de novos polímeros derivados de fontes renováveis tem assumido posição de destaque recentemente, tanto em função de razões ambientais como por não empregar matérias-primas de origem fóssil. Além disso, esses polímeros oferecem a possibilidade de desenvolvimento de produtos inovadores.
Estes materiais estão integrados ao contexto de biorrefinaria, que consiste na exploração dos recursos naturais para produção integrada de energia, combustíveis e insumos químicos e materiais. Nesse contexto, o Brasil já se configura como líder, principalmente em função do seu programa de biocombustíveis, mas também pela sua importância na produção de produtos de origem na biomassa como celulose, amido e óleos vegetais, entre outros.
A grande vantagem da utilização da biomassa é a possibilidade de empregá-la na produção de materiais idênticos aos obtidos de fontes fósseis e também de novos materiais. Entretanto, devido ao fato dos compostos de partida serem distintos daqueles derivados de fontes fósseis, os processos geralmente envolvem novas rotas e demandam constante aprimoramento científico e tecnológico, fundamental para que os produtos da biomassa sejam de fato competitivos.
O propósito desse strategic workshop é reunir pesquisadores acadêmicos e industriais que estão envolvidos em atividades de pesquisa aplicada e tecnológica para o desenvolvimento de novos materiais macromoleculares obtidos a partir de recursos renováveis. Pretende-se estabelecer um quadro da importância destas atividades e traçar um cenário das perspectivas desse setor levando em conta as exigências do mercado local e as tendências mundiais. Adicionalmente, pretende-se fortalecer os vínculos entre os pesquisadores presentes, aproximando os setores acadêmico e industrial, o que é de suma importância para que esta estratégia se torne de fato uma realidade.
A série de eventos Strategic Workshops da Pró-Reitoria de Pesquisa, busca articular os pesquisadores em torno de temas transdisciplinares, que contemplem a USP como um todo. O objetivo tem sido organizar a pesquisa na universidade priorizando temas em que temos excelência ou que tenham grande potencial, mas que precisem de melhor articulação.
Inscrições
Evento aberto ao público, gratuito e com inscrição via formulário
Capacidade da sala: 130 lugares
Organização
Apoio
Programação
9h |
Abertura |
10h |
Bloco 1- Cenário Atual Mediador: Talita Martins Lacerda (EEL-USP) Alessandro Gandini (EESC/USP & Instituto Politécnico de Grenoble) Antônio Aprígio da Silva Curvelo (IQSC/USP) Marisa Masumi Beppu (UNICAMP) |
12h |
Intervalo |
14h |
Bloco 2 - Biorrefinaria Mediador: Eliane Trovatti (UNIARA) Julio César dos Santos (EEL/USP) Maria Teresa Borges Pimenta Barbosa (CTBE) Dr. Antonio Bonomi, coordenador da Divisão de Avaliação Integrada de Biorrefinarias do CTBE |
15h40 |
Bloco 3 – Aplicações Tecnológicas Mediadores: Antonio J. F. Carvalho (EESC/USP) e Rosa Simencio Otero (EESC/USP) Marcos Fernandez (Cargill) Elaine Cristina Ramires (Fibria) Mateus Schreiner Garcez Lopes (Braskem) |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo